Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_08ALG01)
Ferramentas sugerida
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações
- Optativas: Calculadora, cronômetro.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, lembre das fórmulas matemáticas como uma relação de dependência entre variáveis. Dê o exemplo das diagonais:
- Peça que reparem que o número de diagonais DEPENDE do número de lados. E o número de lados é uma escolha de que desenha o polígono, ou seja, é INDEPENDENTE.
Atividade principal
- Determine que realizem uma pesquisa sobre relações de dependência que ocorrem no cotidiano ou nas ciências, indicando a maneira que essas relações são apresentadas;
- Essa pesquisa deve gerar um parágrafo descritivo sobre o fenômeno (cotidiano ou científico) observado indicando todas as informações sobre as relações de dependência, ou seja, que variável (grandeza) depende da outra e de que forma.
Painel de soluções
- Espera-se que apareçam fórmulas e gráficos e, talvez, algumas informações sobre nomes matemáticos como domínio e imagem.
Discussão das soluções- Na discussão das soluções, peça que alguns leiam seus parágrafos e relatem suas “fórmulas”.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que, em matemática, há várias maneiras de relatar uma relação de dependência e que, nem sempre, é possível ou preciso usar fórmulas como, por exemplo situações como:
- Faça-os ver que é uma relação de dependência, mas não envolve uma fórmula. Contudo, devemos entender quem a variável dependente (y) ou independente (x).
Raio X
- Determine que criem uma fórmula (lei de formação) para a seguinte situação:“Lais quer juntar dinheiro e todo mês ela decidiu guardar 220 reais por mês.”E destaque quem é a variável dependente e a independente.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas pesquisas sobre as relações de dependência cotidianas.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_08ALG01
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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