Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Em seguida, proponha que alguns alunos apresentem suas respostas.
Propósito: Estimular ao aluno a utilizar a proporcionalidade
Discuta com a turma:
- É possível estabelecer outras relações diferente da apresentada?
- É possível escrever a relação apresentada em uma fórmula?
- Estabelecida a relação, é possível indicar quantos quadrados terá a figura de número 13?
Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema presente no slide 4. Em seguida, discuta com a turma, relembrando o conceito de proporcionalidade e aproveitando para introduzir o conceito de dependência de variáveis.
Após isto, passe para o slide 5 e peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as informações da tabela apresentada no slide 4. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Desenvolver o conceito de dependência entre variáveis utilizando a proporcionalidade
Discuta com a turma:
- Todos perceberam a relação de dependência?
- O espaçamento dos dados foi um fator que dificultou que vocês percebessem esta proporcionalidade e relação dos valores?
- Como podemos interpretar a relação de dependência das variáveis?
- É possível observar proporcionalidade inversa em outros exemplos?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema presente no slide 4. Em seguida, discuta com a turma, relembrando o conceito de proporcionalidade e aproveitando para introduzir o conceito de dependência de variáveis.
Após isto, passe para o slide 5 e peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as informações da tabela apresentada no slide 4. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Desenvolver o conceito de dependência entre variáveis utilizando a proporcionalidade
Discuta com a turma:
- Todos perceberam a relação de dependência?
- O espaçamento dos dados foi um fator que dificultou que vocês percebessem esta proporcionalidade e relação dos valores?
- Como podemos interpretar a relação de dependência das variáveis?
- É possível observar proporcionalidade inversa em outros exemplos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7)
Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a estratégia de somar as parcelas e questione se algum aluno fez de forma similar.
Comente com a turma que é possível também simplificar o processo do slide 6 apenas multiplicando a quantidade total de tempo pela quantidade de bombons produzidos em um minuto. Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as resoluções no caso de ser explorado uma quantidade de tempo maior. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e compartilhe com os colegas. Por fim, reforce o conceito de dependência entre as variáveis explorado no problema.
Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre variáveis.
Discuta com a turma:
- Existe outra estratégia que possa ser utilizada?
- É possível perceber que a cada minuto acrescentado, a quantidade de bombons produzidos aumenta proporcionalmente?
- Na relação entre as variáveis, é possível perceber que uma variável é dada em função da outra?
- É possível estabelecer alguma relação matemática?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7)
Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a estratégia de somar as parcelas e questione se algum aluno fez de forma similar.
Comente com a turma que é possível também simplificar o processo do slide 6 apenas multiplicando a quantidade total de tempo pela quantidade de bombons produzidos em um minuto. Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as resoluções no caso de ser explorado uma quantidade de tempo maior. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e compartilhe com os colegas. Por fim, reforce o conceito de dependência entre as variáveis explorado no problema.
Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre variáveis.
Discuta com a turma:
- Existe outra estratégia que possa ser utilizada?
- É possível perceber que a cada minuto acrescentado, a quantidade de bombons produzidos aumenta proporcionalmente?
- Na relação entre as variáveis, é possível perceber que uma variável é dada em função da outra?
- É possível estabelecer alguma relação matemática?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o conceito para a turma.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que você entende pela palavra dependência?
- O que é algo independente?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a dependência de variáveis.
Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Quais são as influências que uma variável pode ter em outra? Utilize exemplos.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos, solicite que eles compartilhem suas respostas com a turma.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.
Discuta com a turma:
- É possível verificar a relação de dependência na correspondência de duas variáveis?
- Ao analisar a relação de dependência, podemos facilmente verificar qual é a variável dependente e a independente? Discuta com a turma de que maneira isso pode ser feito.
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução da atividade raio x
Resolução das atividades complementares