10429
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Relacionando duas grandezas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Dependência entre duas variáveis.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Compreender a função como uma relação de dependência.

Conceito-chave

Dependência entre duas variáveis.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Identificar a variação de grandezas diretamente proporcionais e resolver situações-problemas que envolvam proporcionalidade direta usando diferentes estratégias.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Em seguida, proponha que alguns alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Estimular ao aluno a utilizar a proporcionalidade

Discuta com a turma:

  • É possível estabelecer outras relações diferente da apresentada?
  • É possível escrever a relação apresentada em uma fórmula?
  • Estabelecida a relação, é possível indicar quantos quadrados terá a figura de número 13?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema presente no slide 4. Em seguida, discuta com a turma, relembrando o conceito de proporcionalidade e aproveitando para introduzir o conceito de dependência de variáveis.

Após isto, passe para o slide 5 e peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as informações da tabela apresentada no slide 4. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Desenvolver o conceito de dependência entre variáveis utilizando a proporcionalidade

Discuta com a turma:

  • Todos perceberam a relação de dependência?
  • O espaçamento dos dados foi um fator que dificultou que vocês percebessem esta proporcionalidade e relação dos valores?
  • Como podemos interpretar a relação de dependência das variáveis?
  • É possível observar proporcionalidade inversa em outros exemplos?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema presente no slide 4. Em seguida, discuta com a turma, relembrando o conceito de proporcionalidade e aproveitando para introduzir o conceito de dependência de variáveis.

Após isto, passe para o slide 5 e peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as informações da tabela apresentada no slide 4. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Desenvolver o conceito de dependência entre variáveis utilizando a proporcionalidade

Discuta com a turma:

  • Todos perceberam a relação de dependência?
  • O espaçamento dos dados foi um fator que dificultou que vocês percebessem esta proporcionalidade e relação dos valores?
  • Como podemos interpretar a relação de dependência das variáveis?
  • É possível observar proporcionalidade inversa em outros exemplos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7)

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a estratégia de somar as parcelas e questione se algum aluno fez de forma similar.

Comente com a turma que é possível também simplificar o processo do slide 6 apenas multiplicando a quantidade total de tempo pela quantidade de bombons produzidos em um minuto. Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as resoluções no caso de ser explorado uma quantidade de tempo maior. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e compartilhe com os colegas. Por fim, reforce o conceito de dependência entre as variáveis explorado no problema.

Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre variáveis.

Discuta com a turma:

  • Existe outra estratégia que possa ser utilizada?
  • É possível perceber que a cada minuto acrescentado, a quantidade de bombons produzidos aumenta proporcionalmente?
  • Na relação entre as variáveis, é possível perceber que uma variável é dada em função da outra?
  • É possível estabelecer alguma relação matemática?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7)

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a estratégia de somar as parcelas e questione se algum aluno fez de forma similar.

Comente com a turma que é possível também simplificar o processo do slide 6 apenas multiplicando a quantidade total de tempo pela quantidade de bombons produzidos em um minuto. Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as resoluções no caso de ser explorado uma quantidade de tempo maior. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e compartilhe com os colegas. Por fim, reforce o conceito de dependência entre as variáveis explorado no problema.

Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre variáveis.

Discuta com a turma:

  • Existe outra estratégia que possa ser utilizada?
  • É possível perceber que a cada minuto acrescentado, a quantidade de bombons produzidos aumenta proporcionalmente?
  • Na relação entre as variáveis, é possível perceber que uma variável é dada em função da outra?
  • É possível estabelecer alguma relação matemática?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o conceito para a turma.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que você entende pela palavra dependência?
  • O que é algo independente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a dependência de variáveis.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as influências que uma variável pode ter em outra? Utilize exemplos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos, solicite que eles compartilhem suas respostas com a turma.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Discuta com a turma:

  • É possível verificar a relação de dependência na correspondência de duas variáveis?
  • Ao analisar a relação de dependência, podemos facilmente verificar qual é a variável dependente e a independente? Discuta com a turma de que maneira isso pode ser feito.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução da atividade raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Compreender a função como uma relação de dependência.

Conceito-chave

Dependência entre duas variáveis.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Identificar a variação de grandezas diretamente proporcionais e resolver situações-problemas que envolvam proporcionalidade direta usando diferentes estratégias.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Em seguida, proponha que alguns alunos apresentem suas respostas.

Propósito: Estimular ao aluno a utilizar a proporcionalidade

Discuta com a turma:

  • É possível estabelecer outras relações diferente da apresentada?
  • É possível escrever a relação apresentada em uma fórmula?
  • Estabelecida a relação, é possível indicar quantos quadrados terá a figura de número 13?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema presente no slide 4. Em seguida, discuta com a turma, relembrando o conceito de proporcionalidade e aproveitando para introduzir o conceito de dependência de variáveis.

Após isto, passe para o slide 5 e peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as informações da tabela apresentada no slide 4. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Desenvolver o conceito de dependência entre variáveis utilizando a proporcionalidade

Discuta com a turma:

  • Todos perceberam a relação de dependência?
  • O espaçamento dos dados foi um fator que dificultou que vocês percebessem esta proporcionalidade e relação dos valores?
  • Como podemos interpretar a relação de dependência das variáveis?
  • É possível observar proporcionalidade inversa em outros exemplos?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema presente no slide 4. Em seguida, discuta com a turma, relembrando o conceito de proporcionalidade e aproveitando para introduzir o conceito de dependência de variáveis.

Após isto, passe para o slide 5 e peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as informações da tabela apresentada no slide 4. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Desenvolver o conceito de dependência entre variáveis utilizando a proporcionalidade

Discuta com a turma:

  • Todos perceberam a relação de dependência?
  • O espaçamento dos dados foi um fator que dificultou que vocês percebessem esta proporcionalidade e relação dos valores?
  • Como podemos interpretar a relação de dependência das variáveis?
  • É possível observar proporcionalidade inversa em outros exemplos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7)

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a estratégia de somar as parcelas e questione se algum aluno fez de forma similar.

Comente com a turma que é possível também simplificar o processo do slide 6 apenas multiplicando a quantidade total de tempo pela quantidade de bombons produzidos em um minuto. Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as resoluções no caso de ser explorado uma quantidade de tempo maior. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e compartilhe com os colegas. Por fim, reforce o conceito de dependência entre as variáveis explorado no problema.

Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre variáveis.

Discuta com a turma:

  • Existe outra estratégia que possa ser utilizada?
  • É possível perceber que a cada minuto acrescentado, a quantidade de bombons produzidos aumenta proporcionalmente?
  • Na relação entre as variáveis, é possível perceber que uma variável é dada em função da outra?
  • É possível estabelecer alguma relação matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7)

Orientação: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Discuta com os alunos sobre a estratégia de somar as parcelas e questione se algum aluno fez de forma similar.

Comente com a turma que é possível também simplificar o processo do slide 6 apenas multiplicando a quantidade total de tempo pela quantidade de bombons produzidos em um minuto. Discuta com os alunos sobre as diferenças entre as resoluções no caso de ser explorado uma quantidade de tempo maior. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e compartilhe com os colegas. Por fim, reforce o conceito de dependência entre as variáveis explorado no problema.

Propósito: Dar sentido e significado ao que está sendo tratado e tornar clara a relação entre variáveis.

Discuta com a turma:

  • Existe outra estratégia que possa ser utilizada?
  • É possível perceber que a cada minuto acrescentado, a quantidade de bombons produzidos aumenta proporcionalmente?
  • Na relação entre as variáveis, é possível perceber que uma variável é dada em função da outra?
  • É possível estabelecer alguma relação matemática?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o conceito para a turma.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que você entende pela palavra dependência?
  • O que é algo independente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a dependência de variáveis.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as influências que uma variável pode ter em outra? Utilize exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos, solicite que eles compartilhem suas respostas com a turma.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Discuta com a turma:

  • É possível verificar a relação de dependência na correspondência de duas variáveis?
  • Ao analisar a relação de dependência, podemos facilmente verificar qual é a variável dependente e a independente? Discuta com a turma de que maneira isso pode ser feito.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução da atividade raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano