10428
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Problemas com mais de uma solução possível

POR: Janaina Pinheiro Vece  17/07/2018
Código: MAT1_11RDP09

1º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Plano de aula alinhado à BNCC:

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Estratégias de resolução de problema.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre os problemas abertos, ou seja, que possuem mais de uma resposta possível para sua solução. Diga às crianças que o nome da personagem é Ana e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre os problemas que têm várias soluções.

Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas abertos.

Discuta com a turma:

  • Você gosta de resolver problemas que têm mais de uma solução possível?
  • Como podemos saber que um problema tem mais de uma resposta possível?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para o desenvolvimento da atividade as crianças poderão ser organizadas em duplas produtivas. Leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Para que as crianças possam resgatar os nomes dos animais preferidos de Ana, dado importante para a resolução do problema, faça uma lista na lousa com os nomes desses animais. Oriente as duplas para que auxiliem uns aos outros na identificação e leitura dos nomes dos animais. Reserve um tempo para que as crianças, possam registrar no caderno ou numa folha à parte as respostas possíveis. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Aproveite para selecionar algumas crianças, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados, para que possa realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções,

Propósito: Interpretar e pensar em diferentes respostas possíveis para o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os animais preferidos de Ana?
  • Quantas patas têm cada animal?
  • Quantas patas totalizam os animais preferidos de Ana?
  • Quantas cabeças totalizam os animais preferidos de Ana?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • É possível ter mais de uma resposta possível para o problema?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é um momento destinado à socialização das respostas e dos registros. Convide algumas duplas que tenham pensado em respostas e registros diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Saiba mais sobre os problemas com mais de uma solução possível realizando a leitura da página 28 a 32 dos Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte, volume 4, Resolução de Problemas: Problema ou Solução?

Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • O que você achou da resposta dessa dupla? É parecida ou diferente da sua?
  • Como você pensou para chegar a resposta final? Por que?
  • Quantas respostas diferentes encontramos para este problema?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Resgatar o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?

Raio-X select-down

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Como o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado, a atividade deve ser realizada com as crianças sentadas individualmente. Leia o enunciado do problema em voz alta, faça na lousa uma lista com os nomes dos animais preferidos de Vitor para que as crianças tenham como referência para consulta e possam pensar e registrar as possibilidades de respostas. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros. Discuta com a turma:

  • Quais são os animais preferidos de Vitor?
  • Quantas patas têm cada animal?
  • Quantas patas totalizam os animais preferidos de Vitor?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • É possível ter mais de uma resposta possível para o problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre os problemas abertos, ou seja, que possuem mais de uma resposta possível para sua solução. Diga às crianças que o nome da personagem é Ana e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre os problemas que têm várias soluções.

Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas abertos.

Discuta com a turma:

  • Você gosta de resolver problemas que têm mais de uma solução possível?
  • Como podemos saber que um problema tem mais de uma resposta possível?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para o desenvolvimento da atividade as crianças poderão ser organizadas em duplas produtivas. Leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Para que as crianças possam resgatar os nomes dos animais preferidos de Ana, dado importante para a resolução do problema, faça uma lista na lousa com os nomes desses animais. Oriente as duplas para que auxiliem uns aos outros na identificação e leitura dos nomes dos animais. Reserve um tempo para que as crianças, possam registrar no caderno ou numa folha à parte as respostas possíveis. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Aproveite para selecionar algumas crianças, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados, para que possa realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções,

Propósito: Interpretar e pensar em diferentes respostas possíveis para o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os animais preferidos de Ana?
  • Quantas patas têm cada animal?
  • Quantas patas totalizam os animais preferidos de Ana?
  • Quantas cabeças totalizam os animais preferidos de Ana?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • É possível ter mais de uma resposta possível para o problema?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Este é um momento destinado à socialização das respostas e dos registros. Convide algumas duplas que tenham pensado em respostas e registros diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.

Saiba mais sobre os problemas com mais de uma solução possível realizando a leitura da página 28 a 32 dos Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte, volume 4, Resolução de Problemas: Problema ou Solução?

Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • O que você achou da resposta dessa dupla? É parecida ou diferente da sua?
  • Como você pensou para chegar a resposta final? Por que?
  • Quantas respostas diferentes encontramos para este problema?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.

Propósito: Resgatar o que foi aprendido durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu na aula de hoje?

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Como o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado, a atividade deve ser realizada com as crianças sentadas individualmente. Leia o enunciado do problema em voz alta, faça na lousa uma lista com os nomes dos animais preferidos de Vitor para que as crianças tenham como referência para consulta e possam pensar e registrar as possibilidades de respostas. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros. Discuta com a turma:

  • Quais são os animais preferidos de Vitor?
  • Quantas patas têm cada animal?
  • Quantas patas totalizam os animais preferidos de Vitor?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • É possível ter mais de uma resposta possível para o problema?

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Janaina Pinheiro Vece

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)

Conceito-chave

Estratégias de resolução de problema.

Recursos necessários

Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes