Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)
Conceito-chave
Estratégias de resolução de problema.
Recursos necessários
Folha de papel A4 branca, atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre os problemas abertos, ou seja, que possuem mais de uma resposta possível para sua solução. Diga às crianças que o nome da personagem é Ana e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre os problemas que têm várias soluções.
Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas abertos.
Discuta com a turma:
- Você gosta de resolver problemas que têm mais de uma solução possível?
- Como podemos saber que um problema tem mais de uma resposta possível?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para o desenvolvimento da atividade as crianças poderão ser organizadas em duplas produtivas. Leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Para que as crianças possam resgatar os nomes dos animais preferidos de Ana, dado importante para a resolução do problema, faça uma lista na lousa com os nomes desses animais. Oriente as duplas para que auxiliem uns aos outros na identificação e leitura dos nomes dos animais. Reserve um tempo para que as crianças, possam registrar no caderno ou numa folha à parte as respostas possíveis. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Aproveite para selecionar algumas crianças, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados, para que possa realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções,
Propósito: Interpretar e pensar em diferentes respostas possíveis para o problema.
Discuta com a turma:
- Quais são os animais preferidos de Ana?
- Quantas patas têm cada animal?
- Quantas patas totalizam os animais preferidos de Ana?
- Quantas cabeças totalizam os animais preferidos de Ana?
- Qual é a pergunta do problema?
- É possível ter mais de uma resposta possível para o problema?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este é um momento destinado à socialização das respostas e dos registros. Convide algumas duplas que tenham pensado em respostas e registros diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.
Saiba mais sobre os problemas com mais de uma solução possível realizando a leitura da página 28 a 32 dos Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte, volume 4, Resolução de Problemas: Problema ou Solução?
Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- O que você achou da resposta dessa dupla? É parecida ou diferente da sua?
- Como você pensou para chegar a resposta final? Por que?
- Quantas respostas diferentes encontramos para este problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.
Propósito: Resgatar o que foi aprendido durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Como o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado, a atividade deve ser realizada com as crianças sentadas individualmente. Leia o enunciado do problema em voz alta, faça na lousa uma lista com os nomes dos animais preferidos de Vitor para que as crianças tenham como referência para consulta e possam pensar e registrar as possibilidades de respostas. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros. Discuta com a turma:
- Quais são os animais preferidos de Vitor?
- Quantas patas têm cada animal?
- Quantas patas totalizam os animais preferidos de Vitor?
- Qual é a pergunta do problema?
- É possível ter mais de uma resposta possível para o problema?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar