Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
As questões propostas na retomada são uma introdução à atividade principal.
Você pode iniciar a comanda dessa atividade, se possível, em uma aula síncrona. Converse um pouco sobre as possibilidades de problemas com mais de uma solução e depois siga com a realização da atividade principal, como indicado no plano, mas lembre que farão a a resolução individualmente.
Caso realize aula assíncrona, envie a comanda para que os alunos resolvam e registrem as respostas. Lembre-os que é importante que pensem e registrem mais de uma solução. Mande as questões do “Discuta com a turma” para auxiliar na reflexão sobre a situação. Peça para te encaminharem a resolução da atividade. Se possível, peça para um familiar participar da atividade e oriente para que converse com a criança utilizando as questões enviadas como base.
Discussão das soluções e Encerramento
Em aula assíncrona, envie uma devolutiva por meio digital ou escrita. Apresente as soluções possíveis e a seguinte questão para reflexão dos alunos:
- Tem alguma dessas respostas que você não encontrou?
- Pense em como acha que chegaram a essa resposta.
Aproveite a devolutiva para fazer uma finalização com base no slide de encerramento do plano de aula.
Na aula síncrona, peça para alguns alunos apresentarem as soluções e proponha as questões da sessão “Discuta com a turma”, presentes nas orientações ao professor. Encerre com o slide de encerramento.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias para conversarem com os alunos com base nas questões enviadas, conforme proposta da retomada, e a acompanharem a resolução da atividade principal, incentivando que pensem em mais de uma solução e registrem as ideias. Explique que esse apoio ajuda os alunos a se organizarem e valorizarem as próprias produções e aprendizagens.