9507
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Adição na reta numerada - Parte I

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobrePlano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Utilizar os conhecimentos.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidades da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à direita ao conceito de adição.

Conceito-chave

Representação na reta numerada (números e operações).

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide (ou passe o desafio no quadro), que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Em seguida, peça para que os alunos pensem e digam sobre como podem ajudar Karina. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram. Você pode desenhar retas no quadro, que servirão de suporte para a discussão de ideias (exemplos seus e dos alunos). Os alunos precisam neste etapa relembrar como se adiciona na reta numerada, ou seja, que precisam fazer deslocamentos “para frente” ou à direita na reta, para realizarem esta operação.

Propósito: Retomar o procedimento de soma na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos ajudar Karina?
  • Alguém se lembra como faz pra somar na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
  • E se a gente se deslocar pro lado contrário, o que ocorre?
  • Se os alunos estiverem contando em intervalos de 1 em 1 na reta, você pode questionar: Que outras estratégias podemos criar para fazer o cálculo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo adições e fixar os movimentos na reta numerada relacionado à adição.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu desta atividade?
  • O que você pensou em fazer primeiro?
  • Tem alguma informação faltando? Qual? Por quê? O que você pensa fazer para descobrir esta informação?
  • Me conte onde você começou a contar para descobrir quem está 50 metros à frente do último colocado? Por quê você iniciou neste ponto?
  • Como você pode realizar adições na reta numerada?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Você pode saber mais sobre canoagem na modalidade canoagem velocidade aqui.

Você pode saber mais sobre como interagir com seus alunos por meio do esforço produtivo aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode pedir que eles copiem no caderno.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de adição na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada associados ao conceito de adição.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidades da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à direita ao conceito de adição.

Conceito-chave

Representação na reta numerada (números e operações).

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide (ou passe o desafio no quadro), que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Em seguida, peça para que os alunos pensem e digam sobre como podem ajudar Karina. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram. Você pode desenhar retas no quadro, que servirão de suporte para a discussão de ideias (exemplos seus e dos alunos). Os alunos precisam neste etapa relembrar como se adiciona na reta numerada, ou seja, que precisam fazer deslocamentos “para frente” ou à direita na reta, para realizarem esta operação.

Propósito: Retomar o procedimento de soma na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podemos ajudar Karina?
  • Alguém se lembra como faz pra somar na reta numerada? Gostaria de dar ou fazer um exemplo?
  • E se a gente se deslocar pro lado contrário, o que ocorre?
  • Se os alunos estiverem contando em intervalos de 1 em 1 na reta, você pode questionar: Que outras estratégias podemos criar para fazer o cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo adições e fixar os movimentos na reta numerada relacionado à adição.

Discuta com a turma:

  • O que você entendeu desta atividade?
  • O que você pensou em fazer primeiro?
  • Tem alguma informação faltando? Qual? Por quê? O que você pensa fazer para descobrir esta informação?
  • Me conte onde você começou a contar para descobrir quem está 50 metros à frente do último colocado? Por quê você iniciou neste ponto?
  • Como você pode realizar adições na reta numerada?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Você pode saber mais sobre canoagem na modalidade canoagem velocidade aqui.

Você pode saber mais sobre como interagir com seus alunos por meio do esforço produtivo aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, para realizar adições. Faça uma simulação de novas adições com os alunos, garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos à direita à adição. Faça desenhos no quadro para representar as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Me conte como você fez para saber quem está 50 metros à frente do último colocado?
  • Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
  • O que ocorre se você se movimentar para o outro lado da reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Você pode pedir que eles copiem no caderno.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de adição na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos na reta numerada associados ao conceito de adição.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano