10427
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Cálculo de velocidade

Plano de aula de Matemática com atividades para 9°ano do Fundamental sobre Proporcionalidade direta e inversa.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina

Habilidade da BNCC

(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.

Objetivo específico

Explorar problemas que envolvam uso da proporcionalidade em cálculo de velocidade;

Conceito-chave

Proporcionalidade direta e inversa.

Conhecimentos prévios

Unidades de medida de velocidade, tempo e espaço.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Cronômetros dos smartphones ou tablets dos alunos.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia as perguntas aos alunos e deixe que eles falem livremente, expondo suas ideias.

Propósito: Explorar as diversas formas de medidas de distância, tempo e velocidade,e a relação das duas primeiras grandezas com a velocidade.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de realizar a medição de pequenos objetos, distâncias curtas e distâncias longas?
  • Como marcar o tempo e quais unidades podemos utilizar?
  • Qual a relação da distância e tempo com velocidade? Podemos deixar aqui uma sementinha de dúvida na cabeça do aluno, não é preciso responder, pois as soluções das próximas atividades levarão a isso.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.

Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.

Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.

Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
  • Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.

Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.

Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.

Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
  • Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.

Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.

Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.

Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
  • Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
  • Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?

Materiais complementares

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
  • Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
  • Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido no aquecimento. Sintetize cada um dos itens dados no slide.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome os principais pontos discutidos na aula.

Propósito: Retomar o aprendizado.

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o enunciado com os alunos e peça que realizem o exercício individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem da turma.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com o tempo quando aumenta a velocidade ?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina

Habilidade da BNCC

(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.

Objetivo específico

Explorar problemas que envolvam uso da proporcionalidade em cálculo de velocidade;

Conceito-chave

Proporcionalidade direta e inversa.

Conhecimentos prévios

Unidades de medida de velocidade, tempo e espaço.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Cronômetros dos smartphones ou tablets dos alunos.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia as perguntas aos alunos e deixe que eles falem livremente, expondo suas ideias.

Propósito: Explorar as diversas formas de medidas de distância, tempo e velocidade,e a relação das duas primeiras grandezas com a velocidade.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de realizar a medição de pequenos objetos, distâncias curtas e distâncias longas?
  • Como marcar o tempo e quais unidades podemos utilizar?
  • Qual a relação da distância e tempo com velocidade? Podemos deixar aqui uma sementinha de dúvida na cabeça do aluno, não é preciso responder, pois as soluções das próximas atividades levarão a isso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.

Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.

Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.

Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
  • Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.

Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.

Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.

Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
  • Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)

Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.

Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.

Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.

Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
  • Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
  • Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?

Materiais complementares

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
  • Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)

Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
  • Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido no aquecimento. Sintetize cada um dos itens dados no slide.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome os principais pontos discutidos na aula.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o enunciado com os alunos e peça que realizem o exercício individualmente.

Propósito: Verificar aprendizagem da turma.

Discuta com a turma:

  • O que acontece com o tempo quando aumenta a velocidade ?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano