Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Yana Yê dos Santos Dias
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
Objetivos específicos: Estabelecer relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar.
Conceito-chave: Sistema de numeração decimal.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.
Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das unidades de milhar.
Recursos necessários:
- Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
- Impressora;
- Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
- Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha);
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar usando como material de apoio o ábaco. Com as hipóteses de resolução e organização das argolas no ábaco esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades com o sistema de numeração decimal (base 10).
É importante que as crianças manipulem o material e comparem seus resultados com os colegas.
A utilização dos materiais manipuláveis é uma possibilidade muito rica de contextualizar o sistema de numeração decimal, relacionando-o com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem mais significativa.
Propósito: Sondar os conhecimentos prévios do sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar, formando estratégias sobre a escrita numérica estabelecendo relação entre unidade, dezena e centena e unidade de milhar.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Forme duplas com os alunos para que eles possam trocar as charadas entre eles.
Nessa atividade os alunos formarão hipóteses sobre a classe dos milhares. Resgate os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar.
Ao formar e desvendar a charada o aluno estará raciocinando sobre os seus conhecimentos sobre o que já aprendeu do sistema de numeração decimal. Como estaremos direcionando duas regras, e os números provavelmente não serão os mesmos os alunos terão a oportunidade de discussão e reconhecimento das regularidades entre as ordens do sistema de numeração ao fazerem as comparações.
Busque na classe o maior número possível de possibilidades de formação de números, coloque-os no quadro e peça que a turma analise se as regras foram seguidas e o que os torna diferentes dos outros números formados.
Propósito: Desenvolver o pensamento lógico para estabelecer a relação entre as ordens do sistema de numeração decimal na formulação de hipóteses com a escrita dos números.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 5 e 6).
Orientações: Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as crianças compartilhem o que descobriram. Você pode ir anotando todas as sugestões no quadro ou em um cartaz. Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 5 e 6).
Orientações: Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as crianças compartilhem o que descobriram. Você pode ir anotando todas as sugestões no quadro ou em um cartaz. Compartilhe primeiramente as resoluções e conclusões da sala antes de mostrar o que está no slide ‘painel de soluções’.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Comente com os alunos que desde o início da humanidade, o ser humano usa os números para diversas ações como contar, medir, comparar, ordenar, etc., e o que mudou foi o modo de representá-los. Hoje em dia os números são lidos da esquerda para a direita e podem ser representados por letras ou algarismos. Quando aprendemos o conteúdo referente aos números, utilizamos inicialmente a memorização para identificar os algarismos que são usados para formar qualquer número (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Então, para representar todas as quantidades com apenas esses dez algarismos, atribuímos valor de acordo com a posição de onde eles estão, é por isso que chamamos de valores posicionais.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Use essa atividade para avaliar a aprendizagem da aula. Deixe que façam individualmente. Verifique se ao resolver o desafio os alunos utilizaram a regularidade do sistema de numeração decimal.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita do sistema de numeração decimal.
Materiais Complementares: