Resumo da Aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Faça duplas para que comentem sobre a charada e para que um aluno ajude o outro na formulação das hipóteses. Atente-se que, no processo de pensar e tentar resolver a charada, os alunos resolvem muitos problemas e adquirem novos conhecimentos e habilidades. Investigar, levantar e checar as hipóteses são algumas das habilidades de raciocínio lógico solicitada ao desvendar o segredo. Nesse caso, a cada mudança proposta o aluno deverá analisar novamente todo o número e assim fazendo uma grande retomada dos valores posicionais no número.
Verifique que para a resolução há três possibilidades, o algarismo 7, 8 e 9. Deixe que as crianças tomem suas conclusões e questione com elas outras possibilidades além das que encontrarem.
Propósito: Sondar os conhecimentos prévios, resgatando os conhecimentos adquiridos sobre o valor posicional dos números de acordo com as regras do Sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- Como você acha que pode começar a pensar nessa charada?
- Você pode me explicar como você chegou ao algarismo da resposta?
- Você acredita que somente esse algarismo pode mudar os números da charada?
- Por que outros algarismos não mudariam o número?
- Você já testou com todos os algarismos? O que descobriu?
Materiais Complementares:
Atividade aquecimento
Resolução da atividade aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Deixe que os alunos manipulem a calculadora à vontade, por cerca de cinco minutos, para se familiarizarem com ela. Logo após as atividades é muito importante instigar o aluno sobre o que ele aprendeu e valorizar essa atividade. Explique que a cada desafio ele deverá colocar os números encontrados e saber explicar quais teclas utilizou para a formação do novo número.
Ajude os alunos a dominarem esse recurso e formarem diferentes estratégias de cálculo. Sugira que estimem mentalmente os resultados antes de usarem a calculadora, utilizando-a como ferramenta de verificação dos resultados. Peça que usem o caderno ou folhas se for necessário para fazer antecipação dos cálculos. Dessa forma estamos dando ao aluno a autonomia na correção dos seus resultados.
Propósito: Observar os números no visor para formular hipóteses e perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal levando o aluno na construção de uma ideia pela reflexão.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Faça essa atividade em duplas. Deixe bem claro aos alunos que eles poderão apagar e recomeçar a operação sempre que for preciso. É importante que eles tenham impresso, ou copiado no caderno as regras do desafio. Perceba que ao longo da atividade serão geradas várias possibilidades de resposta que tornarão o aprendizado individual e coletivo mais significativo, pois haverá a análise de muitas hipóteses nos momentos de diálogo entre eles. Incentive os alunos a dizerem como pensaram, favorecendo assim, o aparecimento de todas as possibilidades de resposta. Provoque nos alunos perguntas que os façam pensar mais e aprender mais.
Propósito: Observar os números no visor para formular hipóteses e perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal, levando o aluno na construção de uma ideia pela reflexão.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).
Orientações: Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário, mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu formar o número?
- Qual a maior mudança, na sua opinião, que o número sofreu quanto às ordens?
- Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).
Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu formar o número?
- Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
- Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).
Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu formar o número?
- Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
- Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).
Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu formar o número?
- Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
- Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 6 a 10).
Orientações:Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade, peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu formar o número?
- Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
- Você acha que é possível só uma forma de resolver essa charada?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.
Escolha uma criança para mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias igual a apresentada. Peça mais alguns registros.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem sobre valor posicional dos algarismos no número identificando as regularidades do sistema de numeração decimal usando a calculadora.
Materiais Complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X