10420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Situações problema com sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações problema a partir das análises de figuras não planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Nery,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT2_17GEO04

Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: (Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno.

Para este plano, foque na etapa da Atividade Principal.

Atividade principal
Explique aos alunos que nessa aula terão que resolver um desafio. Para isso precisarão descobrir qual figura não plana está sendo segurada por cada uma das crianças. Os alunos devem ter acesso aos conteúdos dos slides ou ao documento impresso da atividade principal. Use o meio de comunicação que for possível.

Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com o slide 3, com a situação-problema. Leia para eles e lance o desafio: Vamos ajudar descobrir quem está segurando cada figura não plana? Vá para o slide 4 e leia cada dica com seus alunos. Estimule-os a anotar o nome das crianças e ao lado o nome das figuras correspondentes. Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma, proceda da mesma forma, enviando imagens dos slides, um de cada vez. Faça as perguntas por áudio ou por mensagem:
     - Quais informações importantes descobrimos ao ler a primeira dica?
     - E a segunda?
     - Alguém ficou sem figura?
     - Você conseguiu descobrir as figuras que cada criança está segurando?

Se nenhuma destas formas for possível, você pode enviar o documento com a atividade impressa, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Nestes casos, envie as perguntas também, para que você tenha as respostas e possa usá-las para promover uma reflexão com a turma toda depois.

Discussão das soluções
Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, exponha para a turma a solução de Daniel que está no slide 5, e faça uma análise coletiva das características que ele levou em conta para resolver todas as situações. Retome com os alunos as características da figura que Cauê está segurando, compare as características da figura de Karine, leve-os a observar que Daniel não levou em consideração o fato das partes da figura de Karina ser todas iguais, além de ter a mesma forma, deveria ter os mesmos tamanhos. Logo, Cauê está segurando o paralelepípedo e Karine o cubo. Pergunte:
     - Daniel acertou todas as situações?
     - O que ele levou em consideração para escolher a figura de Cauê e Karine?
     - O que ela esqueceu de levar em consideração?
     - Como você explicaria isso para Daniel?

Disponibilize um meio em que os alunos possam socializar suas respostas. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes da turma e enviar para todos.

Encerramento
Encerre a atividade retomando a aprendizagem da aula. Fale sobre as características das figuras não planas envolvidas na tarefa. No caso das tarefas impressas, faça o fechamento por escrito, valorizando as tentativas e respostas de cada um.

Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Mostre a imagem do slide 7 e estimule-os a observar as peças e a descrevê-las. Peça também que nomeie cada uma delas e fale sobre suas características. Essas ações ajudarão a retomar alguns conceitos já trabalhados e a organizar os pensamentos dos alunos. Você pode encaminhar o documento da atividade impressa e pedir que os alunos realizem e enviem de volta para você.

Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_17GEO04

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas