10420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Situações problema com sólidos geométricos

POR: Mariana Nery, 17/07/2018
Código: MAT2_17GEO04

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações problema a partir das análises de figuras não planas.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema  a partir das análises de figuras não planas.

Vocabulário

Situações problema, figuras não planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Recursos necessários

  • Folhas impressas.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Nesta atividade, as figuras não plana são mostradas em diferentes posições, tamanhos e cores. Isso é importante para que as figuras sejam nomeadas de acordo com suas características.

Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, associar as figuras planas aos objetos do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras não planas estão sendo mostrados?
  • Vamos nomeá-las?
  • Agora, conte figuras, de cada uma, aparecem em cima da mesa.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Apresente para os alunos a situação acima. Convide-os a participar deste grande desafio. Explique que cada figura não plana está sendo segurada por uma das crianças.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Vamos ajudar descobrir quem está segurando cada figura não plana?
  • Quantas crianças são?
  • Quantas figuras cada uma está segurando

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Leia cada dica com seus alunos. Estimule-os a anotar o nome das crianças e ao lado o nome das figuras correspondentes.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Quais informações importantes descobrimos ao ler a primeira dica?
  • E a segunda?
  • Alguém ficou sem figura?
  • Voc? conseguiu descobrir as figuras que cada criança está segurando?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Exponha para a turma a solução de Daniel e faça uma análise coletiva das características que ele levou em conta para resolver todas as situações. Retome com os alunos as características da figura que Cauê está segurando, compare as características da figura de Karine, leve-os a observar que Daniel não levou em consideração o fato das partes da figura de Karina ser todas iguais,além de ter a mesma forma, deveria ter os mesmos tamanhos.Logo, Cauê está segurando o paralelepípedo e Karine o cubo.

Propósito: Discutir outras soluções.

Discuta com a turma:

  • Daniel acertou todas as situações?
  • O que ele levou em consideração para escolher a figura de Cauê e Karine?
  • O que ela esqueceu de levar em consideração?
  • Como voc? explicaria isso para Daniel?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.

Propósito: Encerrar a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram caracterizar as figuras não planas para resolverem os problemas?
  • Seguiram as etapas da resolução dos problemas?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Estimule aos alunos a observar as peça e a descrevê-las. Peça também que nomeie cada uma delas e fale sobre suas características. Essas ações ajudarão as crianças a retomar alguns conceitos já trabalhados e a organizar seus pensamentos.

Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.

Discuta com a turma:

  • As peças do jogo lembram figuras planas ou não planas?
  • Que figuras essas peças lembram?
  • O que são vértices e arestas?
  • Todas as peças possuem vértices? E arestas?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema  a partir das análises de figuras não planas.

Vocabulário

Situações problema, figuras não planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras não planas.

Recursos necessários

  • Folhas impressas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes