10419
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Vamos resolver um problema?

POR: Mariana Nery, 17/07/2018
Código: MAT2_17GEO02

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Situações problema, figuras planas.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo as seguintes figuras geométricas planas: quadrado, retângulo e círculo.

Vocabulário

Situações problema, figuras planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras planas.

Recursos necessários

  • Dados
  • Folhas impressas.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Mostre aos seus alunos as imagens acima, se for possível leve alguns desses objetos para que eles possam manipular. Compare os objetos com as figuras planas. retome as características do quadrado, retângulo, círculo e triângulo.

Propósito: Retomar os conhecimentos prévios, neste caso, associar as figuras planas aos objetos do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Quais objetos estão sendo mostrados?
  • Quais desses objetos lembram figuras planas?
  • Que figuras planas eles lembram?
  • Existe algum objeto acima que nos lembre o triângulo?
  • Pense em um objeto do nosso dia a dia que nos dê a ideia de um triângulo.
  • Que objeto veio em sua mente?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Problemas de lógica são muito desafiadores, por isso, os alunos precisam de tempo para resolvê-los. Permita que no primeiro momento eles resolvam individualmente e depois compartilhem suas respostas e ajudem os que apresentaram maiores dificuldades. Essa estratégia também proporciona, de acordo com Vygotsky, a ZDP ( ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL). Para entender melhor sobre esse conceito leia o texto: Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Que figuras planas aparecem na atividade?
  • Vamos seguir as pistas e descobrir com que cores elas foram pintadas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Comente a solução desenvolvida pela Maria. Retome as orientações dadas e oriente aos alunos a refletir sobre o modo que Maria pensou. Estimule-os a perceber que ela confundiu o quadrado com o retângulo.

Propósito: Resolver situações problema envolvendo figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Maria conseguiu resolver o problema?
  • A solução que Maria encontrou está adequada?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.

Propósito: Encerrar a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram identificar as figuras planas para resolverem os problemas?
  • Seguiram as etapas da resolução dos problemas?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Estimule os alunos a observar a peça e a fazer análise das partes dessa peça a partir da imagem mostrada. Crie associações entre as partes das peças e as figuras planas.

Propósito: Verificar se os objetivos para a aula foram alcançados e proporcionar dados para novas estratégias de trabalho.

Discuta com a turma:

  • A peça do jogo é plana ? Por quê?
  • Que figuras geométricas planas suas partes lembram?
  • Todas os carimbos foram feitos com essa peça?
  • Que forma tem o carimbo que não pode ter sido feito com essa peça?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14 / EF02MA15) Resolver problemas envolvendo figuras geométrica planas e figuras geométricas espaciais e problemas envolvendo eixo de simetria.

Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo as seguintes figuras geométricas planas: quadrado, retângulo e círculo.

Vocabulário

Situações problema, figuras planas.

Conceito-chave

Resolver situações problema envolvendo figuras planas.

Recursos necessários

  • Dados
  • Folhas impressas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes