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Plano de aula - Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compreender o funcionamento da reta numerada associando os deslocamentos (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidades da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Compreender o funcionamento da reta numerada associando os deslocamentos (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.

Conceito-chave

Representação na reta numerada (números e operações).

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Dados,
  • Fichas Numeradas,
  • Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente),
  • Tabuleiros,
  • Tampinhas de garrafa,
  • Fitas adesivas ou Papel pardo.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Antes da aula iniciar:

  • Prepare uma reta numerada para colocar no chão, em papel pardo, (ou desenhada com giz, com fita durex colorida, com fita crepe ou outro material de sua preferência). Faça as marcações, em intervalos iguais, de 10 em 10, ou 5 em 5, mas não coloque os números.
  • Prepare fichas com números de zero a cem para serem colocados na reta numerada, mas você não irá usar todas as fichas, pois isso irá demandar muito tempo. Escolha números estratégicos (dezenas exatas, números próximos de dezenas exatas, como o 29 ou o 31, números que estão no meio das dezenas exatas, como o 45 ou 65 e alguns números aleatórios, como 23 ou 77, por exemplo) para entregar aos alunos.
  • Organize a sala de aula, de forma que favoreça a atividade (Ex.: classes em semicírculo, onde todos os alunos possam visualizar amplamente a reta numerada e interagir com a mesma).

Propósito: Promover a familiaridade com a reta numerada e localizar números naturais na reta numerada.

Durante a aula:

  • Distribua as fichas selecionadas previamente aos alunos. Solicite que um de cada vez posicione na reta numerada a ficha que recebeu na ordem numérica e na posição que julgar mais adequada. Neste momento não faça interferências, apenas observe como os alunos irão posicionar suas fichas, se irão ou não seguir a sequência numérica e se vão perceber os valores dos intervalos. Após todas as fichas serem colocadas na reta numerada, faça a discussão com a turma, corrigindo, se necessário, o posicionamento das fichas após os questionamentos.

Discuta com a turma:

  • O que vocês conseguem observar nesta reta numerada?
  • Vocês acham que todos as fichas estão colocadas no lugar correto? Se não, explique qual e porquê.
  • O que vocês podem dizer a respeito dos números que estão mais à direita? E os números que estão mais à esquerda? (Para esta pergunta é importante posicionar todos os alunos no mesmo lado da reta, como se ela estivesse desenhada no quadro, para que todos percebam que os números à direita são os que vão aumentando e os números à esquerda são os que vão diminuindo. Lembre-se que nem todas as crianças têm bem construída a noção de lateralidade nessa fase).
  • Qual o maior número representando nesta reta? E o menor?
  • Qual o número que está a frente do 10? E atrás? Pode fazer essa mesma pergunta em relação a outros números.
  • Que números estão localizados nas marcações feitas pela professora?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Antes do início da aula:

Jogo “Andando para frente, Andando para trás”*

Organização da turma: Grupos de dois jogadores. Cada dupla recebe um tabuleiro (reta numerada de zero a cem), dados, marcadores e fichas numeradas das dezenas exatas.

Recursos necessários: Reta numerada de zero a cem, dado com as cores azul (indicará os “passos” para frente) e vermelho (indicará os “passos” para trás), e dois dados normais, marcadores (podem ser tampinhas de garrafa), fichas numeradas das dezenas exatas. Caso não disponha de dados em sua escola ou de material para impressão colorida, disponibilizamos moldes de dados que podem ser confeccionados com os alunos, seja pintando suas faces ou numerando-as.

Meta: Ao final do jogo, ter o marcador no maior número da reta numerada.

Regras do jogo:

  • Coloca-se as fichas numeradas das dezenas exatas embaralhadas e viradas para baixo. Cada jogador escolhe uma, que indicará onde deve colocar seu marcador para começar o jogo. Elas serão usadas apenas para indicar onde cada jogador inicia o jogo, pois se iniciasse em um dos extremos, isso impediria uma das operações.
  • Após cada jogador colocar seu marcador no número correspondente ao da sua ficha, começa-se o jogo combinando previamente a duração do jogo: se será por um tempo determinado ou por um certo número de jogadas (sugere-se cinco rodadas).
  • A movimentação na reta numerada ocorrerá em função da soma das quantidades tiradas nos dois dados normais e será direcionada pela cor do dado colorido: azul anda para a direita ou “para frente”, vermelha anda para esquerda ou “para trás”.
  • Cada jogador, na sua vez, joga os dois dados normais e o dado colorido e se movimenta na reta, conforme as orientações dos dados. Por exemplo, se um jogador está no número 9 e ao jogar os dados cair face azul, face três e face quatro, deve se deslocar na reta para frente, sete números, parando no número 16.
  • Cada jogador, só pode movimentar seu marcador para números que estão sem marcador e no valor exato tirado nos dados. Por exemplo, se o marcador estiver no número 3, e ao jogar os dados cair face vermelha, face cinco e face seis, como o jogador não tem como voltar onze casas nesta reta, deve passar a vez.

Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo adições e subtrações e associar os movimentos na reta numerada às operações de adição e subtração.

Durante a aula:

Organize a turma em duplas, distribua o material e faça a explicação das regras do jogo. Você pode ler coletivamente com a turma ou permitir uma leitura silenciosa, solicitando em seguida que alguns alunos expliquem do seu jeito as regras do jogo à turma . Após, faça uma ou duas simulações de jogadas, certificando-se de que todos tenham compreendido as regras do jogo. Em seguida, enquanto os alunos jogam, caminhe pelos grupos, observando quais as estratégias utilizadas pelos alunos para movimentar seus marcadores. Quando terminar o tempo estipulado para o jogo faça uma discussão com a turma a respeito do mesmo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês descobriram para onde seus marcadores deveriam ir? Me contem o que pensaram.
  • O que acontece quando cai a face azul do dado das cores? E a vermelha? Qual das duas é melhor para quem deseja vencer o jogo? Por quê?
  • Alguém tem algum “segredo” ou “truque” que usou durante o jogo para fazer a jogada mais rapidamente? Qual?
  • Você consegue criar estratégias para ganhar o jogo?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

____________________________

* Adaptado de SMOLE, K. S.; Diniz, M. I.; CÂNDICO, P. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os estudantes a relação das movimentações na reta numerada com as operações de adição e subtração. Peça para que alguns alunos expliquem como a reta funciona e faça alguns exercícios como se fossem uma continuação do jogo, só que sem sorteio. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Projete ou escreva o resumo no quadro e peça que eles copiem no caderno.

Propósito: Fechar a aula, sistematizando a aprendizagem central.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando os conceitos de adição e subtração na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos (à direita e à esquerda) na reta numerada associados aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidades da BNCC

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Compreender o funcionamento da reta numerada associando os deslocamentos (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.

Conceito-chave

Representação na reta numerada (números e operações).

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Dados,
  • Fichas Numeradas,
  • Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente),
  • Tabuleiros,
  • Tampinhas de garrafa,
  • Fitas adesivas ou Papel pardo.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientações: Antes da aula iniciar:

  • Prepare uma reta numerada para colocar no chão, em papel pardo, (ou desenhada com giz, com fita durex colorida, com fita crepe ou outro material de sua preferência). Faça as marcações, em intervalos iguais, de 10 em 10, ou 5 em 5, mas não coloque os números.
  • Prepare fichas com números de zero a cem para serem colocados na reta numerada, mas você não irá usar todas as fichas, pois isso irá demandar muito tempo. Escolha números estratégicos (dezenas exatas, números próximos de dezenas exatas, como o 29 ou o 31, números que estão no meio das dezenas exatas, como o 45 ou 65 e alguns números aleatórios, como 23 ou 77, por exemplo) para entregar aos alunos.
  • Organize a sala de aula, de forma que favoreça a atividade (Ex.: classes em semicírculo, onde todos os alunos possam visualizar amplamente a reta numerada e interagir com a mesma).

Propósito: Promover a familiaridade com a reta numerada e localizar números naturais na reta numerada.

Durante a aula:

  • Distribua as fichas selecionadas previamente aos alunos. Solicite que um de cada vez posicione na reta numerada a ficha que recebeu na ordem numérica e na posição que julgar mais adequada. Neste momento não faça interferências, apenas observe como os alunos irão posicionar suas fichas, se irão ou não seguir a sequência numérica e se vão perceber os valores dos intervalos. Após todas as fichas serem colocadas na reta numerada, faça a discussão com a turma, corrigindo, se necessário, o posicionamento das fichas após os questionamentos.

Discuta com a turma:

  • O que vocês conseguem observar nesta reta numerada?
  • Vocês acham que todos as fichas estão colocadas no lugar correto? Se não, explique qual e porquê.
  • O que vocês podem dizer a respeito dos números que estão mais à direita? E os números que estão mais à esquerda? (Para esta pergunta é importante posicionar todos os alunos no mesmo lado da reta, como se ela estivesse desenhada no quadro, para que todos percebam que os números à direita são os que vão aumentando e os números à esquerda são os que vão diminuindo. Lembre-se que nem todas as crianças têm bem construída a noção de lateralidade nessa fase).
  • Qual o maior número representando nesta reta? E o menor?
  • Qual o número que está a frente do 10? E atrás? Pode fazer essa mesma pergunta em relação a outros números.
  • Que números estão localizados nas marcações feitas pela professora?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Antes do início da aula:

Jogo “Andando para frente, Andando para trás”*

Organização da turma: Grupos de dois jogadores. Cada dupla recebe um tabuleiro (reta numerada de zero a cem), dados, marcadores e fichas numeradas das dezenas exatas.

Recursos necessários: Reta numerada de zero a cem, dado com as cores azul (indicará os “passos” para frente) e vermelho (indicará os “passos” para trás), e dois dados normais, marcadores (podem ser tampinhas de garrafa), fichas numeradas das dezenas exatas. Caso não disponha de dados em sua escola ou de material para impressão colorida, disponibilizamos moldes de dados que podem ser confeccionados com os alunos, seja pintando suas faces ou numerando-as.

Meta: Ao final do jogo, ter o marcador no maior número da reta numerada.

Regras do jogo:

  • Coloca-se as fichas numeradas das dezenas exatas embaralhadas e viradas para baixo. Cada jogador escolhe uma, que indicará onde deve colocar seu marcador para começar o jogo. Elas serão usadas apenas para indicar onde cada jogador inicia o jogo, pois se iniciasse em um dos extremos, isso impediria uma das operações.
  • Após cada jogador colocar seu marcador no número correspondente ao da sua ficha, começa-se o jogo combinando previamente a duração do jogo: se será por um tempo determinado ou por um certo número de jogadas (sugere-se cinco rodadas).
  • A movimentação na reta numerada ocorrerá em função da soma das quantidades tiradas nos dois dados normais e será direcionada pela cor do dado colorido: azul anda para a direita ou “para frente”, vermelha anda para esquerda ou “para trás”.
  • Cada jogador, na sua vez, joga os dois dados normais e o dado colorido e se movimenta na reta, conforme as orientações dos dados. Por exemplo, se um jogador está no número 9 e ao jogar os dados cair face azul, face três e face quatro, deve se deslocar na reta para frente, sete números, parando no número 16.
  • Cada jogador, só pode movimentar seu marcador para números que estão sem marcador e no valor exato tirado nos dados. Por exemplo, se o marcador estiver no número 3, e ao jogar os dados cair face vermelha, face cinco e face seis, como o jogador não tem como voltar onze casas nesta reta, deve passar a vez.

Propósito: Aprimorar os conhecimentos da sequência numérica na reta numerada, explorar o cálculo mental envolvendo adições e subtrações e associar os movimentos na reta numerada às operações de adição e subtração.

Durante a aula:

Organize a turma em duplas, distribua o material e faça a explicação das regras do jogo. Você pode ler coletivamente com a turma ou permitir uma leitura silenciosa, solicitando em seguida que alguns alunos expliquem do seu jeito as regras do jogo à turma . Após, faça uma ou duas simulações de jogadas, certificando-se de que todos tenham compreendido as regras do jogo. Em seguida, enquanto os alunos jogam, caminhe pelos grupos, observando quais as estratégias utilizadas pelos alunos para movimentar seus marcadores. Quando terminar o tempo estipulado para o jogo faça uma discussão com a turma a respeito do mesmo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês descobriram para onde seus marcadores deveriam ir? Me contem o que pensaram.
  • O que acontece quando cai a face azul do dado das cores? E a vermelha? Qual das duas é melhor para quem deseja vencer o jogo? Por quê?
  • Alguém tem algum “segredo” ou “truque” que usou durante o jogo para fazer a jogada mais rapidamente? Qual?
  • Você consegue criar estratégias para ganhar o jogo?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

____________________________

* Adaptado de SMOLE, K. S.; Diniz, M. I.; CÂNDICO, P. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 5 a 10).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de se deslocar na reta, conforme valores obtidos nos dados. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, de algumas jogadas fictícias garantindo a compreensão do funcionamento da reta numerada e a associação dos deslocamentos as operações de adição e subtração. Faça desenhos no quadro para representar as jogadas, as movimentações na reta e as operações. Se tiver projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo de adição e um de subtração, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número nas fichas inicialmente? Por que isso ocorre? Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo.
  • O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
  • Existe relação das cores dos dados com a adição e a subtração?
  • Como será que se faz adições na reta numerada? E subtrações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito retomando com os estudantes a relação das movimentações na reta numerada com as operações de adição e subtração. Peça para que alguns alunos expliquem como a reta funciona e faça alguns exercícios como se fossem uma continuação do jogo, só que sem sorteio. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.

Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lendo o resumo do que aprenderam hoje. Projete ou escreva o resumo no quadro e peça que eles copiem no caderno.

Propósito: Fechar a aula, sistematizando a aprendizagem central.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a reta numerada para resolvê-la. Circule para verificar como os alunos estão utilizando os conceitos de adição e subtração na reta numerada para chegarem ao resultado. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos deslocamentos (à direita e à esquerda) na reta numerada associados aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

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