10417
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Formando e ordenando números com o dado

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF02MA01 - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Conceito-chave

Ordenação de números de três ordens e valor posicional.

Recursos necessários

Atividades impressas em folhas, dados ( nas cores : azul, amarela e vermelha), lápis e borracha e painel para exposição.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 8 minutos( slides 3 e 4 ).

Propósito: Ordenar números em ordem crescente coletivamente.

Orientação: Prepare com antecedência os cartões numéricos, entre o número 200 até o 590, num intervalo de 10 em 10 (faça a quantidade de cartões referente ao número de alunos da sua turma). Entregue os cartões aleatoriamente virados para baixo para que nenhum aluno veja antes de outro. Ao seu sinal peça que todos vejam seus cartões e coloque-os em ordem crescente. Esta atividade pode ser realizada numa roda onde todos estejam sentados no chão, colocando os cartões no quadro ou ainda usando os próprios alunos onde cada um segura seu cartão e , lado a lado, vão se organizando na ordem correta.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram ordenar os números? ( Ou,por que vocês não conseguiram ordenar os números?)
  • Quais ações os ajudariam nesta brincadeira?

Materiais Complementares:

Atividade de retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 8 minutos.( slides 3 e 4 )

Propósito: Ordenar números em ordem crescente coletivamente.

Orientação: Prepare com antecedência os cartões numéricos, entre o número 200 até o 590, num intervalo de 10 em 10 (faça a quantidade de cartões referente ao número de alunos da sua turma. Entregue os cartões aleatoriamente virados para baixo para que nenhum aluno veja antes de outro. Ao seu sinal peça que todos vejam seus cartões e coloque-os em ordem crescente. Esta atividade pode ser realizada numa roda onde todos estejam sentados no chão, colocando os cartões no quadro ou ainda usando os próprios alunos onde cada um segura seu cartão e , lado a lado, vão se organizando na ordem correta.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram ordenar os números? ( Ou,Por que vocês não conseguiram ordenar os números?)
  • Quais ações os ajudariam nesta brincadeira?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado às 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( Slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos.( slides 5 a 12 )

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos (slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 5 minutos.

Propósito:Socializar as diferentes estratégias de resolução.

Orientação: Peça para que cada grupo coloque suas tabelas num painel e apresentem para os demais como ficou a sua ordem numérica. Caso alguma ordem esteja com algum erro retome com o grupo ou peça a ajuda dos outros alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês se organizaram para formar o ordem numérica pedida? ( Tinha um escriba? Todos participaram?)
  • Quando um amigo do grupo tinha dúvidas ou errava quais eram as ações desse grupo?
  • Vocês tiveram dúvidas com algum número? Qual? Por quê?
  • Por que nenhum grupo registrou números nas centenas exatas?
  • E nas duas últimas colunas? Por que alguns números não foram marcados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 3 minutos.

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Orientação: Leia em voz alta a sistematização e peça para que os alunos anotem em seus cadernos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Formar o maior e o menor número possível por meio do valor posicional

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF02MA01 - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Conceito-chave

Ordenação de números de três ordens e valor posicional.

Recursos necessários

Atividades impressas em folhas, dados ( nas cores : azul, amarela e vermelha), lápis e borracha e painel para exposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 8 minutos( slides 3 e 4 ).

Propósito: Ordenar números em ordem crescente coletivamente.

Orientação: Prepare com antecedência os cartões numéricos, entre o número 200 até o 590, num intervalo de 10 em 10 (faça a quantidade de cartões referente ao número de alunos da sua turma). Entregue os cartões aleatoriamente virados para baixo para que nenhum aluno veja antes de outro. Ao seu sinal peça que todos vejam seus cartões e coloque-os em ordem crescente. Esta atividade pode ser realizada numa roda onde todos estejam sentados no chão, colocando os cartões no quadro ou ainda usando os próprios alunos onde cada um segura seu cartão e , lado a lado, vão se organizando na ordem correta.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram ordenar os números? ( Ou,por que vocês não conseguiram ordenar os números?)
  • Quais ações os ajudariam nesta brincadeira?

Materiais Complementares:

Atividade de retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 8 minutos.( slides 3 e 4 )

Propósito: Ordenar números em ordem crescente coletivamente.

Orientação: Prepare com antecedência os cartões numéricos, entre o número 200 até o 590, num intervalo de 10 em 10 (faça a quantidade de cartões referente ao número de alunos da sua turma. Entregue os cartões aleatoriamente virados para baixo para que nenhum aluno veja antes de outro. Ao seu sinal peça que todos vejam seus cartões e coloque-os em ordem crescente. Esta atividade pode ser realizada numa roda onde todos estejam sentados no chão, colocando os cartões no quadro ou ainda usando os próprios alunos onde cada um segura seu cartão e , lado a lado, vão se organizando na ordem correta.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram ordenar os números? ( Ou,Por que vocês não conseguiram ordenar os números?)
  • Quais ações os ajudariam nesta brincadeira?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado às 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( Slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos.( slides 5 a 12 )

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 22 minutos (slides 5 a 12 ).

Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.

Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.

Discuta com a turma:

  • Qual o maior número que você formou até agora?
  • Qual o menor número que você formou até agora?
  • Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 5 minutos.

Propósito:Socializar as diferentes estratégias de resolução.

Orientação: Peça para que cada grupo coloque suas tabelas num painel e apresentem para os demais como ficou a sua ordem numérica. Caso alguma ordem esteja com algum erro retome com o grupo ou peça a ajuda dos outros alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês se organizaram para formar o ordem numérica pedida? ( Tinha um escriba? Todos participaram?)
  • Quando um amigo do grupo tinha dúvidas ou errava quais eram as ações desse grupo?
  • Vocês tiveram dúvidas com algum número? Qual? Por quê?
  • Por que nenhum grupo registrou números nas centenas exatas?
  • E nas duas últimas colunas? Por que alguns números não foram marcados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido : 3 minutos.

Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.

Orientação: Leia em voz alta a sistematização e peça para que os alunos anotem em seus cadernos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Formar o maior e o menor número possível por meio do valor posicional

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano