Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na primeira pergunta, espera-se que o aluno responda sim ou não e cite alguns exemplos de números que estão presentes no cotidiano e não são números naturais: “números decimais” e “frações” são possíveis respostas para este questionamento.
Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
- Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
- É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na segunda pergunta, a ideia é que os alunos já comecem a perceber que os números que serão trabalhados na aula são os números inteiros. Uma possível resposta para o questionamento é “utilizar um termômetro que tenha números negativos”.
Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
- Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
- É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na terceira pergunta, a ideia é que os alunos concluam que será trabalhado na aula o conjunto dos números inteiros, ou seja, os números negativos.
Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
- Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
- É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a respondam às questões. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Perceber a necessidade da utilização de um conjunto numérico (conjunto dos números inteiros), que extrapola o conjunto dos números naturais, compreendendo seu uso em diversos contextos.
Discuta com a turma:
- Houve alguma dificuldade na resolução dos itens “a” e “b”?
- Há alguma diferença entre os itens “a” e “c”? Caso haja, que diferença é essa?
- O que acontece com a temperatura do alimento depois que ela chega em 0º C?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)
Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual era a temperatura inicial do alimento?
- Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
- Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)
Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual era a temperatura inicial do alimento?
- Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
- Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)
Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Qual era a temperatura inicial do alimento?
- Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
- Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da atividade.
Propósito: Realizar a conclusão sobre a importância da utilização dos números inteiros, por meio da análise da atividade.
Discuta com a turma:
- Além de todas as situações apresentadas na aula de hoje, quais outras situações temos a utilização dos números inteiros?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Encerre a aula retomando com os alunos o uso dos números inteiros em diferentes contextos e reforçando a importância do domínio na utilização desse conjunto numérico, em situações variadas. Você poderá projetar o slide e ler com os alunos as informações. Caso não haja a possibilidade de projeção, escreva no quadro ou apenas leia para eles.
Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem individualmente e, em seguida, compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que os números inteiros aparecem em diversas situações e o quão importante é ter domínio ao lidar com esses números.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, ainda podemos deixar de lado a existência do conjunto dos números inteiros?
- É possível resolver a situação descrita na atividade sem recorrer a esse conjunto numérico?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares