10415
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Os números inteiros como ampliação dos números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Utilização dos números inteiros.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores Nova Escola

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Objetivos específicos:

Compreender os números inteiros como uma ampliação dos números naturais.

Conceito-chave

Utilização dos números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na primeira pergunta, espera-se que o aluno responda sim ou não e cite alguns exemplos de números que estão presentes no cotidiano e não são números naturais: “números decimais” e “frações” são possíveis respostas para este questionamento.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
  • Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
  • É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na segunda pergunta, a ideia é que os alunos já comecem a perceber que os números que serão trabalhados na aula são os números inteiros. Uma possível resposta para o questionamento é “utilizar um termômetro que tenha números negativos”.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
  • Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
  • É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na terceira pergunta, a ideia é que os alunos concluam que será trabalhado na aula o conjunto dos números inteiros, ou seja, os números negativos.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
  • Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
  • É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a respondam às questões. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Perceber a necessidade da utilização de um conjunto numérico (conjunto dos números inteiros), que extrapola o conjunto dos números naturais, compreendendo seu uso em diversos contextos.

Discuta com a turma:

  • Houve alguma dificuldade na resolução dos itens “a” e “b”?
  • Há alguma diferença entre os itens “a” e “c”? Caso haja, que diferença é essa?
  • O que acontece com a temperatura do alimento depois que ela chega em 0º C?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Qual era a temperatura inicial do alimento?
  • Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
  • Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Qual era a temperatura inicial do alimento?
  • Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
  • Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Qual era a temperatura inicial do alimento?
  • Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
  • Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da atividade.

Propósito: Realizar a conclusão sobre a importância da utilização dos números inteiros, por meio da análise da atividade.

Discuta com a turma:

  • Além de todas as situações apresentadas na aula de hoje, quais outras situações temos a utilização dos números inteiros?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Encerre a aula retomando com os alunos o uso dos números inteiros em diferentes contextos e reforçando a importância do domínio na utilização desse conjunto numérico, em situações variadas. Você poderá projetar o slide e ler com os alunos as informações. Caso não haja a possibilidade de projeção, escreva no quadro ou apenas leia para eles.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem individualmente e, em seguida, compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que os números inteiros aparecem em diversas situações e o quão importante é ter domínio ao lidar com esses números.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, ainda podemos deixar de lado a existência do conjunto dos números inteiros?
  • É possível resolver a situação descrita na atividade sem recorrer a esse conjunto numérico?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores Nova Escola

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Objetivos específicos:

Compreender os números inteiros como uma ampliação dos números naturais.

Conceito-chave

Utilização dos números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na primeira pergunta, espera-se que o aluno responda sim ou não e cite alguns exemplos de números que estão presentes no cotidiano e não são números naturais: “números decimais” e “frações” são possíveis respostas para este questionamento.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
  • Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
  • É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na segunda pergunta, a ideia é que os alunos já comecem a perceber que os números que serão trabalhados na aula são os números inteiros. Uma possível resposta para o questionamento é “utilizar um termômetro que tenha números negativos”.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
  • Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
  • É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Projete ou escreva no quadro as perguntas nos slides 3, 4 e 5. Leia uma por uma em voz alta para os alunos. Peça que eles respondam às perguntas oralmente. Considere todas as formas de pensar. Na terceira pergunta, a ideia é que os alunos concluam que será trabalhado na aula o conjunto dos números inteiros, ou seja, os números negativos.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conjunto dos números inteiros, por meio de situações cotidianas onde é necessário a utilização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Como é possível representar números que estão abaixo do número 0?
  • Como medir uma temperatura muito fria, como, por exemplo, em um lugar onde há neve?
  • É possível utilizar os números naturais para representar um número abaixo de 0?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a respondam às questões. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Perceber a necessidade da utilização de um conjunto numérico (conjunto dos números inteiros), que extrapola o conjunto dos números naturais, compreendendo seu uso em diversos contextos.

Discuta com a turma:

  • Houve alguma dificuldade na resolução dos itens “a” e “b”?
  • Há alguma diferença entre os itens “a” e “c”? Caso haja, que diferença é essa?
  • O que acontece com a temperatura do alimento depois que ela chega em 0º C?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Qual era a temperatura inicial do alimento?
  • Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
  • Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Qual era a temperatura inicial do alimento?
  • Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
  • Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 9)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos discutam suas soluções em duplas. Circule pela sala para acompanhar o raciocínio dos estudantes. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham a resolução da atividade. Quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar à mesma resposta, mais rica será a discussão. Caso seja necessário, apresente a sequência de resolução presente nos slides 8, 9 e 10. Nela, os alunos verão como a resolução foi organizada em tabelas, indicando o tempo de permanência do alimento no freezer e a temperatura que ele se encontra, variando a cada duas horas.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Qual era a temperatura inicial do alimento?
  • Na medida em que o tempo foi passando, a temperatura do alimento no freezer aumentou ou diminuiu?
  • Qual temperatura era maior: no instante 4 horas ou no instante 6 horas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da atividade.

Propósito: Realizar a conclusão sobre a importância da utilização dos números inteiros, por meio da análise da atividade.

Discuta com a turma:

  • Além de todas as situações apresentadas na aula de hoje, quais outras situações temos a utilização dos números inteiros?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Encerre a aula retomando com os alunos o uso dos números inteiros em diferentes contextos e reforçando a importância do domínio na utilização desse conjunto numérico, em situações variadas. Você poderá projetar o slide e ler com os alunos as informações. Caso não haja a possibilidade de projeção, escreva no quadro ou apenas leia para eles.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem individualmente e, em seguida, compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceberem que os números inteiros aparecem em diversas situações e o quão importante é ter domínio ao lidar com esses números.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, ainda podemos deixar de lado a existência do conjunto dos números inteiros?
  • É possível resolver a situação descrita na atividade sem recorrer a esse conjunto numérico?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano