10413
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Descobrindo os sólidos geométricos: Esfera e cilindro

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Identificar e comparar as figuras não planas: Esfera e cilindro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT3_16GEO01 - Descobrindo os sólidos geométricos: Esfera e cilindro

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação).

Objetivos específicos

Identificar e comparar  as figuras não planas: Esfera e cilindro.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente a esfera e o cilindro.

Recursos necessários

  • Cola,
  • Tesoura,
  • Folha A4,
  • Jornal,
  • Meia,
  • Rolinho de papel higiênico,
  • Fita adesiva;
  • Objetos variados do dia a dia;
  • Datashow( opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Separe uma mesa e posicione-a à frente da sala, a fim de organizar alguns objetos que representem: esferas, cilindros, cone, cubo, círculo e circunferência.

Pegue um objeto qualquer dos previamente selecionados e mostre aos alunos para que eles digam o que eles acham que é. Sugere-se que faça como se fosse uma votação, lançando algumas sugestões certas e algumas erradas. Ouça as respostas sem ressaltar erros e acertos.

Propósito: Descobrir o que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que é um cilindro?
  • E uma esfera?
  • O que esses objetos são?

Atividade Principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação (Parte I - slide 4):

Solicite que os alunos tragam para a escola uns 15 dias antes de marcar a atividade em sala os seguintes materiais: meia velha, jornal/revista; rolinho de papel higiênico, dentre outros que achar mais conveniente.

Sugestões de como confeccionar o cilindro:

  • Pegar o rolinho de papel higiênico e colocar em cima da folha A4.
  • Marcar com um lápis a circunferência formada pela base do rolinho na folha, sugere-se que faça uma marcação um pouco maior para facilitar a colagem da base posteriormente (repita estes procedimentos duas vezes).
  • Recortar a base formada.
  • Colar nas extremidades/bases do rolinho.

Outra opção:

  • Fazer um rolinho com a folha A4.
  • Colar as extremidades;
  • Marcar com um lápis a circunferência formada pela base do rolinho na folha, sugere-se que faça uma marcação um pouco maior para facilitar a colagem da base posteriormente (repita estes procedimentos duas vezes).
  • Recortar a base formada.
  • Colar nas extremidades/bases do rolinho.

Para confeccionar a esfera:

  • Amassar o jornal formando uma bolinha.
  • Pegue a meia e coloque o jornal dentro.
  • Corte o excesso da meia e a feche com fita.

Outra opção:

  • Amassar o jornal formando uma bolinha.
  • Passar fita adesiva em volta para que o jornal fique bem durinho e com as extremidades mais lisas.

Forme grupos de aproximadamente quatro alunos. Distribua nos grupos folhas sulfites, tesouras, colas, réguas, fita adesivas, e os outros materiais que os alunos trouxeram ou outros que considere mais adequados.

Estimule os alunos a construírem de diversas formas representações do cilindro e a esfera. Durante a atividade entrar em contato com os alunos, a fim de orientar e estimular a produção solicitada. Ao confeccionar o cilindro e a esfera, os alunos podem encontrar alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los lendo o guia.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem sobre as possibilidades de construção de representações do cilindro e da esfera.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar

Atividade Principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação (Parte II - slide 5):

Solicite que os alunos sentem-se em círculo no chão com as suas representações do cilindro e da esfera. Escolha três alunos para mostrar a sua representação e os incentive a explicar por que utilizou aquela estratégia de confecção. Explore as diferentes soluções. Dê ênfase nas características de cada objeto. Ainda permanecendo em círculo, dê um quadro para cada aluno para que preencham as características da esfera e do cilindro. Discuta com eles as características e peça que registrem.

Propósito: Discutir características da esfera e do cilindro partir das representações feitas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?
  • Qual a diferença entre as duas figuras?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientação: Ainda permanecendo em círculo, separe os alunos em esfera/cilindro de acordo com a representação feita por cada um. Pergunte como pensaram para fazer cada representação. Pegue então uma cartolina para ir preenchendo as características apontadas pelos alunos. (Sugere-se que a cartolina esteja com uma tabela pronta, como a que aparece no slide 7). Construa com elas as características das figuras não planas: cilindro e esfera. Registre na tabela e deixe exposto por um tempo em sala de aula.

Propósito: Construir as características da esfera e do cilindro partir das discussões das soluções feitas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções (Slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Ainda permanecendo em círculo, separe os alunos em esfera/cilindro de acordo com a representação feita por cada um. Pergunte como pensaram para fazer cada representação. Pegue então uma cartolina para ir preenchendo as características apontadas pelos alunos. (Sugere-se que a cartolina esteja com uma tabela pronta, como a que aparece no slide 7). Construa com elas as características das figuras não planas: cilindro e esfera. Registre na tabela e deixe exposto por um tempo em sala de aula.

Propósito: Construir as características da esfera e do cilindro partir das discussões das soluções feitas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?

Sistematização do conhecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com a turma o slide de sistematização, verificando se todos entendem as palavras utilizadas.

Propósito: Organizar os conhecimentos descobertos pelos alunos até este momento.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as características e diferenças do cilindro e da esfera.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos de maneira que todos consigam visualizar a atividade proposta, sugere-se que seja em formato de círculo. Organize os objetos que trouxe (sugestões: bola, anel, rolinho de fita, rolinho de papel toalha, caixas de leite, estojos, cadernos, brinquedos,...) misturando-os com algumas representações de cilindros e esferas. Peça aos alunos que eles peguem um objeto do centro que representa um cilindro ou esfera.

Para que não haja tumulto na hora da atividade, oriente quem, e o que deve pegar. Reforce para a turma que não deve ter comentários sobre o objeto que o colega pegou.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conhecimentos adquiridos numa situação diferente da solicitada e avaliar os conhecimentos de cada sobre o cilindro e a esfera.

Discuta com a turma:

  • Quais as características do cilindro?
  • Quais as características da esfera?
  • O que eles têm em comum?
  • O que eles não têm em comum?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano - MAT3_16GEO01 - Descobrindo os sólidos geométricos: Esfera e cilindro

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso

Mentor: Daniela Pannuti

Revisor Pedagógico: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação).

Objetivos específicos

Identificar e comparar  as figuras não planas: Esfera e cilindro.

Conceito-chave

Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente a esfera e o cilindro.

Recursos necessários

  • Cola,
  • Tesoura,
  • Folha A4,
  • Jornal,
  • Meia,
  • Rolinho de papel higiênico,
  • Fita adesiva;
  • Objetos variados do dia a dia;
  • Datashow( opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Separe uma mesa e posicione-a à frente da sala, a fim de organizar alguns objetos que representem: esferas, cilindros, cone, cubo, círculo e circunferência.

Pegue um objeto qualquer dos previamente selecionados e mostre aos alunos para que eles digam o que eles acham que é. Sugere-se que faça como se fosse uma votação, lançando algumas sugestões certas e algumas erradas. Ouça as respostas sem ressaltar erros e acertos.

Propósito: Descobrir o que os alunos já sabem.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que é um cilindro?
  • E uma esfera?
  • O que esses objetos são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação (Parte I - slide 4):

Solicite que os alunos tragam para a escola uns 15 dias antes de marcar a atividade em sala os seguintes materiais: meia velha, jornal/revista; rolinho de papel higiênico, dentre outros que achar mais conveniente.

Sugestões de como confeccionar o cilindro:

  • Pegar o rolinho de papel higiênico e colocar em cima da folha A4.
  • Marcar com um lápis a circunferência formada pela base do rolinho na folha, sugere-se que faça uma marcação um pouco maior para facilitar a colagem da base posteriormente (repita estes procedimentos duas vezes).
  • Recortar a base formada.
  • Colar nas extremidades/bases do rolinho.

Outra opção:

  • Fazer um rolinho com a folha A4.
  • Colar as extremidades;
  • Marcar com um lápis a circunferência formada pela base do rolinho na folha, sugere-se que faça uma marcação um pouco maior para facilitar a colagem da base posteriormente (repita estes procedimentos duas vezes).
  • Recortar a base formada.
  • Colar nas extremidades/bases do rolinho.

Para confeccionar a esfera:

  • Amassar o jornal formando uma bolinha.
  • Pegue a meia e coloque o jornal dentro.
  • Corte o excesso da meia e a feche com fita.

Outra opção:

  • Amassar o jornal formando uma bolinha.
  • Passar fita adesiva em volta para que o jornal fique bem durinho e com as extremidades mais lisas.

Forme grupos de aproximadamente quatro alunos. Distribua nos grupos folhas sulfites, tesouras, colas, réguas, fita adesivas, e os outros materiais que os alunos trouxeram ou outros que considere mais adequados.

Estimule os alunos a construírem de diversas formas representações do cilindro e a esfera. Durante a atividade entrar em contato com os alunos, a fim de orientar e estimular a produção solicitada. Ao confeccionar o cilindro e a esfera, os alunos podem encontrar alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los lendo o guia.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem sobre as possibilidades de construção de representações do cilindro e da esfera.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação (Parte II - slide 5):

Solicite que os alunos sentem-se em círculo no chão com as suas representações do cilindro e da esfera. Escolha três alunos para mostrar a sua representação e os incentive a explicar por que utilizou aquela estratégia de confecção. Explore as diferentes soluções. Dê ênfase nas características de cada objeto. Ainda permanecendo em círculo, dê um quadro para cada aluno para que preencham as características da esfera e do cilindro. Discuta com eles as características e peça que registrem.

Propósito: Discutir características da esfera e do cilindro partir das representações feitas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?
  • Qual a diferença entre as duas figuras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientação: Ainda permanecendo em círculo, separe os alunos em esfera/cilindro de acordo com a representação feita por cada um. Pergunte como pensaram para fazer cada representação. Pegue então uma cartolina para ir preenchendo as características apontadas pelos alunos. (Sugere-se que a cartolina esteja com uma tabela pronta, como a que aparece no slide 7). Construa com elas as características das figuras não planas: cilindro e esfera. Registre na tabela e deixe exposto por um tempo em sala de aula.

Propósito: Construir as características da esfera e do cilindro partir das discussões das soluções feitas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Ainda permanecendo em círculo, separe os alunos em esfera/cilindro de acordo com a representação feita por cada um. Pergunte como pensaram para fazer cada representação. Pegue então uma cartolina para ir preenchendo as características apontadas pelos alunos. (Sugere-se que a cartolina esteja com uma tabela pronta, como a que aparece no slide 7). Construa com elas as características das figuras não planas: cilindro e esfera. Registre na tabela e deixe exposto por um tempo em sala de aula.

Propósito: Construir as características da esfera e do cilindro partir das discussões das soluções feitas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com a turma o slide de sistematização, verificando se todos entendem as palavras utilizadas.

Propósito: Organizar os conhecimentos descobertos pelos alunos até este momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando as características e diferenças do cilindro e da esfera.

Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos de maneira que todos consigam visualizar a atividade proposta, sugere-se que seja em formato de círculo. Organize os objetos que trouxe (sugestões: bola, anel, rolinho de fita, rolinho de papel toalha, caixas de leite, estojos, cadernos, brinquedos,...) misturando-os com algumas representações de cilindros e esferas. Peça aos alunos que eles peguem um objeto do centro que representa um cilindro ou esfera.

Para que não haja tumulto na hora da atividade, oriente quem, e o que deve pegar. Reforce para a turma que não deve ter comentários sobre o objeto que o colega pegou.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conhecimentos adquiridos numa situação diferente da solicitada e avaliar os conhecimentos de cada sobre o cilindro e a esfera.

Discuta com a turma:

  • Quais as características do cilindro?
  • Quais as características da esfera?
  • O que eles têm em comum?
  • O que eles não têm em comum?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano