Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp. Material para o jogo: algum material de contagem como tampinhas, palitos de sorvete, grãos etc.; elástico ou fita para amarrar; duas caixinhas ou potinhos.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets; celular, computador ou tablet;
Para este plano o jogo dos amarradinhos, proposto na Atividade principal, foi adaptado para que os alunos possam fazer sozinhos em casa.
Atividade principal
Para realização da atividade os alunos precisam ter a atividade com as comandas, o quadro para anotar as jogadas adaptadas, os dados criados para este jogo que estão disponibilizados nos materiais deste plano e algum material de contagem. A atividade para registro das jogadas e os dados podem ser impressoss e enviado aos alunos por e-mail, para que eles possam reproduzir em casa (desenhando ou imprimindo). Os palitos e o elástico citados nas comandas do jogo podem ser substituídos por outros materiais que os alunos tiverem para contar e depois fazer os agrupamentos. Deixe claro que estas substituições são possíveis e o jogo pode ser realizado da mesma forma.
Peça para usarem a criatividade dentro das próprias condições e os recursos que tiverem. Exemplifique materiais que podem ser substituídos e a forma que podem ser agrupados e compartilhe com os alunos via Whatsapp ou e-mail. Também pode gravar um áudio ou conversar por meio do bate-papo.
Se estiver em momento de aula síncrona (como no Zoom ou Google Meet), pode apresentar a atividade para os alunos compartilhando a sua tela e dando as comandas.
Discussão das soluções
Combine com os alunos uma forma de compartilhar as respostas de acordo com as possibilidades da turma. Se não puderem participar da discussão, peça para enviarem as respostas para você. Neste caso, algumas perguntas de reflexão após o jogo devem ser mandadas junto com a atividade. Este momento será muito importante para os alunos avançarem na aprendizagem da relação entre as ordens e a formação dos números. É possível que eles tenham dúvidas quando forem fazer a soma e anotar no quadro de ordens, pois precisarão fazer agrupamentos das unidades em dezenas e das dezenas em centena, dependendo dos valores que tiraram nos dados. Socialize todas as estratégias utilizadas para formação dos números, leitura e escrita.
A riqueza maior deste jogo está nas perguntas que você pode fazer após o envio das respostas da turma, como:
- O que significa a caixa dos SOLTOS?
- E a caixa dos AMARRADINHOS?
- Por que você acha que precisou agrupar os palitos de 10 em 10?
- Como você fez para achar o total de palitos depois das 4 jogadas?
- Você teve que fazer novos agrupamentos? Quais?
- Olhando para os números formados por toda a turma, quem você acha que foi o vencedor? Por quê?
Sistematização
Valide as respostas de todos os alunos e dê devolutiva, que pode ser coletiva ou individual. No caso dos alunos não terem feito a discussão com a turma, encaminhe as respostas com todos os números formados e deixe que eles descubram quem foi o ganhador. Para isso, eles terão que identificar o aluno que conseguiu formar o maior número. Finalize a atividade sistematizando a aprendizagem das relações do Sistema de Numeração Decimal, dizendo que o jogo ajudou na compreensão dos agrupamentos de 10 em 10.
Convite às famílias
É importante que a família incentive os filhos durante a realização da tarefa. Para isso, precisam entender a finalidade dela. Fale que o jogo é um recurso lúdico, que atrai as crianças e pode ser muito educativo. Aproveite a oportunidade e converse um pouco com eles sobre o jogo e a importância de jogos nas aulas de matemática, valorizando a finalidade e a aprendizagem envolvida. Você pode enviar um áudio ou texto escrito junto com o material. Os pais podem ajudar os filhos na leitura das comandas, na coleta e organização do material para o jogo e ainda propor outras jogadas, criando um momento de interação.
ATIVIDADE ADAPTADA DO JOGO DO AMARRADINHO DA ATIVIDADE PRINCIPAL
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- PALITOS;
- ELÁSTICOS, FITA OU BARBANTE PARA AMARRAR;
- 2 DADOS CONFECCIONADOS PARA ESTE JOGO;
- 2 CAIXAS OU POTES PARA ARMAZENAR;
COMO JOGAR:
1. JOGUE OS DOIS DADOS E PEGUE A QUANTIDADE CORRESPONDENTE DE PALITOS.
2. AO COMPLETAR 10 PALITOS, AMARRE-OS COM O ELÁSTICO E COLOQUE NA CAIXA DE AMARRADINHOS.
3. OS PALITOS QUE SOBRAREM COLOQUE NA CAIXA DE SOLTOS.
4. A CADA RODADA PREENCHA A TABELA CONSIDERANDO A QUANTIDADE DE AMARRADINHOS E OS PALITOS SOLTOS.
5. SOME A QUANTIDADE DE AMARRADINHOS E DE PALITOS SOLTOS QUE VOCÊ CONSEGUIU EM TODAS AS JOGADAS E ANOTE COMPLETANDO A LINHA DO TOTAL.
6. VOCÊ SABERÁ O GANHADOR DO JOGO QUANDO A TURMA TODA ENVIAR A RESPOSTA PARA A PROFESSORA, QUE SERÁ QUEM FORMAR O MAIOR NÚMERO AO FINAL DAS QUATRO JOGADAS.
JOGADA
|
QUANTIDADE TOTAL DE AMARRADINHOS
|
PALITOS SOLTOS
|
NÚMERO QUE FORMOU
C D U
|
1ª
|
|
|
|
2ª
|
|
|
|
3ª
|
|
|
|
4ª
|
|
|
|
TOTAL
|
|
|
|
ESCREVA POR EXTENSO OS NÚMEROS QUE VOCÊ CONSEGUIU FORMAR EM CADA JOGADA E NO TOTAL.