10411
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Jogo dos amarradinhos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Formação, leitura e escrita de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena).

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Formação, leitura e escrita de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena);

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, jogo dos amarradinhos.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
  • Impressão dado;
  • 2 caixas semelhantes às de sapato identificadas: AMARRADINHOS, SOLTOS.

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula. Para refletir sobre o significado, questione “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
  • Ouça as respostas das crianças e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em grupos.

Retomar o trabalho com a formação das dezenas e centenas.

Propósito: Formar valores e estabelecer relação entre os valores delas.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Organize a turma em grupos produtivos de 4 alunos.

Entregue a cada grupo uma folha com a tabela a ser preenchida, palitos, elásticos, 2 dados e 2 caixas nomeadas AMARRADINHOS E SOLTOS.

Na primeira rodada cada criança deve jogar os 2 dados e pegar a quantidade de palitos correspondente ao valor sorteado. Caso não complete 10 palitos deverá colocar todos os palitos na caixa de SOLTOS. Ao completar 10 palitos deve amarrá-los com o elástico e colocar na caixa de AMARRADINHOS. O restante dos palitos deve continuar na caixa dos SOLTOS.

Quando o segundo aluno jogar os dados também deverá pegar a quantidade de palitos correspondente e juntar com os palitos do primeiro aluno continuando a formar os grupos de 10 palitos. E assim com o terceiro e quarto alunos. Ao final da primeira rodada, quando os 4 alunos tiverem feito suas jogadas, deverão registrar na tabela a quantidade total de palitos que juntaram.

É importante que os alunos percebam que quando juntarem 10 amarradinhos formaram 1 centena, que os amarradinhos são as dezenas e que os soltos são as unidades. Terminadas as três rodadas os alunos devem registrar o total de palitos que juntaram. Em todas as rodadas e ao final os alunos devem registrar o número de palitos por extenso também na tabela.

Ao circular pela sala enquanto os alunos jogam faça intervenções perguntando aos alunos:

  • O que significa a caixa dos SOLTOS?
  • E a caixa dos AMARRADINHOS?
  • Por que vocês acham que estão agrupando os palitos de 10 em 10?
  • Como vocês farão para achar o total de palitos depois das 3 rodadas?

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Dado do jogo

Quadro numérico

Propósito: Formar valores utilizando a relação entre as ordens que formam os números e realizar a leitura e escrita dos números.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Organize a turma em grupos produtivos de 4 alunos.

Entregue a cada grupo uma folha com a tabela a ser preenchida, palitos, elásticos, 2 dados e 2 caixas nomeadas AMARRADINHOS E SOLTOS.

Na primeira rodada cada criança deve jogar os 2 dados e pegar a quantidade de palitos correspondente ao valor sorteado. Caso não complete 10 palitos deverá colocar todos os palitos na caixa de SOLTOS. Ao completar 10 palitos deve amarrá-los com o elástico e colocar na caixa de AMARRADINHOS. O restante dos palitos deve continuar na caixa dos SOLTOS.

Quando o segundo aluno jogar os dados também deverá pegar a quantidade de palitos correspondente e juntar com os palitos do primeiro aluno continuando a formar os grupos de 10 palitos. E assim com o terceiro e quarto alunos. Ao final da primeira rodada, quando os 4 alunos tiverem feito suas jogadas, deverão registrar na tabela a quantidade total de palitos que juntaram.

É importante que os alunos percebam que quando juntarem 10 amarradinhos formaram 1 centena, que os amarradinhos são as dezenas e que os soltos são as unidades. Terminadas as três rodadas os alunos devem registrar o total de palitos que juntaram. Em todas as rodadas e ao final os alunos devem registrar o número de palitos por extenso também na tabela.

Ao circular pela sala enquanto os alunos jogam faça intervenções perguntando aos alunos:

  • O que significa a caixa dos SOLTOS?
  • E a caixa dos AMARRADINHOS?
  • Por que vocês acham que estão agrupando os palitos de 10 em 10?
  • Como vocês farão para achar o total de palitos depois das 3 rodadas?

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Propósito: Formar valores utilizando a relação entre as ordens que formam os números e realizar a leitura e escrita dos números.

Dado do jogo

Quadro numérico

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação:

Converse com a turma sobre a equivalência entre os amarradinhos e os palitos soltos, pergunte novamente “O que significa cada amarradinho? E os palitos soltos?”

Atente também para a forma de registrar a quantidade utilizando algarismos e por extenso.

É conveniente montar com a turma um cartaz com os números escritos com algarismos e por extenso para consultar em outros momentos e se apropriarem da forma correta de escrevê-los.

Discuta com a turma:

  • Quando temos 10 amarradinhos, o que formamos?

Propósito: Socializar as estratégias utilizadas para formação dos números, leitura e escrita.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Peça para que algumas crianças leiam o texto e promova a reflexão sobre o conteúdo.

Pergunte: “Quem quer contar o que entendeu?” “Quem quer complementar a fala ou dizer algo diferente?”

Propósito: Fazer o encerramento da aula e o fechamento das aprendizagens.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Pedir que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixar que discutam com um colega suas soluções e modos de representar os valores solicitados.

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números e percebam o número formado (para imprimir as fichas clique aqui.

Discuta com a turma:

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula. Para refletir sobre o significado, questione “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
  • Ouça as respostas das crianças e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Formação, leitura e escrita de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena);

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, jogo dos amarradinhos.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
  • Impressão dado;
  • 2 caixas semelhantes às de sapato identificadas: AMARRADINHOS, SOLTOS.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em grupos.

Retomar o trabalho com a formação das dezenas e centenas.

Propósito: Formar valores e estabelecer relação entre os valores delas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Organize a turma em grupos produtivos de 4 alunos.

Entregue a cada grupo uma folha com a tabela a ser preenchida, palitos, elásticos, 2 dados e 2 caixas nomeadas AMARRADINHOS E SOLTOS.

Na primeira rodada cada criança deve jogar os 2 dados e pegar a quantidade de palitos correspondente ao valor sorteado. Caso não complete 10 palitos deverá colocar todos os palitos na caixa de SOLTOS. Ao completar 10 palitos deve amarrá-los com o elástico e colocar na caixa de AMARRADINHOS. O restante dos palitos deve continuar na caixa dos SOLTOS.

Quando o segundo aluno jogar os dados também deverá pegar a quantidade de palitos correspondente e juntar com os palitos do primeiro aluno continuando a formar os grupos de 10 palitos. E assim com o terceiro e quarto alunos. Ao final da primeira rodada, quando os 4 alunos tiverem feito suas jogadas, deverão registrar na tabela a quantidade total de palitos que juntaram.

É importante que os alunos percebam que quando juntarem 10 amarradinhos formaram 1 centena, que os amarradinhos são as dezenas e que os soltos são as unidades. Terminadas as três rodadas os alunos devem registrar o total de palitos que juntaram. Em todas as rodadas e ao final os alunos devem registrar o número de palitos por extenso também na tabela.

Ao circular pela sala enquanto os alunos jogam faça intervenções perguntando aos alunos:

  • O que significa a caixa dos SOLTOS?
  • E a caixa dos AMARRADINHOS?
  • Por que vocês acham que estão agrupando os palitos de 10 em 10?
  • Como vocês farão para achar o total de palitos depois das 3 rodadas?

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Dado do jogo

Quadro numérico

Propósito: Formar valores utilizando a relação entre as ordens que formam os números e realizar a leitura e escrita dos números.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Organize a turma em grupos produtivos de 4 alunos.

Entregue a cada grupo uma folha com a tabela a ser preenchida, palitos, elásticos, 2 dados e 2 caixas nomeadas AMARRADINHOS E SOLTOS.

Na primeira rodada cada criança deve jogar os 2 dados e pegar a quantidade de palitos correspondente ao valor sorteado. Caso não complete 10 palitos deverá colocar todos os palitos na caixa de SOLTOS. Ao completar 10 palitos deve amarrá-los com o elástico e colocar na caixa de AMARRADINHOS. O restante dos palitos deve continuar na caixa dos SOLTOS.

Quando o segundo aluno jogar os dados também deverá pegar a quantidade de palitos correspondente e juntar com os palitos do primeiro aluno continuando a formar os grupos de 10 palitos. E assim com o terceiro e quarto alunos. Ao final da primeira rodada, quando os 4 alunos tiverem feito suas jogadas, deverão registrar na tabela a quantidade total de palitos que juntaram.

É importante que os alunos percebam que quando juntarem 10 amarradinhos formaram 1 centena, que os amarradinhos são as dezenas e que os soltos são as unidades. Terminadas as três rodadas os alunos devem registrar o total de palitos que juntaram. Em todas as rodadas e ao final os alunos devem registrar o número de palitos por extenso também na tabela.

Ao circular pela sala enquanto os alunos jogam faça intervenções perguntando aos alunos:

  • O que significa a caixa dos SOLTOS?
  • E a caixa dos AMARRADINHOS?
  • Por que vocês acham que estão agrupando os palitos de 10 em 10?
  • Como vocês farão para achar o total de palitos depois das 3 rodadas?

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Propósito: Formar valores utilizando a relação entre as ordens que formam os números e realizar a leitura e escrita dos números.

Dado do jogo

Quadro numérico

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação:

Converse com a turma sobre a equivalência entre os amarradinhos e os palitos soltos, pergunte novamente “O que significa cada amarradinho? E os palitos soltos?”

Atente também para a forma de registrar a quantidade utilizando algarismos e por extenso.

É conveniente montar com a turma um cartaz com os números escritos com algarismos e por extenso para consultar em outros momentos e se apropriarem da forma correta de escrevê-los.

Discuta com a turma:

  • Quando temos 10 amarradinhos, o que formamos?

Propósito: Socializar as estratégias utilizadas para formação dos números, leitura e escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Peça para que algumas crianças leiam o texto e promova a reflexão sobre o conteúdo.

Pergunte: “Quem quer contar o que entendeu?” “Quem quer complementar a fala ou dizer algo diferente?”

Propósito: Fazer o encerramento da aula e o fechamento das aprendizagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Pedir que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixar que discutam com um colega suas soluções e modos de representar os valores solicitados.

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números e percebam o número formado (para imprimir as fichas clique aqui.

Discuta com a turma:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano