Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Formação, leitura e escrita de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena);
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal, jogo dos amarradinhos.
Recursos necessários
- Lápis, borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
- Impressão dado;
- 2 caixas semelhantes às de sapato identificadas: AMARRADINHOS, SOLTOS.
Tempo estimado: 2 minutos
Orientações para o professor:
- Leia com a turma o objetivo da aula. Para refletir sobre o significado, questione “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
- Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
- Ouça as respostas das crianças e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação:
Os alunos devem estar organizados em grupos.
Retomar o trabalho com a formação das dezenas e centenas.
Propósito: Formar valores e estabelecer relação entre os valores delas.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação:
Organize a turma em grupos produtivos de 4 alunos.
Entregue a cada grupo uma folha com a tabela a ser preenchida, palitos, elásticos, 2 dados e 2 caixas nomeadas AMARRADINHOS E SOLTOS.
Na primeira rodada cada criança deve jogar os 2 dados e pegar a quantidade de palitos correspondente ao valor sorteado. Caso não complete 10 palitos deverá colocar todos os palitos na caixa de SOLTOS. Ao completar 10 palitos deve amarrá-los com o elástico e colocar na caixa de AMARRADINHOS. O restante dos palitos deve continuar na caixa dos SOLTOS.
Quando o segundo aluno jogar os dados também deverá pegar a quantidade de palitos correspondente e juntar com os palitos do primeiro aluno continuando a formar os grupos de 10 palitos. E assim com o terceiro e quarto alunos. Ao final da primeira rodada, quando os 4 alunos tiverem feito suas jogadas, deverão registrar na tabela a quantidade total de palitos que juntaram.
É importante que os alunos percebam que quando juntarem 10 amarradinhos formaram 1 centena, que os amarradinhos são as dezenas e que os soltos são as unidades. Terminadas as três rodadas os alunos devem registrar o total de palitos que juntaram. Em todas as rodadas e ao final os alunos devem registrar o número de palitos por extenso também na tabela.
Ao circular pela sala enquanto os alunos jogam faça intervenções perguntando aos alunos:
- O que significa a caixa dos SOLTOS?
- E a caixa dos AMARRADINHOS?
- Por que vocês acham que estão agrupando os palitos de 10 em 10?
- Como vocês farão para achar o total de palitos depois das 3 rodadas?
Propósito: Formar valores utilizando a relação entre as ordens que formam os números e realizar a leitura e escrita dos números.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação:
Organize a turma em grupos produtivos de 4 alunos.
Entregue a cada grupo uma folha com a tabela a ser preenchida, palitos, elásticos, 2 dados e 2 caixas nomeadas AMARRADINHOS E SOLTOS.
Na primeira rodada cada criança deve jogar os 2 dados e pegar a quantidade de palitos correspondente ao valor sorteado. Caso não complete 10 palitos deverá colocar todos os palitos na caixa de SOLTOS. Ao completar 10 palitos deve amarrá-los com o elástico e colocar na caixa de AMARRADINHOS. O restante dos palitos deve continuar na caixa dos SOLTOS.
Quando o segundo aluno jogar os dados também deverá pegar a quantidade de palitos correspondente e juntar com os palitos do primeiro aluno continuando a formar os grupos de 10 palitos. E assim com o terceiro e quarto alunos. Ao final da primeira rodada, quando os 4 alunos tiverem feito suas jogadas, deverão registrar na tabela a quantidade total de palitos que juntaram.
É importante que os alunos percebam que quando juntarem 10 amarradinhos formaram 1 centena, que os amarradinhos são as dezenas e que os soltos são as unidades. Terminadas as três rodadas os alunos devem registrar o total de palitos que juntaram. Em todas as rodadas e ao final os alunos devem registrar o número de palitos por extenso também na tabela.
Ao circular pela sala enquanto os alunos jogam faça intervenções perguntando aos alunos:
- O que significa a caixa dos SOLTOS?
- E a caixa dos AMARRADINHOS?
- Por que vocês acham que estão agrupando os palitos de 10 em 10?
- Como vocês farão para achar o total de palitos depois das 3 rodadas?
Propósito: Formar valores utilizando a relação entre as ordens que formam os números e realizar a leitura e escrita dos números.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação:
Converse com a turma sobre a equivalência entre os amarradinhos e os palitos soltos, pergunte novamente “O que significa cada amarradinho? E os palitos soltos?”
Atente também para a forma de registrar a quantidade utilizando algarismos e por extenso.
É conveniente montar com a turma um cartaz com os números escritos com algarismos e por extenso para consultar em outros momentos e se apropriarem da forma correta de escrevê-los.
Discuta com a turma:
- Quando temos 10 amarradinhos, o que formamos?
Propósito: Socializar as estratégias utilizadas para formação dos números, leitura e escrita.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Peça para que algumas crianças leiam o texto e promova a reflexão sobre o conteúdo.
Pergunte: “Quem quer contar o que entendeu?” “Quem quer complementar a fala ou dizer algo diferente?”
Propósito: Fazer o encerramento da aula e o fechamento das aprendizagens.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Pedir que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixar que discutam com um colega suas soluções e modos de representar os valores solicitados.
Resolução da atividade complementar
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números e percebam o número formado (para imprimir as fichas clique aqui.
Discuta com a turma: