10410
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Fichas sobrepostas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).



Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, fichas sobrepostas.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
  • Fichas sobrepostas impressas.

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula e reflita sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
  • Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”
  • As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que decompor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (234 = 200 + 30 + 4) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
  • Assim, já é possível coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Realize a atividade oralmente com a turma.

Motive os alunos a exporem suas estratégias de resolução e principalmente dê ênfase à justificativa da mudança de 2 para 3 dezenas devido a quando juntam 8 com 5 obtém 13 que é mais de uma dezena (10).

Discuta com a turma:

  • Quantas unidades representam 2 dezenas?
  • Ao final do mês de março, quantos alunos o professor tinha?
  • E ao final do mês de abril?
  • Quantas dezenas têm agora na quantidade final de alunos?
  • Por que passou de 2 dezenas para 3 dezenas?

Propósito: Retomar a formação das dezenas e centenas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios.

Distribua um jogo de fichas para cada grupo. As fichas devem ser impressas previamente.

Deixe que as crianças manuseiem as fichas livremente para familiarização com o material (por aproximadamente 2 minutos).

Pergunte: “O que é possível perceber ao manusear as fichas?”, “Por que existem fichas com cores diferentes?”

Deixe que falem sobre suas impressões, leve-os a perceber que as fichas amarelas são as unidades, que as fichas rosa são as dezenas e as fichas azuis são as centenas; que ao sobrepor as fichas, podemos formar números de até três ordens.

Explique que devemos sobrepor as fichas colocando a ficha amarela sobre a unidade da ficha rosa ou da azul. Assim, se colocar a ficha 2 sobre a unidade da ficha 200, formará o número 202.

Peça que formem alguns números com as fichas: um aluno da dupla fala um valor e o outro deve formá-lo. Pergunte, por exemplo: “Com as fichas 300, 50 e a ficha 4 podemos formar qual valor?”

Discuta com a turma:

  • Podemos formar números de até quantas ordens? (Até 3 ordens: centena, dezena e unidade)
  • Podemos formar qualquer número com essas fichas? (Sim, todos os números de até 3 ordens)

Propósito: Ler e escrever números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Fichas sobrepostas

Quadro numérico

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios.

Distribua um jogo de fichas para cada grupo. As fichas devem ser impressas previamente.

Deixe que as crianças manuseiem as fichas livremente para familiarização com o material (por aproximadamente 2 minutos).

Pergunte: “O que é possível perceber ao manusear as fichas?”, “Por que existem fichas com cores diferentes?”

Deixe que falem sobre suas impressões, leve-os a perceber que as fichas amarelas são as unidades, que as fichas rosa são as dezenas e as fichas azuis são as centenas; que ao sobrepor as fichas, podemos formar números de até três ordens.

Explique que devemos sobrepor as fichas colocando a ficha amarela sobre a unidade da ficha rosa ou da azul. Assim, se colocar a ficha 2 sobre a unidade da ficha 200, formará o número 202.

Peça que formem alguns números com as fichas: um aluno da dupla fala um valor e o outro deve formá-lo. Pergunte, por exemplo: “Com as fichas 300, 50 e a ficha 4 podemos formar qual valor?”

Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para imprimir a atividade com as respostas, clique aqui.

Veja outras orientações no guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Podemos formar números de até quantas ordens? (Até 3 ordens: centena, dezena e unidade)
  • Podemos formar qualquer número com essas fichas? (Sim, todos os números de até 3 ordens)

Propósito: Ler e escrever números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: S

Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolver a situação proposta.

Peça que utilizem as fichas em todas as atividades.

Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta. Por exemplo, ao juntar as fichas, o aluno coloca a ficha rosa, sobre a ficha amarela. Você pode perguntar: “É possível ver o valor da ficha que ficou embaixo? Então como você deve fazer para que as todas as fichas fiquem visíveis e os valores delas também?”

Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para imprimir a atividade com as respostas, clique aqui.

Veja outras orientações no guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O uso das fichas sobrepostas facilita o processo de compor e decompor os valores? Por quê?
  • Qual a importância do zero nas fichas? Se ele representa a ausência de valor, poderia deixar nas fichas apenas os algarismos que representam uma quantidade? (Não, pois o zero na ordem das unidades, por exemplo, representa que nessa ordem não há quantidade. Nesse caso teríamos uma dezena inteira, como no caso do 30, 70, 80…)

Propósito: Realizar a leitura e escrita de números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Convide as crianças para mostrar como fizeram, podem fazer registro no quadro. Peça à turma que valide as respostas, que manifeste se concordam ou não e por quê.

Dê uma atenção especial para a escrita dos números. Chame a atenção para seiscentos, por exemplo, diga que todos os números que têm cento no nome estão se referindo à centena, portanto devem ser escritos com a letra c.

Este é um bom momento para construir coletivamente um cartaz com a escrita correta dos nomes dos números: liste os números de 1 a 10 com a grafia á frente de cada um deles, depois registre os nomes das dezenas exatas (com algarismos e por extenso), em seguida as centenas inteiras. Deixe o cartaz fixado no mural para consulta ao longo do ano.

Conversem sobre a formação dos números, sobrepondo as fichas.

Discuta com a turma:

  • As fichas facilitam a formação dos números? Como fazer para não cometer o mesmo erro que Mário, na atividade principal?
  • Quando um algarismo ocupa uma posição diferente no número o que significa?

Propósito: Perceber o das fichas sobrepostas como ferramenta de aprendizagem e socializar e discutir as soluções encontradas para a atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação:

Peça a alguns alunos que leiam o texto e pergunte se concordam com a escrita, se querem acrescentar algo.

Propósito: Fazer o fechamento da aula, valorizando o uso das fichas sobrepostas para ajudar a compreender a escrita dos números.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

Peça que resolvam individualmente, depois comparem suas produções e estratégias.

Faça a correção coletiva da atividade, com participação ativa das crianças: convide-as para mostrar como fizeram e peça à turma para validar!

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, no valor de cada algarismo que compõe os números, utilizando as ordens do sistema de numeração decimal.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula e reflita sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
  • Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”
  • As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que decompor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (234 = 200 + 30 + 4) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
  • Assim, já é possível coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).



Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, fichas sobrepostas.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
  • Fichas sobrepostas impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Realize a atividade oralmente com a turma.

Motive os alunos a exporem suas estratégias de resolução e principalmente dê ênfase à justificativa da mudança de 2 para 3 dezenas devido a quando juntam 8 com 5 obtém 13 que é mais de uma dezena (10).

Discuta com a turma:

  • Quantas unidades representam 2 dezenas?
  • Ao final do mês de março, quantos alunos o professor tinha?
  • E ao final do mês de abril?
  • Quantas dezenas têm agora na quantidade final de alunos?
  • Por que passou de 2 dezenas para 3 dezenas?

Propósito: Retomar a formação das dezenas e centenas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios.

Distribua um jogo de fichas para cada grupo. As fichas devem ser impressas previamente.

Deixe que as crianças manuseiem as fichas livremente para familiarização com o material (por aproximadamente 2 minutos).

Pergunte: “O que é possível perceber ao manusear as fichas?”, “Por que existem fichas com cores diferentes?”

Deixe que falem sobre suas impressões, leve-os a perceber que as fichas amarelas são as unidades, que as fichas rosa são as dezenas e as fichas azuis são as centenas; que ao sobrepor as fichas, podemos formar números de até três ordens.

Explique que devemos sobrepor as fichas colocando a ficha amarela sobre a unidade da ficha rosa ou da azul. Assim, se colocar a ficha 2 sobre a unidade da ficha 200, formará o número 202.

Peça que formem alguns números com as fichas: um aluno da dupla fala um valor e o outro deve formá-lo. Pergunte, por exemplo: “Com as fichas 300, 50 e a ficha 4 podemos formar qual valor?”

Discuta com a turma:

  • Podemos formar números de até quantas ordens? (Até 3 ordens: centena, dezena e unidade)
  • Podemos formar qualquer número com essas fichas? (Sim, todos os números de até 3 ordens)

Propósito: Ler e escrever números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Fichas sobrepostas

Quadro numérico

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas ou trios.

Distribua um jogo de fichas para cada grupo. As fichas devem ser impressas previamente.

Deixe que as crianças manuseiem as fichas livremente para familiarização com o material (por aproximadamente 2 minutos).

Pergunte: “O que é possível perceber ao manusear as fichas?”, “Por que existem fichas com cores diferentes?”

Deixe que falem sobre suas impressões, leve-os a perceber que as fichas amarelas são as unidades, que as fichas rosa são as dezenas e as fichas azuis são as centenas; que ao sobrepor as fichas, podemos formar números de até três ordens.

Explique que devemos sobrepor as fichas colocando a ficha amarela sobre a unidade da ficha rosa ou da azul. Assim, se colocar a ficha 2 sobre a unidade da ficha 200, formará o número 202.

Peça que formem alguns números com as fichas: um aluno da dupla fala um valor e o outro deve formá-lo. Pergunte, por exemplo: “Com as fichas 300, 50 e a ficha 4 podemos formar qual valor?”

Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para imprimir a atividade com as respostas, clique aqui.

Veja outras orientações no guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Podemos formar números de até quantas ordens? (Até 3 ordens: centena, dezena e unidade)
  • Podemos formar qualquer número com essas fichas? (Sim, todos os números de até 3 ordens)

Propósito: Ler e escrever números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: S

Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolver a situação proposta.

Peça que utilizem as fichas em todas as atividades.

Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta. Por exemplo, ao juntar as fichas, o aluno coloca a ficha rosa, sobre a ficha amarela. Você pode perguntar: “É possível ver o valor da ficha que ficou embaixo? Então como você deve fazer para que as todas as fichas fiquem visíveis e os valores delas também?”

Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para imprimir a atividade com as respostas, clique aqui.

Veja outras orientações no guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O uso das fichas sobrepostas facilita o processo de compor e decompor os valores? Por quê?
  • Qual a importância do zero nas fichas? Se ele representa a ausência de valor, poderia deixar nas fichas apenas os algarismos que representam uma quantidade? (Não, pois o zero na ordem das unidades, por exemplo, representa que nessa ordem não há quantidade. Nesse caso teríamos uma dezena inteira, como no caso do 30, 70, 80…)

Propósito: Realizar a leitura e escrita de números de até 3 ordens com o uso das fichas sobrepostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Convide as crianças para mostrar como fizeram, podem fazer registro no quadro. Peça à turma que valide as respostas, que manifeste se concordam ou não e por quê.

Dê uma atenção especial para a escrita dos números. Chame a atenção para seiscentos, por exemplo, diga que todos os números que têm cento no nome estão se referindo à centena, portanto devem ser escritos com a letra c.

Este é um bom momento para construir coletivamente um cartaz com a escrita correta dos nomes dos números: liste os números de 1 a 10 com a grafia á frente de cada um deles, depois registre os nomes das dezenas exatas (com algarismos e por extenso), em seguida as centenas inteiras. Deixe o cartaz fixado no mural para consulta ao longo do ano.

Conversem sobre a formação dos números, sobrepondo as fichas.

Discuta com a turma:

  • As fichas facilitam a formação dos números? Como fazer para não cometer o mesmo erro que Mário, na atividade principal?
  • Quando um algarismo ocupa uma posição diferente no número o que significa?

Propósito: Perceber o das fichas sobrepostas como ferramenta de aprendizagem e socializar e discutir as soluções encontradas para a atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação:

Peça a alguns alunos que leiam o texto e pergunte se concordam com a escrita, se querem acrescentar algo.

Propósito: Fazer o fechamento da aula, valorizando o uso das fichas sobrepostas para ajudar a compreender a escrita dos números.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

Peça que resolvam individualmente, depois comparem suas produções e estratégias.

Faça a correção coletiva da atividade, com participação ativa das crianças: convide-as para mostrar como fizeram e peça à turma para validar!

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na formação dos números, no valor de cada algarismo que compõe os números, utilizando as ordens do sistema de numeração decimal.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano