10408
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Acrescentando quantidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.

Conceito-chave

Acréscimo de quantidades  por meio de situações - problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
  • Material Dourado;
  • Tampinhas;
  • Lápis e borracha;
  • EVA (placa emborrachada) para confeccionar os círculos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento.

Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Sugestão: usar tampinhas.

Propósito: Manipular objetos fazendo acréscimos.

Discuta com a turma:

  • Coloquem sobre a carteira 10 tampinhas. Agora, acrescentem 5 tampinhas. Quantas tampinhas ficaram?
  • Acrescentem 3 tampinhas as que ficaram, quantas tampinhas têm agora?
  • Quando vocês acrescentam quantidades o que acontece com a quantidade anterior?
  • Ao todo quantas tampinhas foram acrescentadas?

Professor se achar necessário, siga fazendo as explorações com a ideia de acrescentar.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Projete este slide ou confeccione círculos com E V A(placas emborrachadas), representando os modelos do slide, um círculo amarelo com o número 21, um círculo vermelho com o número 16, um círculo azul com o número 34 e um círculo cinza com o número 57, e fixe no quadro os círculos para visualização da turma .

Organize a turma em duplas e entregue para cada um uma tabela com a atividade. Para realizá-la, os alunos deverão acrescentar (somar) as quantidades que estão representadas em cada círculo ao numeral que está na 1ª coluna da tabela. Para isso, eles terão que recorrer ao slide ou aos círculos que estarão no quadro para saberem as quantidades de cada círculo de acordo com a cor solicitada na coluna do meio da tabela. Ao realizarem o acréscimo (somas) das quantidades no caderno, haverá em algumas situações mais de uma quantidade para serem somadas, e estas somas serão feitas pelos alunos com estratégias pessoais de cada um, que ao concluírem, colocarão o resultado na última coluna da tabela. Enquanto os alunos vão resolvendo o professor deve circular pela sala fazendo intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo com determinada estratégia. Após, cada dupla conversará sobre a estratégia que utilizaram/escolheram para fazerem os acréscimos das quantidades.

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades.

Discuta com a turma:

  • O que significa acrescentar quantidades?
  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
  • Quando tem mais de um círculo com quantidades diferentes por qual você começou?Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Projete este slide ou confeccione círculos com E V A(placas emborrachadas), representando os modelos do slide, um círculo amarelo com o número 21, um círculo vermelho com o número 16, um círculo azul com o número 34 e um círculo cinza com o número 57, e fixe no quadro os círculos para visualização da turma .

Organize a turma em duplas e entregue para cada um uma tabela com a atividade. Para realizá-la, os alunos deverão acrescentar (somar) as quantidades que estão representadas em cada círculo ao numeral que está na 1ª coluna da tabela. Para isso, eles terão que recorrer ao slide ou aos círculos que estarão no quadro para saberem as quantidades de cada círculo de acordo com a cor solicitada na coluna do meio da tabela. Ao realizarem o acréscimo (somas) das quantidades no caderno, haverá em algumas situações mais de uma quantidade para serem somadas, e estas somas serão feitas pelos alunos com estratégias pessoais de cada um, que ao concluírem, colocarão o resultado na última coluna da tabela. Enquanto os alunos vão resolvendo o professor deve circular pela sala fazendo intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo com determinada estratégia. Após, cada dupla conversará sobre a estratégia que utilizaram/escolheram para fazerem os acréscimos das quantidades.

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades.

Discuta com a turma:

  • O que significa acrescentar quantidades?
  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
  • Quando tem mais de um círculo com quantidades diferentes por qual você começou?Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 6 e 7 )

Orientação: Solicite que os alunos socializem as estratégias utilizadas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para resolver a atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?
  • Por que vocês escolheram essa estratégia? Teria outra?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 6 e 7 )

Orientação: Solicite que os alunos socializem as estratégias utilizadas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para resolver a atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?
  • Por que vocês escolheram essa estratégia? Teria outra?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de acrescentar como significado da adição. Faça perguntas orais como: Eu tenho 20 acrescentei 10, quanto fiquei? Acrescentei 15 reais aos 5 reais que já tinha, quanto fiquei? Retome que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua.

Propósito: Garantir que os alunos ao se depararem com uma situação-problema com a ideia de acrescentar identifiquem que ela está relacionada ao cálculo de adição.

Discuta com a turma:

  • Quando acrescentamos quantidades a quantidades já existentes, o que acontece com a quantidade inicial?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de acrescentar está relacionado com a adição. E solicite que os alunos registrem o conceito matemático apresentado no slide.

Propósito: Consolidar o significado de acrescentar na adição.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre acrescentar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Relacionar o significado de acrescentar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas que a solicita.

Conceito-chave

Acréscimo de quantidades  por meio de situações - problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para serem coladas no caderno;
  • Material Dourado;
  • Tampinhas;
  • Lápis e borracha;
  • EVA (placa emborrachada) para confeccionar os círculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Deixe a turma realizar individualmente o aquecimento.

Ofereça materiais manipuláveis como: botão, tampinha, cubinho do Material Dourado, clips ou outro que esteja acessível para o professor ou para os alunos como os lápis dos próprios alunos. Sugestão: usar tampinhas.

Propósito: Manipular objetos fazendo acréscimos.

Discuta com a turma:

  • Coloquem sobre a carteira 10 tampinhas. Agora, acrescentem 5 tampinhas. Quantas tampinhas ficaram?
  • Acrescentem 3 tampinhas as que ficaram, quantas tampinhas têm agora?
  • Quando vocês acrescentam quantidades o que acontece com a quantidade anterior?
  • Ao todo quantas tampinhas foram acrescentadas?

Professor se achar necessário, siga fazendo as explorações com a ideia de acrescentar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Projete este slide ou confeccione círculos com E V A(placas emborrachadas), representando os modelos do slide, um círculo amarelo com o número 21, um círculo vermelho com o número 16, um círculo azul com o número 34 e um círculo cinza com o número 57, e fixe no quadro os círculos para visualização da turma .

Organize a turma em duplas e entregue para cada um uma tabela com a atividade. Para realizá-la, os alunos deverão acrescentar (somar) as quantidades que estão representadas em cada círculo ao numeral que está na 1ª coluna da tabela. Para isso, eles terão que recorrer ao slide ou aos círculos que estarão no quadro para saberem as quantidades de cada círculo de acordo com a cor solicitada na coluna do meio da tabela. Ao realizarem o acréscimo (somas) das quantidades no caderno, haverá em algumas situações mais de uma quantidade para serem somadas, e estas somas serão feitas pelos alunos com estratégias pessoais de cada um, que ao concluírem, colocarão o resultado na última coluna da tabela. Enquanto os alunos vão resolvendo o professor deve circular pela sala fazendo intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo com determinada estratégia. Após, cada dupla conversará sobre a estratégia que utilizaram/escolheram para fazerem os acréscimos das quantidades.

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades.

Discuta com a turma:

  • O que significa acrescentar quantidades?
  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
  • Quando tem mais de um círculo com quantidades diferentes por qual você começou?Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Projete este slide ou confeccione círculos com E V A(placas emborrachadas), representando os modelos do slide, um círculo amarelo com o número 21, um círculo vermelho com o número 16, um círculo azul com o número 34 e um círculo cinza com o número 57, e fixe no quadro os círculos para visualização da turma .

Organize a turma em duplas e entregue para cada um uma tabela com a atividade. Para realizá-la, os alunos deverão acrescentar (somar) as quantidades que estão representadas em cada círculo ao numeral que está na 1ª coluna da tabela. Para isso, eles terão que recorrer ao slide ou aos círculos que estarão no quadro para saberem as quantidades de cada círculo de acordo com a cor solicitada na coluna do meio da tabela. Ao realizarem o acréscimo (somas) das quantidades no caderno, haverá em algumas situações mais de uma quantidade para serem somadas, e estas somas serão feitas pelos alunos com estratégias pessoais de cada um, que ao concluírem, colocarão o resultado na última coluna da tabela. Enquanto os alunos vão resolvendo o professor deve circular pela sala fazendo intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo com determinada estratégia. Após, cada dupla conversará sobre a estratégia que utilizaram/escolheram para fazerem os acréscimos das quantidades.

Propósito: Trabalhar o significado de acrescentar quantidades.

Discuta com a turma:

  • O que significa acrescentar quantidades?
  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
  • Quando tem mais de um círculo com quantidades diferentes por qual você começou?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 6 e 7 )

Orientação: Solicite que os alunos socializem as estratégias utilizadas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para resolver a atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?
  • Por que vocês escolheram essa estratégia? Teria outra?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 6 e 7 )

Orientação: Solicite que os alunos socializem as estratégias utilizadas. Convide uma dupla por vez para compartilhar as estratégias que utilizaram para resolver a atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram o cálculo para chegar ao resultado do FIQUEI?
  • Por que vocês escolheram essa estratégia? Teria outra?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Garanta que a turma consolidou a ideia de acrescentar como significado da adição. Faça perguntas orais como: Eu tenho 20 acrescentei 10, quanto fiquei? Acrescentei 15 reais aos 5 reais que já tinha, quanto fiquei? Retome que ao acrescentar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua.

Propósito: Garantir que os alunos ao se depararem com uma situação-problema com a ideia de acrescentar identifiquem que ela está relacionada ao cálculo de adição.

Discuta com a turma:

  • Quando acrescentamos quantidades a quantidades já existentes, o que acontece com a quantidade inicial?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de acrescentar está relacionado com a adição. E solicite que os alunos registrem o conceito matemático apresentado no slide.

Propósito: Consolidar o significado de acrescentar na adição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre acrescentar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre acrescentar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em resolver essa situação-problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano