Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_09ALG01
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: -
Para este plano, foque nas etapas Aquecimento e Raio X.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a atividade desta etapa com os alunos. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Raio X
Professor(a), envie para os alunos os problemas propostos nesta etapa Raio X, seja em formato de texto ou compartilhando a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto o que está proposto no item “Orientações”, e solicite que os alunos enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram os problemas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, solicite aos alunos que verbalizem suas estratégias de resolução.
Discussão das soluções
Professor(a), apresente aos alunos as soluções disponíveis no documento de resolução da atividade Raio X. Sugerimos que você organize o arquivo em partes e disponibilize para os alunos. Caso você esteja interagindo com os alunos de forma síncrona, verbalize e discuta cada uma das situações.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_09ALG01
(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes