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Plano de aula - Reconhecendo igualdades para adição e subtração

POR: Juliana de Lima Gregorutti 18/09/2018
Código: MAT6_09ALG01

6º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair,multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Plano de aula de matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número, e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
  • Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade.

Recursos necessários

Lápis, papel, filipetas impressas (ou confeccionadas) e tesoura.



Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Prepare as filipetas antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Você também pode enviá-las para que os alunos recortem como tarefa de casa.

Agrupe os alunos em duplas e entregue as oito filipetas para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles organizem as filipetas por igualdades. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos. Escolha alguns e represente-os por meio de uma sentença matemática, por exemplo: 7 + 12 = 19 ou 19 = 7 + 12.

Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.

Discuta com a turma:

  • Como posso organizar as filipetas em grupos de mesmo valor?
  • Como você faria para representar essas igualdades em sentenças matemáticas?
  • Estimule o aluno representar a mesma igualdade escrita de duas maneira, por exemplo: 7 + 12 = 19 ou 19 = 7 + 12
  • Elabore outras filipetas de igualdades e peça para o seu colega representá-la por sentenças matemáticas. Ele deverá fazer o mesmo para você!

Solução:

O aluno deve relacionar as equivalência, preferencialmente utilizando a igualdade:

  • 7 + 12 = 19 ou 19 = 7 +12
  • 15 + 6 = 21 ou 21 = 15 + 6
  • 17 - 6 = 11 ou 11 = 17 - 6
  • 23 - 15 = 8 ou 8 = 23 -15

No material para impressão (ou o professor pode confeccionar com os alunos) há filipetas em branco, para que os alunos escrevam algumas equivalências para seus colegas definirem as igualdades.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Apesar de Carolina e Mariana possuírem quantidades diferentes de cards, possuem a mesma pontuação.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis pontuações dos cards? Existe apenas um valor possível para cada card?
  • O valor que atribuo ao card influência na segunda parte do problema (que trata da partilha dos cards)?
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Texto de apoio

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Apesar de Carolina e Mariana possuírem quantidades diferentes de cards, possuem a mesma pontuação. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade, e reconhecer que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis pontuações dos cards? Existe apenas um valor possível para cada card?
  • O valor que atribuo ao card influência na segunda parte do problema (que trata da partilha dos cards)?
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
  • Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
  • Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)
  • E, Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
  • Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
  • Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
  • Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
  • Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como refletimos sobre o problema, levantamos e testamos algumas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair o mesmo valor em seus dois membros.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Esses são os únicos valores possíveis para os cards? Por quê? Vide slide 8 (quando determinamos os possíveis valores dos cards).
  • Ao testarmos os valores de cada card, notamos que alguns valores invalidaram o enunciado. Por que isto aconteceu? Vide slides 9 e 10 (enfatizar a ideia da igualdade)
  • Qual é a relação entre a pontuação de Carolina e Mariana? (Enfatizar a ideia que as igualdades não se alteram ao adicionar ou subtrair o mesmo valor nos dois membros)

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que a igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair nos dois membros. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação de igualdade, e enfatize que podemos adicionar ou subtrair em seus dois membros, para que tenhamos a ideia de equivalência nas igualdade.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de adição e subtração. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de adição e subtração.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA13) Reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número, e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração.
  • Verificar que uma igualdade não se altera ao adicionar ou subtrair em seus dois membros.

Conceito-chave

Igualdade.

Recursos necessários

Lápis, papel, filipetas impressas (ou confeccionadas) e tesoura.




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