10407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Adicionando com tampinhas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_04NUM05

Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom …); Material do aluno.

Para este plano, foque nas etapas da Atividade Principal e da Discussão das soluções.

Atividade principal
A atividade principal consiste em fazer cálculos usando tampinhas de diferentes valores. Os alunos devem ter acesso ao documento da atividade principal ou aos slides 3, 4, 5, 6 7 e 8. Envie aos responsáveis ou poste na página do Google Classroom o documento com a atividade e as consignas. Explique que consultem a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas sempre que necessário. Você pode enviar a imagem do slide 5, impressa, postada no grupo de whatsApp, ou no Google Classroom para facilitar os cálculos. Se você tiver comunicação com os alunos por meio de WhatsApp, pode enviar a imagem dos slides e pedir que reproduzam em seus cadernos antes de fazerem os cálculos. Depois, após terem feito os cálculos, eles também podem enviar foto no grupo com os seus registros. Os alunos podem ter dificuldades para visualizar as diferentes formas de compor o número dado. Ajude-os a perceber que a organização espacial das tampinhas facilita essa visualização. Você pode enviar um áudio dando orientações e fazendo questionamentos que permitem uma reflexão sobre as ações que devem fazer. Encaminhe perguntas do tipo: - Você acha que organizando as tampinhas de uma maneira diferente, você consegue encontrar mais facilmente a solução do problema? - De que maneira você pode organizar as tampinhas para que consiga perceber a melhor forma de compor esse número?
O objetivo da aprendizagem é que os alunos sejam capazes de resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo. As diferentes estratégias usadas pela turma poderão ser analisadas e discutidas depois quando todos tiverem enviado seus registros dos cálculos.

Discussão das soluções
Permita que os alunos socializem e discutam as diferentes estratégias utilizadas pelos colegas para a composição dos números, utilizando tampinhas. Todas as possibilidades devem ser analisadas e valorizadas. Promova comparações observando os registros enviados pela turma para que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.
     - Há uma forma única de resolver as questões propostas? Por que?
     - Há uma forma de tornar mais fácil o cálculo mental das adições?
Espera-se que os alunos sejam capazes de perceber que se agruparem as tampinhas que têm o mesmo valor, o cálculo fica mais fácil. No entanto, outras estratégias podem e devem ser validadas. Se a discussão não for possível, procure identificar as maneiras diferentes apresentadas por eles e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa, para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo.

Encerramento
Apresente para os alunos o conteúdo do slide 10 com o encerramento da atividade. Você pode compartilhar a imagem do slide no grupo de whatsApp, ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um, ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.

Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Pode postar o documento do raio x na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa. Você pode também enviar o texto e a imagem dos slides 11 e 12 e peça que realizem em seus cadernos e depois encaminhem as respostas para você. Avalie se eles perceberam que há diferentes maneiras de pagar a compra.

Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio para a leitura das atividades.
 

 

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_04NUM05

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas