Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos), o plano dá continuidade ao anterior, intitulado “Um backup das memórias de escola”. Se no primeiro plano os estudantes relembraram memórias sobre a trajetória estudantil e registraram algumas perspectivas de futuro nos backups, neste compartilharão com os colegas as impressões sobre o exercício. Em seguida, a turma, dividida em grupos de trabalho, planejará a construção de livros de artistas coletivos, que representem artisticamente as projeções e os sentimentos coletivos em relação ao futuro. Por fim, vão tirar o planejamento do papel e realizar as produções artísticas de forma colaborativa.
Esse plano de aula faz parte da sequência “Transição para o Ensino Médio”, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as seguintes habilidades de Arte da BNCC: EF69AR01, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07 e EF69AR31. Além disso, serão trabalhados aspectos relacionados aos projetos de vida dos estudantes, igualmente presentes na BNCC. A sequência também contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4, 6 e 8.
Organização das aulas: a sugestão é que o plano seja dividido entre as duas aulas da seguinte maneira:
- 1ª aula - planejamento das obras coletivas.
- 2ª aula - execução das produções artísticas coletivas.
Você pode rearranjar as atividades ao longo das aulas de acordo com o que considerar mais adequado para o seu contexto.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano de aula mobiliza e incentiva o desenvolvimento de aspectos bastante relevantes para a Educação Empreendedora, tais como: autoconfiança, autoestima, estabelecimento de metas, planejamento, trabalho e grupo, escuta ativa e criatividade. Estimula, de forma direta, o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, ao convidá-los a projetarem sonhos, interesses e necessidades, e a refletirem sobre como aprendizagens e competências podem ajudá-los a concretizar os próprios projetos pessoais.
Materiais necessários: de acordo com o que for definido pelos grupos de trabalho nos planejamentos para a construção das obras.
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: faça o acolhimento da turma. Inicie comentando que será dada continuidade à aula anterior e que, por isso, os estudantes complementarão os backups a partir de uma dinâmica que buscará apoiá-los no desenvolvimento da autoestima. Em seguida, faça a apresentação do percurso das duas próximas aulas. Dessa forma, a turma realizará as ações de maneira mais intencional e significativa.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: em uma roda de conversas, peça que os estudantes compartilhem o que acharam da produção dos backups na aula anterior. O intuito desse momento é fazer uma breve avaliação, promover uma retomada sobre o assunto e aquecer a turma para a próxima etapa. Algumas questões podem pautar essa conversa, como:
- O que sentiram durante a elaboração de seus backups?
- Descobriram algo novo sobre vocês nesse processo? O quê?
- Identificaram algum novo significado aos acontecimentos de suas vidas de estudantes?
- Como foi produzir um livro de artista?
- Por que você fez determinadas escolhas para seu livro de artista? Como escolheu o formato, o tamanho, as técnicas que iria utilizar etc.?
- Acha que essas escolhas têm a ver com a maneira que gostaria de compartilhar as suas lembranças? Por quê?
- Se você fosse fazer outro livro de artista sobre lembranças, como ele seria?
Não deixe de registrar no quadro aqueles aspectos que considerar mais interessantes nas falas, sejam eles recorrentes, como aspectos que podem apontar para um sentimento comum sobre como enxergam a vida de estudantes e o próprio futuro, sejam contraditórios. Essas visões serão úteis mais adiante. Incentive reflexões sobre o processo de produção do livro de artista e de que maneira essa produção colabora para o resgate e compartilhamento das lembranças do Ensino Fundamental.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: a próxima etapa desse plano de aula consiste no planejamento de um livro de artista colaborativo, que abrigue projeções para o futuro dos estudantes.
Explique que a turma, dividida em grupos, será desafiada a criar novos livros de artista, porém, dessa vez, coletivos. A ideia é que os livros contemplem as projeções que têm para o futuro, a partir das semelhanças e diferenças entre as visões. Para isso, é importante que relembrem as lembranças, os debates e a produção do plano anterior sobre as memórias do Ensino Fundamental. Essa retomada impulsionará os estudantes a pensarem nos próprios projetos de vida e fazerem projeções para o futuro.
Após alguns minutos de reflexões e conversas, cada grupo deverá definir como será o livro de artista que desenvolverá e como representará tais aspectos nesse livro. Em seguida, colocarão a mão na massa para construírem as produções e deixá-las prontas para serem compartilhadas com os colegas de outras turmas, no mesmo local em que ficaram os livros produzidos na aula anterior.
Para esse processo, indicamos o seguinte passo a passo:
1. Apresentação do desafio para a turma.
2. Organização da turma em grupos de trabalho (a sugestão é que cada grupo tenha cerca de sete alunos).
3. A partir da questão “De tudo aquilo que discutimos, o que mais gostaríamos de representar na obra coletiva?”, cada grupo faz uma filtragem das informações e identifica os sentimentos que deseja expressar na obra.
4. Os grupos definem as características do livro que farão: formato, tamanho, cores, disposição de conteúdos etc. Também deverão definir como será feita a produção em grupo: cada um fará uma parte? Todos ajudarão em todas as etapas? Cada um ficará responsável por determinada tarefa?
5. Os grupos fazem o levantamento dos materiais necessários para construir as obras e planejam como conseguirão esses materiais. Para isso, além das preferências dos estudantes e do modo como pretendem se expressar, é importante que levem em conta o tempo disponível para essa construção , assim como os recursos disponíveis na escola ou em casa.
O processo de tomada de decisão sobre como será o livro do grupo é um elemento central para conectar a atividade à Educação Empreendedora. Será o momento de expressarem as próprias visões, proporem alternativas às proposições dos colegas a partir de argumentos consistentes e negociarem com os demais integrantes do grupo no intuito de construírem uma obra comum – além, é claro, de ser uma possibilidade de desenvolver competências importantes, como a criatividade.
Outros dois aspectos da Educação Empreendedora fortemente trabalhados nessa etapa são o protagonismo e a capacidade de organizar recursos. Planejar o tempo de trabalho, antever os recursos que serão utilizados e como consegui-los (na escola, em casa ou com conhecidos na comunidade) serão tarefas dos grupos. Em outras circunstâncias, é provável que essas preocupações recaíssem sobre o os professores, mas, nesse caso, tornam-se responsabilidade dos próprios alunos.
Acompanhe os processos de planejamento dos grupos e busque apoiá-los nas dúvidas e incertezas que tiverem, sempre na perspectiva de ajudá-los a encontrarem um caminho, em vez de entregar soluções prontas.
Além disso, busque compartilhar com os estudantes outras referências de livros de artista que sirvam como inspiração para que construam as obras. Estimule que pesquisem por outras referências complementares. Também pode ser interessante mostrar a eles outras obras de arte feitas coletivamente, para que percebam que o processo criativo também pode ser colaborativo.
Para você saber mais:
- O livro de artista: a criação da mudança e a expansão de dois mundos. Fonte: Carta Capital. Disponível em: https://biblioo.cartacapital.com.br/o-livro-de-artista-a-criacao-da-mudanca-e-a-expansao-de-dois-mundos/ Acesso em: 12-mai-2020.
- Livros de artista. Fonte: Enredo Cultural. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zw-CKgsqstI Acesso em: 13-mai-2020.
- Livros de artista na Coleção Itaú Cultural. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Lo_bvfx8MjQ Acesso em: 12-mai-2020..
- Acervos: grupos, coletivos e conjuntos de procedimentos. Fonte: Revista Select. Disponível em: https://www.select.art.br/acervos-grupos-coletivos-e-conjuntos-de-procedimentos/ Acesso em: 13-mai-2020.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: para encerrar a primeira aula desse plano, cheque com os estudantes o que esperam do próximo encontro e do trabalho que vão desenvolver. Algumas questões que podem pautar essa conversa são:
- Quais são as expectativas de vocês para a próxima aula?
- Acreditam que a obra do grupo vai projetar as visões que vocês têm sobre o futuro?
- Se não, como podem adaptar a proposta do grupo para deixá-la mais próxima ao que a atividade propõe?
- O grupo ainda precisa fazer algum ajuste no planejamento da obra? Se sim, como estão se organizando para isso?
- Vocês precisarão trazer algum material de casa para construir suas obras? Se sim, como vão se planejar para isso?
Não deixe de reforçar a importância de que todos os grupos retornem na aula seguinte com os planejamentos finalizados e os materiais de casa que serão necessários para a elaboração da obra.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: no início da segunda aula desse plano, retome com os grupos de trabalho os planejamentos feitos anteriormente. Solicite que façam combinados relativos à participação de todos no momento de produção da obra e organizem os materiais que serão utilizados.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 42 minutos
Orientações: nessa etapa, os estudantes dedicam-se à construção dos livros de artistas coletivos. Para que exercitem a autonomia diante da tarefa, estimule que se organizem de forma eficiente para realizarem tudo aquilo que foi planejado. Colaboração, criatividade, imaginação e o exercício de liderar e ser liderado são aspectos que dialogam fortemente com a Educação Empreendedora. Por isso, uma sugestão para combinar essas competências é eleger um líder por grupo para coordenar a tarefa. Os líderes serão responsáveis por cuidar do tempo, garantir que o planejamento seja cumprido, motivar os colegas e apoiar a resolução de eventuais conflitos.
Acompanhe a turma de perto e contribua para solucionar dúvidas e desafios que eventualmente apareçam. Circule pela sala durante as produções artísticas, sempre conversando e ouvindo possíveis dificuldades e queixas dos estudantes. Relembre-os de que não é apenas a beleza que importa em um trabalho artístico, mas também outros aspectos, como o conceito, a ideia, a crítica e a criatividade. Incentive-os sempre a agirem colaborativamente e a perceberem que, para um processo de criação coletivo acontecer, é preciso escutar e compartilhar opiniões com respeito.
Se achar interessante, desafie-os a criarem diálogos entre as obras dos grupos ou entre as obras coletivas e individuais, que realizaram anteriormente. Pensar em uma obra como complementar a outra pode ser interessante para estimular a criatividade, o pensamento artístico e crítico.
Materiais necessários: de acordo com o que foi definido pela turma no plano de aula anterior.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: com as obras finalizadas, organize os estudantes em uma roda de conversas para um momento avaliativo. Algumas questões podem pautar esse momento, como:
- O que acharam das obras produzidas pela turma?
- Elas expressam os sentimentos e aspectos do futuro que vocês queriam? Como elas fazem isso?
- Como foi trabalhar colaborativamente em grupo? Quais foram os pontos mais positivos e os mais desafiadores desse processo?
- Como foi experimentar uma dinâmica de lideranças e liderados no contexto da atividade?”
Para encerrar o encontro, organizem as obras coletivas juntamente com as individuais. Assim, todas ficarão disponíveis para consultas de todos na escola. Incentive que os próprios estudantes convidem colegas de outras turmas a consultarem os trabalhos que fizeram.