Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carla Cabrero
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de área: Beatriz Calil
Habilidade da BNCC:
(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.
(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.
(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Objetivos específicos:
Refletir e conversar sobre o significado da escola na vida de cada estudante e realizar um jogo teatral de improviso a partir das reflexões.
Componentes:
Língua Portuguesa.
Materiais Necessários:
Projetor ou TV para apresentação da aula e cadernos dos estudantes. Caso não seja possível a utilização desses recursos, adapte à sua realidade.
Código: EDE2_10UND01
(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes