19286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Desenvolvendo os aplicativos para solucionar problemas na escola

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Desenvolver um protótipo de aplicativo a fim de solucionar ou minimizar os efeitos de um problema previamente escolhido pelos alunos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carolina Alecrim

Mentor: Samuel Andrade

Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade

Habilidade da BNCC:

(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

(EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

 

Objetivos específicos:

Desenvolver um protótipo de aplicativo a fim de solucionar ou minimizar os efeitos de um problema previamente escolhido pelos alunos.

 

Componentes:

Língua Portuguesa.

 

Materiais Necessários:

Para o desenvolvimento off-line: lápis, canetinha, cola, cartolina, papel kraft ou cartão, lápis de cor, giz de cera. Para o desenvolvimento equipamentos digitais: notebooks, chromebooks, tablets ou celulares com programas para fazer aplicativo (seguem algumas sugestões) e conexão com a internet.
https://fabricadeaplicativos.com.br/
https://www.easyeasyapps.net/
https://webrobotapps.com/
https://pt.appypie.com/

Caso não seja possível fazer a versão digital do APP, peça aos alunos para desenharem uma versão do aplicativo, imaginando como ele funcionaria tela a tela. Neste caso, será necessário o uso de materiais de papelaria, como papel, canetas hidrográficas coloridas, cola bastão ou branca, lápis, borracha, cartolinas ou papel cartão.
Veja sugestões de para idealização e prototipação e no papel nos links a seguir:

Teste de protótipo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=doB_CxV4zLA - Acesso em: 6-abr-2020.
Protótipo de papel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mON-W2_AYTo - Acesso em: 6-abr-2020.


Código: EDE2_09UND04

(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

(EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas