Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carolina Alecrim
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.
(EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
Objetivos específicos:
Refletir sobre as naturezas do problema que envolve a comunidade escolar para definir uma estratégia de ação, a fim de saná-lo ou minimizá-lo.
Componentes:
Língua Portuguesa.
Materiais Necessários:
Papel, canetas hidrográficas coloridas, cola bastão ou branca, lápis, borracha, cartolinas ou papel kraft, folhas de papel verdes, marrom, cortadas em pedaços pequenos. O objetivo da aula será que os alunos montem uma “árvore” com as raízes e consequência dos problemas. Esses papéis podem ser cortados em moldes de folhas de árvores e raízes ver modelo a seguir ou deixe-os livres para que cada grupo faça da forma que considerar melhor.
Modelo de folha. Fonte: Bonfa - disponível nos materiais complementares.
Modelo de raiz: Fonte: Supercoloring - disponível em: http://www.supercoloring.com/pt/desenhos-para-colorir/arvore-despida-com-raizes?version=print - Acesso em 6-abr-2020.
Código: EDE2_09UND02
(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.
(EF89LP27) Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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