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Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Criando as HQs

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Criar as histórias em quadrinhos com base no planejamento feito anteriormente.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Cabrero,

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: os estudantes farão ações prévias apreciando e investigando o universo da produção de uma história em quadrinhos. Esses estudos prévios vão contextualizar os bastidores e as funções de diversos profissionais que costumam estar envolvidos nessas produções, aumentando o repertório artístico dos estudantes e preparando a turma para a próxima etapa da sequência. Durante o percurso das aulas, a turma trabalhará dividida em times para criarem suas respectivas editoras de HQs e decidirem as funções de cada um. Esta sequência é composta de 3 planos, com um total de 4 aulas. O plano 2 está inserido na sequência didática “Editoras de Histórias em Quadrinhos”. Observe os planos anterior e posterior para dar uma continuidade coerente e um fechamento significativo para a sequência. Os planos são alinhavados por ações complementares de pesquisas e tarefas em horário extraclasse. A série de aulas apresenta alguns elementos importantes que compõem fases de um projeto, como: apreciação, pesquisa, planejamento em times, criações coletivas, escolha e exercício de diversas funções, tomada de decisões, avaliação e apresentação de um produto final.

Sobre esse plano: espera-se que a turma já tenha uma experiência com a linguagem de HQs na aula de Língua Portuguesa (uma sugestão é trabalhar de maneira integrada unindo Língua Portuguesa e Arte). Após a turma ter desenvolvido habilidades técnicas necessárias em Língua Portuguesa na realização do gênero em quadrinhos, você finalizará o trabalho integrado, desenvolvendo de maneira intencional a criatividade. Desse modo, o aprendizado ficará mais significativo para os estudantes e contemplará as habilidades descritas no resumo da sequência acima. Previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano é uma continuação do anterior (plano 1) e propõe o desenvolvimento efetivo da HQ planejada pelos times. Essa fase será essencial para a culminância do evento artístico com a presença de convidados.

Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR03, EF69AR06, EF69AR31, das unidades temáticas previstas no componente de Arte.

Ação prévia: os estudantes realizaram as tarefas descritas no plano anterior (tarefa extraclasse) com mais envolvimento emocional, já que fizeram as escolhas individualmente. Isso deverá trazer mais interesse de todos para o desenvolvimento da HQ e a efetiva produção.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência de aulas indica competências e habilidades a serem desenvolvidas por equipes colaborativas nos exercícios de apreciação, observação, investigação, criatividade, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, cooperação e empatia. Todas as competências citadas vão potencializar habilidades necessárias dos adolescentes ao empreenderem seus próprios negócios, como a criação e divulgação da estante de HQs. A autonomia e a liderança serão estimuladas durante a criação coletiva, assim como redes de relacionamentos. Os estudantes serão desafiados com tarefas de pesquisa, planejamento, organização, inovação e gerenciamento, que exigirão resiliência e prontidão nas ações. Serão ofertadas oportunidades de escolhas na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que a negociação das escolhas, a gestão do tempo, o envolvimento dos familiares, amigos, apoiadores e o bem comum dos times serão prioridades nesta fase.

Materiais necessários: projetor, televisão ou quadro para apresentação dos objetivos, de acordo com a realidade da escola; produções dos estudantes em papéis ou material digital (dependendo das escolhas e condições de cada realidade), pequenas ilhas de mesas e cadeiras, papel orientador da tarefa em times (devolutiva do professor); folha com o planejamento desenvolvido na etapa anterior e materiais de arte diversos, como: canetinhas, lápis de cor, lápis grafite etc.

Material complementar:

- Como é a edição e produção de um livro? Fonte: Superinteressante. Disponível em:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-edicao-e-producao-de-um-livro/

Acesso em: 6-abr-2020.

- Planos de aula sobre História em quadrinhos. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/historia-em-quadrinhos/680

Acesso em: 30-abr-2020.

- Documentário - Quadrinhos nacionais. Fonte: Senac (DesiJV). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=rdk0H3AdzPU

Acesso em: 7-abr-2020.

- HQs digitais já são uma realidade. Fonte: Publishnews. Disponível em:

https://www.publishnews.com.br/materias/2019/06/27/hqs-digitais-ja-sao-uma-realidade

Acesso em: 7-abr-2020.

- Como é o processo editorial? Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-SF-s06zTpY

Acesso em: 7-abr-2020.

- Por dentro da Nemo. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=B0P4ZSWVwgs

Acesso em: 7-abr-2020.

Para você saber mais:

Alinhamento às competências específicas de Arte: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades, mencionadas acima, das unidades temáticas (teatro e artes integradas) do componente curricular Arte. Observe que as competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e também com as específicas de Arte.

Das 6 competências específicas de linguagens para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5 (página 63, BNCC).

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Alinhamento às competências específicas de Linguagens:

Das 9 competências específicas de Arte para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8 (página 196, BNCC).

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: apresente o roteiro da aula aos estudantes, deixando claros os objetivos. Mostre as habilidades empreendedoras, da arte e competências gerais da BNCC que serão exploradas (comunicação, pensamento crítico, repertório cultural, trabalho e projeto de vida) e o conteúdo a ser desenvolvido. Pergunte o que acharam da ação prévia e quais são as propostas e ideias que trouxeram para compartilhar.

Peça que os estudantes se dividam nos mesmos times do plano anterior e incentive que todos compartilhem o material que trouxeram. Ressalte à turma a importância de manter uma escuta ativa, com respeito e empatia.

Oriente cada grupo a avaliar cada proposta e ideia trazida pelos participantes e verificar se são realmente adequadas para a HQ que irão produzir coletivamente. Lembre-os de que a HQ será coletiva, portanto, todas as ideias devem ser debatidas e as decisões devem ser tomadas coletivamente.

Assim que avaliarem todas as propostas, peça que incluam as mudanças aceitas na folha de planejamento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

 

Orientações: para o início dessa etapa, é necessário que os times já tenham finalizado todo o planejamento. Inicie motivando-os com a pergunta geradora, pois ela será um momento de desenvolvimento de criatividade artística e construção coletiva. Diga que é importante que a equipe mantenha o diálogo e o respeito nesta fase. Informe que agora é hora de explorar tudo que foi registrado e planejado pelo time. Portanto, é necessário que cada time tenha em mãos o seu planejamento finalizado. Diga que esse é o momento da criação das Histórias em Quadrinhos. Organize a turma e os times no espaço e mão na massa! Monitore e observe se os times estão focados e cumprindo o que foi planejado.

Lembre-se:

- Um espaço adequado para a construção do que foi acertado no planejamento será importante para a conclusão dessa etapa. Utilize espaços que favoreçam a concentração e a aprendizagem colaborativa, como a biblioteca, o laboratório de informática e o espaço multimídia, entre outros.

- Peça que os alunos se organizem para produzir a HQ respeitando a divisão por setores que colocaram no planejamento. Por exemplo: estudantes que serão desenhistas; os coloristas, que deverão rascunhar os quadrinhos em papel ou material digital, pensando nas características dos personagens, nos enquadramentos, nas cores etc.; os produtores, que poderão organizar os materiais que serão necessários para a produção da HQ, assim como a ambientação da sala para o evento final, podendo solicitar doações de outras turmas, amigos, familiares e direção escolar; com a ajuda do professor/diretor, o produtor também pode “firmar parcerias” com gráficas locais (ação previamente combinada com os apoiadores); o escritor, que deverá trabalhar lado a lado com os desenhistas para que a história fique coerente; o revisor, que deverá reler a história com atenção depois que ficar pronta, buscando erros e/ou incoerências que possam ser corrigidas.

- Se os estudantes ficarem mais confortáveis, oriente-os a fazerem um rascunho antes da produção final.

- Estimule-os a desenvolverem a linguagem artística com inovação e criatividade, buscando sempre diferentes soluções e caminhos. Se achar que os estudante estão com dificuldades, peça que retomem as referências encontradas no Plano 1 ou ampliem as pesquisas.

- Sempre afirme aos estudantes que a ideia de “dom” ou “talento” artístico é um mito. Nas artes, há apenas dedicação e interesse. Com empenho, interesse e sem autojulgamentos, é sempre mais fácil chegar ao resultado desejado. Além disso, recuse a ideia do “desenho perfeito”. É importante que cada aluno seja valorizado artisticamente, independentemente dos traços e dificuldades.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

 

Orientações: solicite que cada líder faça um breve resumo do que foi criado no momento da execução das HQs. Utilizando uma avaliação oral ao final da aula, pergunte se os times conseguiram finalizar tudo o que estava no planejamento, respondendo em porcentagem, como 25%, 50%, 75% ou 100%. Essa porcentagem é um medidor da organização e mostrará o que a turma avançou em termos de escolhas, gerenciamento de ideias e ação. Faça comentários sobre o que observou no planejamento e na execução, se os times estavam integrados, focados e comunicativos. Esse é um momento significativo para dar uma breve devolutiva. Caso os times necessitem de mais tempo para a conclusão das historinhas, faça combinados com a turma e indique tarefas extraclasse.

Sugestão de planejamento do professor:

- Identifique onde as competências específicas de arte, de linguagens e empreendedoras foram contempladas na aula, para o seu registro de avaliações.

- Planeje uma breve devolutiva aos estudantes na aula 3, plano 2, sobre o que observou nas atividades do plano 1, se cumpriram com desenvoltura o que foi proposto e o que pode melhorar.

Tarefa extraclasse: quando todas as HQs estiverem finalizadas, marque uma data com os estudantes e peça que convidem familiares e amigos para a próxima etapa da sequência, que será o compartilhamento das HQs e um debate sobre as produções.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: os estudantes farão ações prévias apreciando e investigando o universo da produção de uma história em quadrinhos. Esses estudos prévios vão contextualizar os bastidores e as funções de diversos profissionais que costumam estar envolvidos nessas produções, aumentando o repertório artístico dos estudantes e preparando a turma para a próxima etapa da sequência. Durante o percurso das aulas, a turma trabalhará dividida em times para criarem suas respectivas editoras de HQs e decidirem as funções de cada um. Esta sequência é composta de 3 planos, com um total de 4 aulas. O plano 2 está inserido na sequência didática “Editoras de Histórias em Quadrinhos”. Observe os planos anterior e posterior para dar uma continuidade coerente e um fechamento significativo para a sequência. Os planos são alinhavados por ações complementares de pesquisas e tarefas em horário extraclasse. A série de aulas apresenta alguns elementos importantes que compõem fases de um projeto, como: apreciação, pesquisa, planejamento em times, criações coletivas, escolha e exercício de diversas funções, tomada de decisões, avaliação e apresentação de um produto final.

Sobre esse plano: espera-se que a turma já tenha uma experiência com a linguagem de HQs na aula de Língua Portuguesa (uma sugestão é trabalhar de maneira integrada unindo Língua Portuguesa e Arte). Após a turma ter desenvolvido habilidades técnicas necessárias em Língua Portuguesa na realização do gênero em quadrinhos, você finalizará o trabalho integrado, desenvolvendo de maneira intencional a criatividade. Desse modo, o aprendizado ficará mais significativo para os estudantes e contemplará as habilidades descritas no resumo da sequência acima. Previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), esse plano é uma continuação do anterior (plano 1) e propõe o desenvolvimento efetivo da HQ planejada pelos times. Essa fase será essencial para a culminância do evento artístico com a presença de convidados.

Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR03, EF69AR06, EF69AR31, das unidades temáticas previstas no componente de Arte.

Ação prévia: os estudantes realizaram as tarefas descritas no plano anterior (tarefa extraclasse) com mais envolvimento emocional, já que fizeram as escolhas individualmente. Isso deverá trazer mais interesse de todos para o desenvolvimento da HQ e a efetiva produção.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência de aulas indica competências e habilidades a serem desenvolvidas por equipes colaborativas nos exercícios de apreciação, observação, investigação, criatividade, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, cooperação e empatia. Todas as competências citadas vão potencializar habilidades necessárias dos adolescentes ao empreenderem seus próprios negócios, como a criação e divulgação da estante de HQs. A autonomia e a liderança serão estimuladas durante a criação coletiva, assim como redes de relacionamentos. Os estudantes serão desafiados com tarefas de pesquisa, planejamento, organização, inovação e gerenciamento, que exigirão resiliência e prontidão nas ações. Serão ofertadas oportunidades de escolhas na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que a negociação das escolhas, a gestão do tempo, o envolvimento dos familiares, amigos, apoiadores e o bem comum dos times serão prioridades nesta fase.

Materiais necessários: projetor, televisão ou quadro para apresentação dos objetivos, de acordo com a realidade da escola; produções dos estudantes em papéis ou material digital (dependendo das escolhas e condições de cada realidade), pequenas ilhas de mesas e cadeiras, papel orientador da tarefa em times (devolutiva do professor); folha com o planejamento desenvolvido na etapa anterior e materiais de arte diversos, como: canetinhas, lápis de cor, lápis grafite etc.

Material complementar:

- Como é a edição e produção de um livro? Fonte: Superinteressante. Disponível em:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-edicao-e-producao-de-um-livro/

Acesso em: 6-abr-2020.

- Planos de aula sobre História em quadrinhos. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/historia-em-quadrinhos/680

Acesso em: 30-abr-2020.

- Documentário - Quadrinhos nacionais. Fonte: Senac (DesiJV). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=rdk0H3AdzPU

Acesso em: 7-abr-2020.

- HQs digitais já são uma realidade. Fonte: Publishnews. Disponível em:

https://www.publishnews.com.br/materias/2019/06/27/hqs-digitais-ja-sao-uma-realidade

Acesso em: 7-abr-2020.

- Como é o processo editorial? Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-SF-s06zTpY

Acesso em: 7-abr-2020.

- Por dentro da Nemo. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=B0P4ZSWVwgs

Acesso em: 7-abr-2020.

Para você saber mais:

Alinhamento às competências específicas de Arte: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades, mencionadas acima, das unidades temáticas (teatro e artes integradas) do componente curricular Arte. Observe que as competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e também com as específicas de Arte.

Das 6 competências específicas de linguagens para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5 (página 63, BNCC).

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Alinhamento às competências específicas de Linguagens:

Das 9 competências específicas de Arte para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8 (página 196, BNCC).

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: apresente o roteiro da aula aos estudantes, deixando claros os objetivos. Mostre as habilidades empreendedoras, da arte e competências gerais da BNCC que serão exploradas (comunicação, pensamento crítico, repertório cultural, trabalho e projeto de vida) e o conteúdo a ser desenvolvido. Pergunte o que acharam da ação prévia e quais são as propostas e ideias que trouxeram para compartilhar.

Peça que os estudantes se dividam nos mesmos times do plano anterior e incentive que todos compartilhem o material que trouxeram. Ressalte à turma a importância de manter uma escuta ativa, com respeito e empatia.

Oriente cada grupo a avaliar cada proposta e ideia trazida pelos participantes e verificar se são realmente adequadas para a HQ que irão produzir coletivamente. Lembre-os de que a HQ será coletiva, portanto, todas as ideias devem ser debatidas e as decisões devem ser tomadas coletivamente.

Assim que avaliarem todas as propostas, peça que incluam as mudanças aceitas na folha de planejamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

 

Orientações: para o início dessa etapa, é necessário que os times já tenham finalizado todo o planejamento. Inicie motivando-os com a pergunta geradora, pois ela será um momento de desenvolvimento de criatividade artística e construção coletiva. Diga que é importante que a equipe mantenha o diálogo e o respeito nesta fase. Informe que agora é hora de explorar tudo que foi registrado e planejado pelo time. Portanto, é necessário que cada time tenha em mãos o seu planejamento finalizado. Diga que esse é o momento da criação das Histórias em Quadrinhos. Organize a turma e os times no espaço e mão na massa! Monitore e observe se os times estão focados e cumprindo o que foi planejado.

Lembre-se:

- Um espaço adequado para a construção do que foi acertado no planejamento será importante para a conclusão dessa etapa. Utilize espaços que favoreçam a concentração e a aprendizagem colaborativa, como a biblioteca, o laboratório de informática e o espaço multimídia, entre outros.

- Peça que os alunos se organizem para produzir a HQ respeitando a divisão por setores que colocaram no planejamento. Por exemplo: estudantes que serão desenhistas; os coloristas, que deverão rascunhar os quadrinhos em papel ou material digital, pensando nas características dos personagens, nos enquadramentos, nas cores etc.; os produtores, que poderão organizar os materiais que serão necessários para a produção da HQ, assim como a ambientação da sala para o evento final, podendo solicitar doações de outras turmas, amigos, familiares e direção escolar; com a ajuda do professor/diretor, o produtor também pode “firmar parcerias” com gráficas locais (ação previamente combinada com os apoiadores); o escritor, que deverá trabalhar lado a lado com os desenhistas para que a história fique coerente; o revisor, que deverá reler a história com atenção depois que ficar pronta, buscando erros e/ou incoerências que possam ser corrigidas.

- Se os estudantes ficarem mais confortáveis, oriente-os a fazerem um rascunho antes da produção final.

- Estimule-os a desenvolverem a linguagem artística com inovação e criatividade, buscando sempre diferentes soluções e caminhos. Se achar que os estudante estão com dificuldades, peça que retomem as referências encontradas no Plano 1 ou ampliem as pesquisas.

- Sempre afirme aos estudantes que a ideia de “dom” ou “talento” artístico é um mito. Nas artes, há apenas dedicação e interesse. Com empenho, interesse e sem autojulgamentos, é sempre mais fácil chegar ao resultado desejado. Além disso, recuse a ideia do “desenho perfeito”. É importante que cada aluno seja valorizado artisticamente, independentemente dos traços e dificuldades.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

 

Orientações: solicite que cada líder faça um breve resumo do que foi criado no momento da execução das HQs. Utilizando uma avaliação oral ao final da aula, pergunte se os times conseguiram finalizar tudo o que estava no planejamento, respondendo em porcentagem, como 25%, 50%, 75% ou 100%. Essa porcentagem é um medidor da organização e mostrará o que a turma avançou em termos de escolhas, gerenciamento de ideias e ação. Faça comentários sobre o que observou no planejamento e na execução, se os times estavam integrados, focados e comunicativos. Esse é um momento significativo para dar uma breve devolutiva. Caso os times necessitem de mais tempo para a conclusão das historinhas, faça combinados com a turma e indique tarefas extraclasse.

Sugestão de planejamento do professor:

- Identifique onde as competências específicas de arte, de linguagens e empreendedoras foram contempladas na aula, para o seu registro de avaliações.

- Planeje uma breve devolutiva aos estudantes na aula 3, plano 2, sobre o que observou nas atividades do plano 1, se cumpriram com desenvoltura o que foi proposto e o que pode melhorar.

Tarefa extraclasse: quando todas as HQs estiverem finalizadas, marque uma data com os estudantes e peça que convidem familiares e amigos para a próxima etapa da sequência, que será o compartilhamento das HQs e um debate sobre as produções.

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