19270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Compartilhando técnicas e estudo

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Trocar estratégias de ensino com os colegas a fim de ampliar o olhar para o fazer acadêmico como ato, ora colaborativa, ora individual.

Plano 02 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência, prevista para ser realizada em 3 aulas de 50 minutos, tem como objetivo proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre estratégias de estudo e troca de saberes nas diversas áreas do conhecimento, promovendo um olhar mais autônomo sobre o ato de estudar, tanto individualmente quanto de forma colaborativa. Para isso serão realizadas ações de levantamento de estratégia de estudo, afinidades com as matérias e assuntos. Esta sequência é composta de 2 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas. Os planos são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de 100 minutos, esse plano de aula contempla a segunda e terceira aulas de uma sequência de 03, destinadas a provocar nos alunos a reflexão sobre suas práticas de estudos e a desenvolver estratégias, otimizando essas práticas. Na primeira etapa, os alunos refletiram sobre sua relação com os estudos e com a vida acadêmica, nesta etapa eles vão agir de forma colaborativa para trocar saberes e potencialidades a fim de desenvolver uma rede de estudo e apoio que possa perdurar pelo restante do ano letivo.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades, EF67LP24, EF69LP30, EF69LP34 que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 5 e 10.

Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa) ou combinar encontros de dois ou três deles, a fim de alcançar um trabalho mais transversal. Recomenda-se a participação de professores de todas as áreas, a fim de atingir um olhar mais amplo para o aluno, dadas as especificidades de conduta para cada área do conhecimento.

Ação prévia: Avaliação do gráfico preenchido pelos alunos na aula 1 deve servir de norteador para formação de dois tipos de grupo específicos, um para cada momento da aula, a saber:

Momento 01: grupos com até 05 alunos devem ser formados de acordo com a afinidade do campo “sei e ensino”. Ou seja, grupos de alunos que sabem e ensinam tópicos de língua portuguesa, outros que sabem e ensinam tópicos de matemática e assim por diante. Não há problema se houver mais de um grupo responsável por um mesmo componente curricular, mas não é desejável que fique algum componente sem cobertura.

Momento 02: grupos de alunos compostos por 4 integrantes sendo, preferencialmente 2 que “sabem e ensinam” uma matéria com dois que “não sabem e precisam de ajuda”. A ideia, nesta segunda etapa, é promover a troca de saberes e permitir que os alunos ajudem uns aos outros.

Os alunos deverão ter trazido pesquisa feita sobre estratégias de estudo.

Convide os professores de outras disciplinas a participarem do projeto. Caso não seja possível, peça a cada um uma lista de exercícios e um tópico da matéria que já foi estudado pelos alunos. Cada um desses materiais será usado em momentos distintos da aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora:

Autogestão, colaboração, responsabilidade e persistência são competências centrais para uma Educação Empreendedora. A atividade incentiva uma atitude protagonista dos estudantes em relação às próprias aprendizagens, por meio da autogestão para os estudos e do estudo colaborativo.

Materiais necessários: canetas hidrográficas, cartazes ou folhas sulfite, chromebooks, notebooks ou celulares com acesso à internet, quadro organizador de horário impresso, atividades dos professores, previamente elaboradas, impressas.

Para você saber mais:

O mentimeter é um site que serve para apresentações interativas. Nesta aula, ele servirá para uma pesquisa interativa com os alunos sobre os hábitos de estudos deles. A utilização desta ferramenta vai possibilitar uma aula mais dinâmica, ao mostrar em tempo real as respostas dos alunos e ajudá-los a visualizar os hábitos da turma, como ela se configura enquanto equipe.

Os sites sobre mapa mental, mapa de síntese, aprendizagem criativa, inteligências múltiplas servem como base para que o professor conduza a aula pensando nas diversas e formas de aprender, e como é importante reconhecer e estimular os diversos tipos de inteligência e a troca entre os alunos.

Como utilizar o mentimeter:

https://www.youtube.com/watch?v=ILXwkxby1Pk - Acesso em: 5-3-2020

Como usar mapas mentais para melhorar a aprendizagem na escola. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17882/como-usar-mapas-mentais-para-melhorar-aprendizagem-na-escola - Acesso em: 5-3-2020

Como a aprendizagem criativa pode alavancar o processo de ensino e aprendizagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17761/como-a-aprendizagem-criativa-pode-alavancar-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem - Acesso em: 5-3-2020

Mapa de síntese: resumo contado em imagens e símbolo. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2175/mapa-de-sintese-resumo-contado-em-imagens-e-simbolos - Acesso em: 5-3-2020

Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas - Acesso em: 5-3-2020

As trocas que fazem a turma avançar. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar - Acesso em: 5-3-2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

Inicie a aula retomando a atividade feita na aula anterior:

Quais aspectos a sala levantou sobre o hábito de estudos do grupo?

Como a discussão impactou no olhar do próprio aluno para seu hábito?

Durante o tempo que ficaram em casa, houve uma reflexão sobre a atividade anterior e um olhar mais atento para a própria prática?

Dê um feedback da avaliação dos gráficos feita na aula anterior. Diga quais aspectos você notou positivos na sala e quais acredita que vale investimento. (Por exemplo, uma sala tem muitos alunos que pontuaram que sabem e ensinam história, mas poucos que sabem e ensinam geometria - vale uma discussão do porquê esse quadro acontece e um questionamento sobre como mudar essa realidade).

Organize a sala em grupos, de acordo com preparo prévio orientado no slide inicial. Grupos de pessoas com facilidade na mesma área de conhecimento. E apresente o percurso a ser trilhado neste encontro, diga que eles trabalharão em grupo, planejando situações de estudo e situações problemas que serão posteriormente desenvolvidas com a sala.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Garanta que os grupos sentem-se de forma organizada e bem dispostos pela sala, se for possível garanta uma distância entre um grupo e outro, para que eles possam se concentrar mais na discussão interna do que na atividade dos grupos ao lado.

Essa divisão, feita previamente, deve contemplar todas as áreas de conhecimento.

Entregue a cada grupo um tópico da matéria visto até o momento e uma estratégia de estudo: Por exemplo, grupo de português deve montar mapa mental de orações coordenadas, grupo de matemática monta um problema sobre um conteúdo feito e sua respectiva resolução do livro, história monta um resumo de um capítulo.

Recomenda-se para esta etapa, uma seleção de conteúdos feita previamente com os professores de cada área, ou então que a aula seja dada por um grupo de professores multidisciplinar a fim de que os alunos possam obter orientações específicas, se necessário.

Dê a eles 25 minutos para montarem uma estratégia de estudo diante do conteúdo disponível. Diga que eles deverão explicar tal estratégia para a sala, bem como o conteúdo. Eles podem usar a pesquisa feita previamente para isso.

Este é o momento em que eles devem usar a pesquisa feita previamente. Caso surjam novas estratégias, como desenvolver músicas para gravar nomenclatura, acolha a sugestão dos alunos e inclua-a na distribuição dos grupos.

Deixe-os livres para pesquisarem e discutirem a melhor forma de adequar a estratégia de estudo determinada ao conteúdo pedido. Caso a turma seja mais autônoma, é possível não determinar a estratégia de estudos, tornando a escolha livre. Se esta for a opção pretendida, circule pelos grupos para garantir que não haja uma única estratégia abordada pela sala, oriente-os para variarem.

Dê 25 minutos para essa etapa. Controle o tempo, pois eles deverão apresentar a estratégia para a sala.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Quando todos os grupos tiverem terminado de montar um roteiro de estudos do assunto estudado para a estratégia determinada, organize a apresentação.

Garanta que todos os grupos tenham o mesmo tempo de fala, por isso, divida os minutos destinados a essa apresentação pelos grupos. Caso considere possível e pertinente, aumente o tempo de apresentação.

Oriente cada grupo a apresentar primeiro a estratégia de estudo usada, definindo-a e dizendo por que ela pode ser considerada uma boa forma de estudo. Em seguida, eles devem mostrar como aplicaram a estratégia ao conteúdo já visto. O objetivo desta parte da aula não é promover uma revisão de conteúdos, mas elucidar aos alunos como eles podem se apropriar de diversas estratégias para aprofundar os conhecimentos trabalhados em sala. Por exemplo, se o grupo escolheu um mapa mental para fazer o enredo de um livro e sua análise, ele deve mostrar como a associação das palavras-chave com as imagens podem ser válidas para lembrar enredos e associações. Se eles elaboraram um problema de matemática, eles devem mostrar o raciocínio feito para chegar à elaboração.

Ao final da apresentação, caso seja preciso terminar a aula em 50 minutos, retome previamente com os alunos as estratégias vistas. Anote-as na lousa. Pergunte ao alunos as características principais de cada uma das estratégias e a que matéria eles julgam mais apropriada cada uma delas. É importante que eles percebam que as estratégias podem ser versáteis, apropriadas a mais de uma matéria ou conteúdo e que a estratégia adequada para cada um é aquela que traz prazer ao estudar e/ou facilita a apreensão do conteúdo

Pergunte se eles preferem, após apresentações, alguma em específico. Caso haja 100 minutos para seguir com a aula, siga para o próximo slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Caso a aula tenha sido interrompida por conta da disponibilidade de horário, faça uma breve recapitulação do que viram na aula anterior antes de dar prosseguimento às atividades.
  • Redistribua os grupos, conforme orientação descrita no slide de abertura da aula. Nesta etapa, teremos grupos com quatro alunos, sendo dois aptos a ensinar e dois que precisam aprender.
  • Entregue a cada grupo uma lista previamente elaborada pelo professor da disciplina pela qual o grupo ficou responsável e oriente os alunos que irão “ensinar” que o objetivo deles é fazer com que os colegas compreendam aquele conteúdo. Para isso, eles podem usar uma das estratégias vistas previamente e resolver a lista de exercícios. Ou entregue tópicos vistos pelos alunos e desafie-os a explicarem esses tópicos utilizando uma das estratégias vistas e, a partir disso, elaborar uma pergunta para os colegas responderem.
  • Permita a consulta a livros, tablets e celulares como ferramenta de pesquisa de conceito/exemplos.
  • Os alunos devem ter 30 minutos para essa etapa. Se for possível, é interessante promover dois momentos de troca, para que os alunos que “aprenderam” no primeiro momento possam, no segundo, ensinar a disciplina com que se sentem confortáveis.
  • Enquanto os grupos trabalham, circule pela sala para garantir que está havendo comunicação efetiva entre os pares, de forma a contribuírem um com o crescimento do outro.
  • Ao término dessa etapa, peça aos alunos para voltarem para seus lugares.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

 

Orientações:

  • Atraia a atenção dos alunos, perguntando para eles qual foi a impressão da segunda etapa da atividade. Ouça os aspectos positivos e aqueles a serem melhorados, levantados por cada um e procure sanar as eventuais dúvidas com relação ao processo. Pergunte aos alunos:
  • Vocês podem citar quais aspectos positivos desta sequência de aulas?
  • O que você conseguiu perceber sobre sua estratégia de estudos?
  • Após essa aula, o que você mudaria na sua estratégia de estudos?
  • Em que o trabalho colaborativo ajudou você a lidar com sua forma de estudos?
  • Há pontos que você pode melhorar na aula?
  • Há pontos que você pode melhorar na sua estratégia e método de estudo?
  • Pergunte qual das estratégias vistas na primeira parte da aula eles julgam mais adequada. O ideal é que percebam que o conteúdo estudado interfere na escolha da estratégia. Por exemplo, Matemática e Língua Portuguesa podem ser estudados resolvendo exercícios ou discutindo conceitos e propondo problemas que olhem para esses conceitos de outro modo. Já História ou Ciências, um mapa mental pode fixar melhor conceitos, para depois partir para os exercícios. É importante também sugerir como eles podem fazer relações com outras áreas do conhecimento, por exemplo Geografia e Matemática ou Física e Matemática.
  • Proponha a eles a construção de um mural da sala. A ideia é que os alunos coloquem, nesse mural (que pode ser virtual ou real), suas dúvidas sobre as matérias e os alunos que sabem aquele ponto podem ver a dúvida e ajudar o colega. A idéia é criar uma dinâmica de um aluno recorrer ao outro, aprendendo a manifestar suas dúvidas e também a partilhar conhecimento.
  • Diga a eles que a organização de horários para estudo é importante, entregue a tabela de horários para cada um e peça que preencham, a fim de conseguirem perceber em que momento do dia eles poderão estudar. Não há a necessidade de definir qual matéria será estudada, mas lembre-os de que fazer a tarefa é apenas uma parte do estudo diário, deve haver, na tabela, tempo para leitura e para estudo de teoria. - tabela disponível no link abaixo.
  • Circule pela sala verificando como eles estão preenchendo e ajudando-os a gestarem o próprio tempo.
  • Quando terminarem de preencher a tabela, peça para que eles digam quais aspectos foram positivos na organização do tempo e se eles perceberam ou tiveram alguma dificuldade.
  • Questione-os sobre a impressão geral da sequência e se houve uma mudança de olhar para o próprio hábito de estudo.
  • Diga a eles que devem levar o quadro de horários para casa e tentarem seguir.
  • Combine com alguns alunos a montagem do quadro de anúncios na parede da sala. Ele pode ser feito com cartolina em que se fixam Post-its ou pode ser feito virtualmente.

Tabela de organização de horários. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/170Mj01hR9TN6HBnn_-xU2xm86uxU5wFBzmEJc-R8wX4/edit?usp=sharing - Acesso em 30-4-2020.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência, prevista para ser realizada em 3 aulas de 50 minutos, tem como objetivo proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre estratégias de estudo e troca de saberes nas diversas áreas do conhecimento, promovendo um olhar mais autônomo sobre o ato de estudar, tanto individualmente quanto de forma colaborativa. Para isso serão realizadas ações de levantamento de estratégia de estudo, afinidades com as matérias e assuntos. Esta sequência é composta de 2 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas. Os planos são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de 100 minutos, esse plano de aula contempla a segunda e terceira aulas de uma sequência de 03, destinadas a provocar nos alunos a reflexão sobre suas práticas de estudos e a desenvolver estratégias, otimizando essas práticas. Na primeira etapa, os alunos refletiram sobre sua relação com os estudos e com a vida acadêmica, nesta etapa eles vão agir de forma colaborativa para trocar saberes e potencialidades a fim de desenvolver uma rede de estudo e apoio que possa perdurar pelo restante do ano letivo.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades, EF67LP24, EF69LP30, EF69LP34 que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 5 e 10.

Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa) ou combinar encontros de dois ou três deles, a fim de alcançar um trabalho mais transversal. Recomenda-se a participação de professores de todas as áreas, a fim de atingir um olhar mais amplo para o aluno, dadas as especificidades de conduta para cada área do conhecimento.

Ação prévia: Avaliação do gráfico preenchido pelos alunos na aula 1 deve servir de norteador para formação de dois tipos de grupo específicos, um para cada momento da aula, a saber:

Momento 01: grupos com até 05 alunos devem ser formados de acordo com a afinidade do campo “sei e ensino”. Ou seja, grupos de alunos que sabem e ensinam tópicos de língua portuguesa, outros que sabem e ensinam tópicos de matemática e assim por diante. Não há problema se houver mais de um grupo responsável por um mesmo componente curricular, mas não é desejável que fique algum componente sem cobertura.

Momento 02: grupos de alunos compostos por 4 integrantes sendo, preferencialmente 2 que “sabem e ensinam” uma matéria com dois que “não sabem e precisam de ajuda”. A ideia, nesta segunda etapa, é promover a troca de saberes e permitir que os alunos ajudem uns aos outros.

Os alunos deverão ter trazido pesquisa feita sobre estratégias de estudo.

Convide os professores de outras disciplinas a participarem do projeto. Caso não seja possível, peça a cada um uma lista de exercícios e um tópico da matéria que já foi estudado pelos alunos. Cada um desses materiais será usado em momentos distintos da aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora:

Autogestão, colaboração, responsabilidade e persistência são competências centrais para uma Educação Empreendedora. A atividade incentiva uma atitude protagonista dos estudantes em relação às próprias aprendizagens, por meio da autogestão para os estudos e do estudo colaborativo.

Materiais necessários: canetas hidrográficas, cartazes ou folhas sulfite, chromebooks, notebooks ou celulares com acesso à internet, quadro organizador de horário impresso, atividades dos professores, previamente elaboradas, impressas.

Para você saber mais:

O mentimeter é um site que serve para apresentações interativas. Nesta aula, ele servirá para uma pesquisa interativa com os alunos sobre os hábitos de estudos deles. A utilização desta ferramenta vai possibilitar uma aula mais dinâmica, ao mostrar em tempo real as respostas dos alunos e ajudá-los a visualizar os hábitos da turma, como ela se configura enquanto equipe.

Os sites sobre mapa mental, mapa de síntese, aprendizagem criativa, inteligências múltiplas servem como base para que o professor conduza a aula pensando nas diversas e formas de aprender, e como é importante reconhecer e estimular os diversos tipos de inteligência e a troca entre os alunos.

Como utilizar o mentimeter:

https://www.youtube.com/watch?v=ILXwkxby1Pk - Acesso em: 5-3-2020

Como usar mapas mentais para melhorar a aprendizagem na escola. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17882/como-usar-mapas-mentais-para-melhorar-aprendizagem-na-escola - Acesso em: 5-3-2020

Como a aprendizagem criativa pode alavancar o processo de ensino e aprendizagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17761/como-a-aprendizagem-criativa-pode-alavancar-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem - Acesso em: 5-3-2020

Mapa de síntese: resumo contado em imagens e símbolo. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2175/mapa-de-sintese-resumo-contado-em-imagens-e-simbolos - Acesso em: 5-3-2020

Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas - Acesso em: 5-3-2020

As trocas que fazem a turma avançar. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar - Acesso em: 5-3-2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

Inicie a aula retomando a atividade feita na aula anterior:

Quais aspectos a sala levantou sobre o hábito de estudos do grupo?

Como a discussão impactou no olhar do próprio aluno para seu hábito?

Durante o tempo que ficaram em casa, houve uma reflexão sobre a atividade anterior e um olhar mais atento para a própria prática?

Dê um feedback da avaliação dos gráficos feita na aula anterior. Diga quais aspectos você notou positivos na sala e quais acredita que vale investimento. (Por exemplo, uma sala tem muitos alunos que pontuaram que sabem e ensinam história, mas poucos que sabem e ensinam geometria - vale uma discussão do porquê esse quadro acontece e um questionamento sobre como mudar essa realidade).

Organize a sala em grupos, de acordo com preparo prévio orientado no slide inicial. Grupos de pessoas com facilidade na mesma área de conhecimento. E apresente o percurso a ser trilhado neste encontro, diga que eles trabalharão em grupo, planejando situações de estudo e situações problemas que serão posteriormente desenvolvidas com a sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

Garanta que os grupos sentem-se de forma organizada e bem dispostos pela sala, se for possível garanta uma distância entre um grupo e outro, para que eles possam se concentrar mais na discussão interna do que na atividade dos grupos ao lado.

Essa divisão, feita previamente, deve contemplar todas as áreas de conhecimento.

Entregue a cada grupo um tópico da matéria visto até o momento e uma estratégia de estudo: Por exemplo, grupo de português deve montar mapa mental de orações coordenadas, grupo de matemática monta um problema sobre um conteúdo feito e sua respectiva resolução do livro, história monta um resumo de um capítulo.

Recomenda-se para esta etapa, uma seleção de conteúdos feita previamente com os professores de cada área, ou então que a aula seja dada por um grupo de professores multidisciplinar a fim de que os alunos possam obter orientações específicas, se necessário.

Dê a eles 25 minutos para montarem uma estratégia de estudo diante do conteúdo disponível. Diga que eles deverão explicar tal estratégia para a sala, bem como o conteúdo. Eles podem usar a pesquisa feita previamente para isso.

Este é o momento em que eles devem usar a pesquisa feita previamente. Caso surjam novas estratégias, como desenvolver músicas para gravar nomenclatura, acolha a sugestão dos alunos e inclua-a na distribuição dos grupos.

Deixe-os livres para pesquisarem e discutirem a melhor forma de adequar a estratégia de estudo determinada ao conteúdo pedido. Caso a turma seja mais autônoma, é possível não determinar a estratégia de estudos, tornando a escolha livre. Se esta for a opção pretendida, circule pelos grupos para garantir que não haja uma única estratégia abordada pela sala, oriente-os para variarem.

Dê 25 minutos para essa etapa. Controle o tempo, pois eles deverão apresentar a estratégia para a sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Quando todos os grupos tiverem terminado de montar um roteiro de estudos do assunto estudado para a estratégia determinada, organize a apresentação.

Garanta que todos os grupos tenham o mesmo tempo de fala, por isso, divida os minutos destinados a essa apresentação pelos grupos. Caso considere possível e pertinente, aumente o tempo de apresentação.

Oriente cada grupo a apresentar primeiro a estratégia de estudo usada, definindo-a e dizendo por que ela pode ser considerada uma boa forma de estudo. Em seguida, eles devem mostrar como aplicaram a estratégia ao conteúdo já visto. O objetivo desta parte da aula não é promover uma revisão de conteúdos, mas elucidar aos alunos como eles podem se apropriar de diversas estratégias para aprofundar os conhecimentos trabalhados em sala. Por exemplo, se o grupo escolheu um mapa mental para fazer o enredo de um livro e sua análise, ele deve mostrar como a associação das palavras-chave com as imagens podem ser válidas para lembrar enredos e associações. Se eles elaboraram um problema de matemática, eles devem mostrar o raciocínio feito para chegar à elaboração.

Ao final da apresentação, caso seja preciso terminar a aula em 50 minutos, retome previamente com os alunos as estratégias vistas. Anote-as na lousa. Pergunte ao alunos as características principais de cada uma das estratégias e a que matéria eles julgam mais apropriada cada uma delas. É importante que eles percebam que as estratégias podem ser versáteis, apropriadas a mais de uma matéria ou conteúdo e que a estratégia adequada para cada um é aquela que traz prazer ao estudar e/ou facilita a apreensão do conteúdo

Pergunte se eles preferem, após apresentações, alguma em específico. Caso haja 100 minutos para seguir com a aula, siga para o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Caso a aula tenha sido interrompida por conta da disponibilidade de horário, faça uma breve recapitulação do que viram na aula anterior antes de dar prosseguimento às atividades.
  • Redistribua os grupos, conforme orientação descrita no slide de abertura da aula. Nesta etapa, teremos grupos com quatro alunos, sendo dois aptos a ensinar e dois que precisam aprender.
  • Entregue a cada grupo uma lista previamente elaborada pelo professor da disciplina pela qual o grupo ficou responsável e oriente os alunos que irão “ensinar” que o objetivo deles é fazer com que os colegas compreendam aquele conteúdo. Para isso, eles podem usar uma das estratégias vistas previamente e resolver a lista de exercícios. Ou entregue tópicos vistos pelos alunos e desafie-os a explicarem esses tópicos utilizando uma das estratégias vistas e, a partir disso, elaborar uma pergunta para os colegas responderem.
  • Permita a consulta a livros, tablets e celulares como ferramenta de pesquisa de conceito/exemplos.
  • Os alunos devem ter 30 minutos para essa etapa. Se for possível, é interessante promover dois momentos de troca, para que os alunos que “aprenderam” no primeiro momento possam, no segundo, ensinar a disciplina com que se sentem confortáveis.
  • Enquanto os grupos trabalham, circule pela sala para garantir que está havendo comunicação efetiva entre os pares, de forma a contribuírem um com o crescimento do outro.
  • Ao término dessa etapa, peça aos alunos para voltarem para seus lugares.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

 

Orientações:

  • Atraia a atenção dos alunos, perguntando para eles qual foi a impressão da segunda etapa da atividade. Ouça os aspectos positivos e aqueles a serem melhorados, levantados por cada um e procure sanar as eventuais dúvidas com relação ao processo. Pergunte aos alunos:
  • Vocês podem citar quais aspectos positivos desta sequência de aulas?
  • O que você conseguiu perceber sobre sua estratégia de estudos?
  • Após essa aula, o que você mudaria na sua estratégia de estudos?
  • Em que o trabalho colaborativo ajudou você a lidar com sua forma de estudos?
  • Há pontos que você pode melhorar na aula?
  • Há pontos que você pode melhorar na sua estratégia e método de estudo?
  • Pergunte qual das estratégias vistas na primeira parte da aula eles julgam mais adequada. O ideal é que percebam que o conteúdo estudado interfere na escolha da estratégia. Por exemplo, Matemática e Língua Portuguesa podem ser estudados resolvendo exercícios ou discutindo conceitos e propondo problemas que olhem para esses conceitos de outro modo. Já História ou Ciências, um mapa mental pode fixar melhor conceitos, para depois partir para os exercícios. É importante também sugerir como eles podem fazer relações com outras áreas do conhecimento, por exemplo Geografia e Matemática ou Física e Matemática.
  • Proponha a eles a construção de um mural da sala. A ideia é que os alunos coloquem, nesse mural (que pode ser virtual ou real), suas dúvidas sobre as matérias e os alunos que sabem aquele ponto podem ver a dúvida e ajudar o colega. A idéia é criar uma dinâmica de um aluno recorrer ao outro, aprendendo a manifestar suas dúvidas e também a partilhar conhecimento.
  • Diga a eles que a organização de horários para estudo é importante, entregue a tabela de horários para cada um e peça que preencham, a fim de conseguirem perceber em que momento do dia eles poderão estudar. Não há a necessidade de definir qual matéria será estudada, mas lembre-os de que fazer a tarefa é apenas uma parte do estudo diário, deve haver, na tabela, tempo para leitura e para estudo de teoria. - tabela disponível no link abaixo.
  • Circule pela sala verificando como eles estão preenchendo e ajudando-os a gestarem o próprio tempo.
  • Quando terminarem de preencher a tabela, peça para que eles digam quais aspectos foram positivos na organização do tempo e se eles perceberam ou tiveram alguma dificuldade.
  • Questione-os sobre a impressão geral da sequência e se houve uma mudança de olhar para o próprio hábito de estudo.
  • Diga a eles que devem levar o quadro de horários para casa e tentarem seguir.
  • Combine com alguns alunos a montagem do quadro de anúncios na parede da sala. Ele pode ser feito com cartolina em que se fixam Post-its ou pode ser feito virtualmente.

Tabela de organização de horários. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/170Mj01hR9TN6HBnn_-xU2xm86uxU5wFBzmEJc-R8wX4/edit?usp=sharing - Acesso em 30-4-2020.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP30 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano