19267
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Consolidando o conteúdo produzido sobre apps

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Elaborar um documento de divulgação consolidando o conteúdo produzido sobre apps durante a curadoria.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, propõe-se uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês apps). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá uma app para fazer uma avaliação mais profunda, inclusive com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas de 50 minutos cada (100 min), esse plano de aula propõe o planejamento e a produção de um documento de divulgação, consolidando o conteúdo produzido sobre aplicativos. Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5.

3- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes de acordo com as temáticas que aparecerem ao longos das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas, no mesmo dia.

Ação prévia: verifique as possibilidades de instrumentos que os estudantes poderão utilizar para divulgar o que aprenderam. Pode ser que seja necessário solicitar uma autorização para que os estudantes produzam vídeos ou fotos. Faça essa verificação antes de propor as produções.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: notebooks, tablets, impressora, cartolina, canetinhas... A ideia é que os estudantes tenham a liberdade para produzir um instrumento de divulgação, as possibilidades dependem dos recursos disponíveis em sua escola.

Diário de bordo: em uma sequência como essa, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com seu aprendizado. A proposta aqui não é utilizar o diário de bordo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento para o estudante se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência, espera-se que ele utilize o diário de bordo como “memória de papel” e para externalizar seus pensamentos, sejam dúvidas ou conclusões.

Verifique qual a melhor maneira de propor esse diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade


Para você saber mais:

Três sites para criar páginas de graça na internet. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4592/tres-sites-para-criar-paginas-de-graca-na-internet. Acessado em: 5-3-2020.

Que tal criar um aplicativo com seus alunos? Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4580/que-tal-criar-um-aplicativo-com-seus-alunos. Acessado em 5-3-2020.

Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4927/blog-de-tecnologia-video-em-aula-engajamento-e-maior-quando-alunos-produzem-os-seus. Acessado em 5-3-2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: caso tenha optado por realizar toda a sequência da qual essa aula faz parte, inicie relembrando o desenvolvimento da sequência até essa aula e todas as informações já coletadas sobre um app. Relembre-os do percurso de aprendizagem e apresente o objeto dessa aula. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Essa aula é um fechamento da sequência. Apresente a pergunta à turma e acolha suas respostas. Motive-os a utilizarem o Diário de Bordo, ele pode contribuir muito com esse momento.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: organize a turma com os mesmos grupos das outras aulas. Explique à turma que os grupos terão o desafio de elaborar um instrumento de divulgação consolidando os conteúdos produzidos sobre os apps. Os materiais produzidos até aqui - avaliações, relatórios e resenhas - podem ser utilizados para enriquecê-lo.

Peça aos estudantes que compartilhem com seu grupo suas reflexões realizadas na tarefa de casa [na aula anterior foi solicitado aos estudantes que refletissem sobre as sugestões apresentadas pelos outros grupos e pelo(a) professor(a) e definissem quais as informações mais relevantes sobre o app investigado. Foi orientado, também, a pensar sobre qual instrumento de divulgação poderia ser utilizado para compartilhar essas informações com as outras turmas da escola].

Apresente algumas possibilidades sem direcioná-los. Esclareça que a escolha do instrumento utilizados será do grupo.

Algumas possibilidades de instrumentos:

  • Uma cartilha guia de como utilizar um app;

Cartilha é um manual didático que pode ser elaborado pelos grupos manual ou digitalmente. Caso prefira fazer manualmente, você pode auxiliar os grupos grampeando algumas páginas de folha sulfite A4 em forma de livreto. Os grupos podem escrever e desenhar de acordo com as informações que pretendem divulgar.

Caso prefira fazer uma cartilha digitalizada, o link abaixo pode auxiliar.

Criar um livreto ou um livro no Word. Fonte: Microsoft Suporte. Disponível em: https://support.office.com/pt-br/article/criar-um-livreto-ou-um-livro-no-word-dfd94694-fa4f-4c71-a1c7-737c31539e4a Acessado em: 5-4-2020.

  • Um podcast;

Uma ferramenta que pode auxiliar é o software livre e gratuito Audacity, disponível em https://audacity.br.uptodown.com/windows. Acessado em: 29-02-2020. Ele pode ser baixado e usado do formato off-line, ou seja, sem precisar de internet. Esse programa permite edição, cortes, mixando vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo.

Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Fonte: Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula Acessado em 29-2-2020.

  • Um painel;
  • O painel é outra opção de divulgação sem a necessidade de utilizar um computador ou celular. Caso o grupo opte por esse instrumento, oriente-os a pensar no local em que o painel será fixado, no tamanho da fonte para conseguir visualizá-lo, nas cores apropriadas...

  • Um vídeo que pode ser postado no YouTube;

Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4927/blog-de-tecnologia-video-em-aula-engajamento-e-maior-quando-alunos-produzem-os-seus. Acessado em 5-3-2020

  • Um blog;

Vamos criar um blog da turma? Fonte: Portal do professor. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acessado em 5-4-2020.

5 passos para criar um blog para minha escola. Fonte: PROESC. Disponível em http://www.proesc.com/blog/criar-um-blog-para-minha-escola/. Acessado em 5-4-2020.

  • Uma página na internet;

Três sites para criar páginas de graça na internet. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4592/tres-sites-para-criar-paginas-de-graca-na-internet. Acessado em 5-3-2020.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: proponha aos grupos que, antes de decidirem qual instrumento utilizarão, reflitam sobre para quem ele será destinado. Quais tipos de mídias esse público utiliza? Oriente-os a refletirem sobre qual a melhor forma de alcançá-los. Explique o tempo disponível para finalizar o instrumento e que, portanto, os grupos devem escolher um com essa viabilidade.

Uma vez que os instrumento de divulgação estiver selecionado, oriente os grupos a elencarem o que precisa ser realizado para elaborá-lo. Motive-os a estabelecer papéis para se organizarem e definirem como os conteúdos serão apresentados. Fique atento às trocas nos grupos e auxilie-os se for necessário.

Os momentos destinados à tomada de decisão são essenciais para conectar a atividade à Educação Empreendedora. Motive-os a refletirem sobre o que desejam e a expressarem suas próprias visões, proporem ideias, argumentarem e ouvirem são importantes competências a serem desenvolvidas e contribuem com a criatividade. Conhecer as limitações impostas a um projeto e planejar ações para cumpri-lo também são importantes habilidades para promover uma educação empreendedora.

Caso prefira separar as duas aulas e realizá-las em momentos diferentes, finalize a primeira aula nesse momento com todas as definições necessárias antes de iniciar a produção dos instrumentos de divulgação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: inicie a segunda aula retomando o que foi feito na aula anterior (se for o caso de realizá-las separadamente).

Esse momento é destinado à produção do documento de divulgação, consolidando o que foi produzido durante a curadoria.

O planejamento realizado na etapa anterior deve auxiliar esse processo, mas mantenha-se atento às possíveis dificuldades dos grupos.

Caso os grupos optem pela produção de um vídeo ou podcast, é provável que demandem um auxílio maior para edição, esteja preparado para apoiá-los, mas deixe que a produção fique por conta deles.

Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula Acessado em: 29-2-2020.

Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus. Fonte: Nova escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4927/blog-de-tecnologia-video-em-aula-engajamento-e-maior-quando-alunos-produzem-os-seus. Acessado em: 5-3-2020

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: peça aos grupos que divulguem seus produtos para que os outros possam apreciá-los. Após a aula, todos poderão visualizá-los.

Verifique com a escola e famílias se é possível o compartilhamento (quanto ao uso de voz e imagem) e auxilie os grupos nesse processo.

Organize os estudantes individualmente e motive um momento de autoavaliação. Apresente a pergunta à turma e peça que reflitam em silêncio.

Apresente critérios para autoavaliação. Oriente-os a se avaliarem e solicite um relato das atividades realizadas para contribuir com seu grupo.

Critérios para autoavaliação: os critérios são fundamentais para orientar os estudantes nesse processo bastante complexo. A autoavaliação exige uma reflexão que os estudantes não estão acostumados a fazer, por isso eles podem ter um pouco de dificuldade. Quanto mais claros forem os critérios, mais fácil será o processo. Esses critérios dependem de como as atividades se desenvolveram, dos desafios enfrentados e da maturidade da turma. Somente o professor é capaz de elaborá-los com coerência. Apresentamos algumas sugestões para inspirá-lo:

  • Contribuí com as discussões realizadas em meu grupo apresentando ideias coerentes com o que era proposto?
  • Contribuí com as discussões realizadas em meu grupo ouvindo atentamente, respeitando e acolhendo as ideias apresentadas por meus colegas?
  • Analisei e selecionei informações relevantes sobre o app investigado?
  • Percebi as relações éticas aplicadas ao app?
  • Contribuí para a produção do podcasts de maneira satisfatória?
  • Contribuí para a elaboração de um instrumento eficaz para comunicar as informações mais relevantes dos apps investigados pelos grupos?
  • Aprendi sobre outros apps além do que meu grupo investigou?

Fechamento da sequência: para finalizar, retome com a turma todo o caminho para chegar até aqui, aponte as dificuldades e surpresas que apareceram ao longo da sequência e como foi possível enfrentá-las. Ressalte as ações positivas e o que poderia ser melhorado paras próximas oportunidades.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, propõe-se uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês apps). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá uma app para fazer uma avaliação mais profunda, inclusive com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas de 50 minutos cada (100 min), esse plano de aula propõe o planejamento e a produção de um documento de divulgação, consolidando o conteúdo produzido sobre aplicativos. Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5.

3- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes de acordo com as temáticas que aparecerem ao longos das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas, no mesmo dia.

Ação prévia: verifique as possibilidades de instrumentos que os estudantes poderão utilizar para divulgar o que aprenderam. Pode ser que seja necessário solicitar uma autorização para que os estudantes produzam vídeos ou fotos. Faça essa verificação antes de propor as produções.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: notebooks, tablets, impressora, cartolina, canetinhas... A ideia é que os estudantes tenham a liberdade para produzir um instrumento de divulgação, as possibilidades dependem dos recursos disponíveis em sua escola.

Diário de bordo: em uma sequência como essa, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com seu aprendizado. A proposta aqui não é utilizar o diário de bordo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento para o estudante se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência, espera-se que ele utilize o diário de bordo como “memória de papel” e para externalizar seus pensamentos, sejam dúvidas ou conclusões.

Verifique qual a melhor maneira de propor esse diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade


Para você saber mais:

Três sites para criar páginas de graça na internet. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4592/tres-sites-para-criar-paginas-de-graca-na-internet. Acessado em: 5-3-2020.

Que tal criar um aplicativo com seus alunos? Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4580/que-tal-criar-um-aplicativo-com-seus-alunos. Acessado em 5-3-2020.

Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4927/blog-de-tecnologia-video-em-aula-engajamento-e-maior-quando-alunos-produzem-os-seus. Acessado em 5-3-2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: caso tenha optado por realizar toda a sequência da qual essa aula faz parte, inicie relembrando o desenvolvimento da sequência até essa aula e todas as informações já coletadas sobre um app. Relembre-os do percurso de aprendizagem e apresente o objeto dessa aula. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Essa aula é um fechamento da sequência. Apresente a pergunta à turma e acolha suas respostas. Motive-os a utilizarem o Diário de Bordo, ele pode contribuir muito com esse momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: organize a turma com os mesmos grupos das outras aulas. Explique à turma que os grupos terão o desafio de elaborar um instrumento de divulgação consolidando os conteúdos produzidos sobre os apps. Os materiais produzidos até aqui - avaliações, relatórios e resenhas - podem ser utilizados para enriquecê-lo.

Peça aos estudantes que compartilhem com seu grupo suas reflexões realizadas na tarefa de casa [na aula anterior foi solicitado aos estudantes que refletissem sobre as sugestões apresentadas pelos outros grupos e pelo(a) professor(a) e definissem quais as informações mais relevantes sobre o app investigado. Foi orientado, também, a pensar sobre qual instrumento de divulgação poderia ser utilizado para compartilhar essas informações com as outras turmas da escola].

Apresente algumas possibilidades sem direcioná-los. Esclareça que a escolha do instrumento utilizados será do grupo.

Algumas possibilidades de instrumentos:

  • Uma cartilha guia de como utilizar um app;

Cartilha é um manual didático que pode ser elaborado pelos grupos manual ou digitalmente. Caso prefira fazer manualmente, você pode auxiliar os grupos grampeando algumas páginas de folha sulfite A4 em forma de livreto. Os grupos podem escrever e desenhar de acordo com as informações que pretendem divulgar.

Caso prefira fazer uma cartilha digitalizada, o link abaixo pode auxiliar.

Criar um livreto ou um livro no Word. Fonte: Microsoft Suporte. Disponível em: https://support.office.com/pt-br/article/criar-um-livreto-ou-um-livro-no-word-dfd94694-fa4f-4c71-a1c7-737c31539e4a Acessado em: 5-4-2020.

  • Um podcast;

Uma ferramenta que pode auxiliar é o software livre e gratuito Audacity, disponível em https://audacity.br.uptodown.com/windows. Acessado em: 29-02-2020. Ele pode ser baixado e usado do formato off-line, ou seja, sem precisar de internet. Esse programa permite edição, cortes, mixando vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo.

Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Fonte: Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula Acessado em 29-2-2020.

  • Um painel;
  • O painel é outra opção de divulgação sem a necessidade de utilizar um computador ou celular. Caso o grupo opte por esse instrumento, oriente-os a pensar no local em que o painel será fixado, no tamanho da fonte para conseguir visualizá-lo, nas cores apropriadas...

  • Um vídeo que pode ser postado no YouTube;

Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4927/blog-de-tecnologia-video-em-aula-engajamento-e-maior-quando-alunos-produzem-os-seus. Acessado em 5-3-2020

  • Um blog;

Vamos criar um blog da turma? Fonte: Portal do professor. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acessado em 5-4-2020.

5 passos para criar um blog para minha escola. Fonte: PROESC. Disponível em http://www.proesc.com/blog/criar-um-blog-para-minha-escola/. Acessado em 5-4-2020.

  • Uma página na internet;

Três sites para criar páginas de graça na internet. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4592/tres-sites-para-criar-paginas-de-graca-na-internet. Acessado em 5-3-2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: proponha aos grupos que, antes de decidirem qual instrumento utilizarão, reflitam sobre para quem ele será destinado. Quais tipos de mídias esse público utiliza? Oriente-os a refletirem sobre qual a melhor forma de alcançá-los. Explique o tempo disponível para finalizar o instrumento e que, portanto, os grupos devem escolher um com essa viabilidade.

Uma vez que os instrumento de divulgação estiver selecionado, oriente os grupos a elencarem o que precisa ser realizado para elaborá-lo. Motive-os a estabelecer papéis para se organizarem e definirem como os conteúdos serão apresentados. Fique atento às trocas nos grupos e auxilie-os se for necessário.

Os momentos destinados à tomada de decisão são essenciais para conectar a atividade à Educação Empreendedora. Motive-os a refletirem sobre o que desejam e a expressarem suas próprias visões, proporem ideias, argumentarem e ouvirem são importantes competências a serem desenvolvidas e contribuem com a criatividade. Conhecer as limitações impostas a um projeto e planejar ações para cumpri-lo também são importantes habilidades para promover uma educação empreendedora.

Caso prefira separar as duas aulas e realizá-las em momentos diferentes, finalize a primeira aula nesse momento com todas as definições necessárias antes de iniciar a produção dos instrumentos de divulgação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: inicie a segunda aula retomando o que foi feito na aula anterior (se for o caso de realizá-las separadamente).

Esse momento é destinado à produção do documento de divulgação, consolidando o que foi produzido durante a curadoria.

O planejamento realizado na etapa anterior deve auxiliar esse processo, mas mantenha-se atento às possíveis dificuldades dos grupos.

Caso os grupos optem pela produção de um vídeo ou podcast, é provável que demandem um auxílio maior para edição, esteja preparado para apoiá-los, mas deixe que a produção fique por conta deles.

Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula Acessado em: 29-2-2020.

Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus. Fonte: Nova escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4927/blog-de-tecnologia-video-em-aula-engajamento-e-maior-quando-alunos-produzem-os-seus. Acessado em: 5-3-2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: peça aos grupos que divulguem seus produtos para que os outros possam apreciá-los. Após a aula, todos poderão visualizá-los.

Verifique com a escola e famílias se é possível o compartilhamento (quanto ao uso de voz e imagem) e auxilie os grupos nesse processo.

Organize os estudantes individualmente e motive um momento de autoavaliação. Apresente a pergunta à turma e peça que reflitam em silêncio.

Apresente critérios para autoavaliação. Oriente-os a se avaliarem e solicite um relato das atividades realizadas para contribuir com seu grupo.

Critérios para autoavaliação: os critérios são fundamentais para orientar os estudantes nesse processo bastante complexo. A autoavaliação exige uma reflexão que os estudantes não estão acostumados a fazer, por isso eles podem ter um pouco de dificuldade. Quanto mais claros forem os critérios, mais fácil será o processo. Esses critérios dependem de como as atividades se desenvolveram, dos desafios enfrentados e da maturidade da turma. Somente o professor é capaz de elaborá-los com coerência. Apresentamos algumas sugestões para inspirá-lo:

  • Contribuí com as discussões realizadas em meu grupo apresentando ideias coerentes com o que era proposto?
  • Contribuí com as discussões realizadas em meu grupo ouvindo atentamente, respeitando e acolhendo as ideias apresentadas por meus colegas?
  • Analisei e selecionei informações relevantes sobre o app investigado?
  • Percebi as relações éticas aplicadas ao app?
  • Contribuí para a produção do podcasts de maneira satisfatória?
  • Contribuí para a elaboração de um instrumento eficaz para comunicar as informações mais relevantes dos apps investigados pelos grupos?
  • Aprendi sobre outros apps além do que meu grupo investigou?

Fechamento da sequência: para finalizar, retome com a turma todo o caminho para chegar até aqui, aponte as dificuldades e surpresas que apareceram ao longo da sequência e como foi possível enfrentá-las. Ressalte as ações positivas e o que poderia ser melhorado paras próximas oportunidades.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano