Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, será proposta uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês “apps”). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá um app para fazer uma avaliação mais profunda, com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e o quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.
Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe a roteirização e produção de um podcasts para compartilhar as investigações realizadas sobre os apps.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5:
3 - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes, de acordo com as temáticas que aparecerem ao longo das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas no mesmo dia.
Ação prévia: essa aula será destinada à preparação e apresentação das conclusões dos grupos a partir das investigações realizadas durante a sequência. Identifique quais instrumentos disponíveis na escola podem auxiliar os grupos neste momento. Proponha que os grupos não utilizem nenhum instrumento visual, apenas comuniquem verbalmente.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.
Materiais necessários: materiais para auxiliar a apresentação dos alunos, que podem ser computador, cartolina, folhas A4, o que estiver à disposição para esse momento.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: relembre o desenvolvimento da sequência até essa aula e todas as informações já coletadas sobre um app. Relembre-os do percurso de aprendizagem e apresente o objeto desta aula. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.
Apresente a pergunta à turma e oriente-a a pensar sobre ela antes de respondê-la. Diga à turma que, nessa aula, os grupos prepararão uma apresentação das conclusões sobre o app investigado.
Explique qual o propósito de uma apresentação e quais os elementos essenciais:
A apresentação deve:
- Introduzir a turma sobre o app e sua finalidade;
- Apresentar as informações obtidas nos termos de condições;
- Apresentar as conclusões do grupo, justificando-as.
Forneça os elementos por escrito ou deixe registrado no quadro, para auxiliar os grupos durante toda a aula.
Lembre os estudantes, sempre que necessário, do Diário de Bordo. Oriente-os a lerem as anotações feitas nas aulas anteriores e fazerem novas anotações sempre que acharem oportuno.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: organize a turma com os mesmos grupos da aula anterior. Oriente os grupos a prepararem uma apresentação de 3 minutos para a turma. Peça que organizem qual será o papel de cada integrante durante a apresentação e que definam se necessitam de alguns instrumentos para auxiliá-los nesse momento, por exemplo, PowerPoint, um cartaz, o quadro etc. Proponha que os grupos não utilizem nenhum instrumento visual, apenas comuniquem verbalmente.
Preparar uma apresentação para o outro é um dos grandes desafios enfrentados pelos alunos do Ensino Fundamental, é possível que eles nunca tenham feito isso ou que essa atividade seja parte da rotina deles. Quaisquer que seja a situação, esteja preparado para apoiá-los. Conheça o contexto de sua turma para que você saiba se precisa fornecer informações básicas para uma apresentação ou aprimorar o que eles já têm feito.
A competência 4 da BNCC propõe Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Essa é uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento dessa competência.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: organize a turma em forma de auditório. Avise os grupos sobre qual será a ordem de apresentação. Deixe os possíveis instrumentos preparados (PowerPoint, cartaz ou o que será utilizado). Explique que cada grupo terá 3 minutos para a apresentação e, posteriormente, 2 minutos serão destinados às perguntas e sugestões.
Como adequar a sua realidade: caso sua turma seja muito grande, separe duas aulas para que todos os grupos consigam realizar as apresentações. Oriente os grupos a prepararem a apresentação em casa e utilizarem a aula somente para as apresentações. Atenção: o planejamento de uma apresentação é momento fundamental do processo, caso os alunos não sejam acostumados, dê preferência para fazê-lo em aula.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: finalize a aula apresentando os pontos positivos e o que precisa ser aperfeiçoado nas apresentações. Explique que esse é um processo e que momentos como esse se repetirão para que eles fiquem cada vez melhores nisso.
Continuidade da sequência: caso você decida realizar o próximo plano de aula dessa sequência, no seguinte será proposta a construção de um documento que consolida o conteúdo produzido sobre os apps e programas analisados, que foram alvo da curadoria.
Para casa: explique à turma o que será feito na próxima aula. Peça aos estudantes que reflitam sobre as sugestões apresentadas pelos outros grupos e por você. Solicite que definam quais as informações mais relevantes sobre o app investigado. Oriente-os a pensarem sobre qual instrumento de divulgação poderia ser utilizado para compartilhar essas informações com as outras turmas da escola.
Diário de bordo: em uma sequência como essa, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com o aprendizado. Proponha que os estudantes criem um diário de bordo e explique que a proposta não é utilizá-lo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência. Espera-se que ele utilize o diário de bordo como “memória de papel” e para externalizar pensamentos, dúvidas ou conclusões.
Verifique qual a melhor maneira de propor esse diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade.