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Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Ética digital no uso de aplicativos

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Refletir sobre o que é ética digital e quais questões estão relacionadas ao uso de apps.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, será proposta uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês “apps”). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá um app para fazer uma avaliação mais profunda, com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e o quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe reflexões sobre o que é ética digital e uma investigação sobre as questões éticas relacionadas ao uso dos apps.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5:

3 - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes, de acordo com as temáticas que aparecerem ao longo das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: pesquise sobre as questões éticas relacionadas aos apps que os grupos vêm investigando desde a aula anterior. Procure pelos termos de condições de uso desses apps. Antes dessa aula, forneça os termos de condições de uso dos apps que cada aluno está investigando com o grupo. Oriente-os a realizarem a leitura em casa e explique que isso será fundamental para que seja possível realizar as atividades nos 50 minutos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: um computador, tablet ou celular com acesso à internet por grupo de 3 a 5 estudantes. Caso não seja possível, imprima os termos de condições de uso e materiais encontrados sobre os apps.


Diário de bordo:
em uma sequência como essa, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com o aprendizado. Proponha que os estudantes criem um diário de bordo e explique que a proposta não é utilizá-lo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência. Espera-se que ele utilize o Diário de Bordo como “memória de papel” e para externalizar pensamentos, dúvidas ou conclusões.

Verifique qual a melhor maneira de propor esse diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade.


Para você saber mais:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: relembre as aulas anteriores e os apps analisados pelos grupos. Lembre os estudantes do Diário de Bordo, oriente-os a lerem as anotações feitas na aula anterior e fazerem novas anotações sempre que acharem oportuno.

Apresente a pergunta à turma e busque acolher as resposta. O objetivo dessa etapa é iniciar uma reflexão sobre o tema da aula.

Explique à turma o que é ética digital e qual a importância dela no uso de apps. Compartilhe com a turma alguns exemplos de discussões que envolvem a ética no uso de apps, como as listadas abaixo, por exemplo:

- Aplicativos infantis estão coletando dados dos seus filhos. Fonte: Superinteressante. Disponível em https://super.abril.com.br/tecnologia/aplicativos-infantis-estao-coletando-dados-dos-seus-filhos/ Acessado em 29-2-2020.

- Seis apps de sucesso que são 'proibidos' para menores de 13 anos. Fonte: Techtudo. Disponível em https://www.techtudo.com.br/listas/2019/10/seis-apps-de-sucesso-que-sao-proibidos-para-menores-de-13-anos.ghtml Acessado em 29-2-2020.

- Aplicativo que envelhece fotos cede dados dos usuários para anunciantes. Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/aplicativo-que-envelhece-fotos-cede-dados-dos-usuarios-para-anunciantes/ Acessado em 29-2-2020.

Para você saber mais sobre ética digital:

- Ética digital. Fonte: Canaltech. Disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/etica-digital-como-equilibrar-os-riscos-e-recompensas-da-inovacao-digital/ Acessado em 29-2-2020.

- O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12617/o-que-e-essa-tal-de-cidadania-digital Acessado em 29-2-2020.

- Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15057/quais-sao-os-caminhos-para-ensinar-no-mundo-digital Acessado em 29-2-2020.

- Cultura digital. O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/9/competencia-5-cultura-digital Acessado em 29-2-2020.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: organize a turma com os mesmos grupos da aula anterior. Caso algum aluno não tenha participado, introduza-o em um dos grupos e peça aos demais integrantes que compartilhem as avaliações do app.

Apresente a pergunta à turma e proponha uma discussão nos grupos. Questione-os sobre como acham que as pessoas realizavam as tarefas sem o app. Qual seria a evolução das tecnologias que auxiliam as pessoas nas tarefas para as quais o app é destinado?

Oriente os grupos a discutirem sobre a leitura que fizeram em casa dos termos de condições de uso dos apps que estão sendo investigados. Mesmo que essa tenha sido uma tarefa para casa, tenha os termos impressos ou digitais durante a aula. Motive-os a olhar novamente para os termos analisando as questões éticas que podem estar por trás deles. Como, por exemplo, o uso de imagens e dados pessoais.

Oriente-os a fazer o registro de todas as observações e conclusões, avisando que deverão apresentá-los aos outros grupos na próxima aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: sistematize a aula apontando os pontos em comum que você pode observar nas discussões pelos grupos e as possíveis consequências do mau uso dos apps. Reforce a importância de conhecer os termos de condições de uso dos apps que utilizamos e quais situações ferem a segurança/privacidade dos usuários.

Explique aos grupos que na próxima aula eles terão um momento destinado a apresentar as conclusões sobre a pesquisa para os outros grupos.

Para casa: oriente os alunos a responderem por escrito a pergunta que motivou a pesquisa:

- Quais questões éticas estão envolvidas no uso de apps para além de suas funções?

Explique que o registro individual responsabiliza o estudante pela pesquisa realizada pelo grupo, permite que cada estudante possa se expressar sobre as próprias conclusões e é um importante instrumento para que você possa avaliar a evolução das concepções do estudante sobre a temática desta aula.

Para identificar como foi o trabalho em grupo para cada estudante, inclua outras perguntas, como, por exemplo:

- Como foi a interação do grupo durante as discussões?

- Você conseguiu expressar sua opinião?

- Conseguiu ouvir uma opinião diferente da sua?

- O que poderia ser feito para melhorar o trabalho em grupo?

Continuidade da sequência: caso você decida realizar os próximos planos de aula desta sequência, no seguinte plano será feito um compartilhamento das investigações sobre dos app até o momento.

Para você saber mais:

- Ética digital. Fonte: Canaltech. Disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/etica-digital-como-equilibrar-os-riscos-e-recompensas-da-inovacao-digital/ Acessado em: 29-2-2020.

- O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12617/o-que-e-essa-tal-de-cidadania-digital Acessado em 29-2-2020.

- Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15057/quais-sao-os-caminhos-para-ensinar-no-mundo-digital Acessado em: 29-2-2020.

- Cultura digital. O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/9/competencia-5-cultura-digital Acessado em: 29-2-2020.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, será proposta uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês “apps”). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá um app para fazer uma avaliação mais profunda, com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e o quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe reflexões sobre o que é ética digital e uma investigação sobre as questões éticas relacionadas ao uso dos apps.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5:

3 - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes, de acordo com as temáticas que aparecerem ao longo das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: pesquise sobre as questões éticas relacionadas aos apps que os grupos vêm investigando desde a aula anterior. Procure pelos termos de condições de uso desses apps. Antes dessa aula, forneça os termos de condições de uso dos apps que cada aluno está investigando com o grupo. Oriente-os a realizarem a leitura em casa e explique que isso será fundamental para que seja possível realizar as atividades nos 50 minutos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: um computador, tablet ou celular com acesso à internet por grupo de 3 a 5 estudantes. Caso não seja possível, imprima os termos de condições de uso e materiais encontrados sobre os apps.


Diário de bordo:
em uma sequência como essa, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com o aprendizado. Proponha que os estudantes criem um diário de bordo e explique que a proposta não é utilizá-lo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência. Espera-se que ele utilize o Diário de Bordo como “memória de papel” e para externalizar pensamentos, dúvidas ou conclusões.

Verifique qual a melhor maneira de propor esse diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade.


Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: relembre as aulas anteriores e os apps analisados pelos grupos. Lembre os estudantes do Diário de Bordo, oriente-os a lerem as anotações feitas na aula anterior e fazerem novas anotações sempre que acharem oportuno.

Apresente a pergunta à turma e busque acolher as resposta. O objetivo dessa etapa é iniciar uma reflexão sobre o tema da aula.

Explique à turma o que é ética digital e qual a importância dela no uso de apps. Compartilhe com a turma alguns exemplos de discussões que envolvem a ética no uso de apps, como as listadas abaixo, por exemplo:

- Aplicativos infantis estão coletando dados dos seus filhos. Fonte: Superinteressante. Disponível em https://super.abril.com.br/tecnologia/aplicativos-infantis-estao-coletando-dados-dos-seus-filhos/ Acessado em 29-2-2020.

- Seis apps de sucesso que são 'proibidos' para menores de 13 anos. Fonte: Techtudo. Disponível em https://www.techtudo.com.br/listas/2019/10/seis-apps-de-sucesso-que-sao-proibidos-para-menores-de-13-anos.ghtml Acessado em 29-2-2020.

- Aplicativo que envelhece fotos cede dados dos usuários para anunciantes. Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/aplicativo-que-envelhece-fotos-cede-dados-dos-usuarios-para-anunciantes/ Acessado em 29-2-2020.

Para você saber mais sobre ética digital:

- Ética digital. Fonte: Canaltech. Disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/etica-digital-como-equilibrar-os-riscos-e-recompensas-da-inovacao-digital/ Acessado em 29-2-2020.

- O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12617/o-que-e-essa-tal-de-cidadania-digital Acessado em 29-2-2020.

- Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15057/quais-sao-os-caminhos-para-ensinar-no-mundo-digital Acessado em 29-2-2020.

- Cultura digital. O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/9/competencia-5-cultura-digital Acessado em 29-2-2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: organize a turma com os mesmos grupos da aula anterior. Caso algum aluno não tenha participado, introduza-o em um dos grupos e peça aos demais integrantes que compartilhem as avaliações do app.

Apresente a pergunta à turma e proponha uma discussão nos grupos. Questione-os sobre como acham que as pessoas realizavam as tarefas sem o app. Qual seria a evolução das tecnologias que auxiliam as pessoas nas tarefas para as quais o app é destinado?

Oriente os grupos a discutirem sobre a leitura que fizeram em casa dos termos de condições de uso dos apps que estão sendo investigados. Mesmo que essa tenha sido uma tarefa para casa, tenha os termos impressos ou digitais durante a aula. Motive-os a olhar novamente para os termos analisando as questões éticas que podem estar por trás deles. Como, por exemplo, o uso de imagens e dados pessoais.

Oriente-os a fazer o registro de todas as observações e conclusões, avisando que deverão apresentá-los aos outros grupos na próxima aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: sistematize a aula apontando os pontos em comum que você pode observar nas discussões pelos grupos e as possíveis consequências do mau uso dos apps. Reforce a importância de conhecer os termos de condições de uso dos apps que utilizamos e quais situações ferem a segurança/privacidade dos usuários.

Explique aos grupos que na próxima aula eles terão um momento destinado a apresentar as conclusões sobre a pesquisa para os outros grupos.

Para casa: oriente os alunos a responderem por escrito a pergunta que motivou a pesquisa:

- Quais questões éticas estão envolvidas no uso de apps para além de suas funções?

Explique que o registro individual responsabiliza o estudante pela pesquisa realizada pelo grupo, permite que cada estudante possa se expressar sobre as próprias conclusões e é um importante instrumento para que você possa avaliar a evolução das concepções do estudante sobre a temática desta aula.

Para identificar como foi o trabalho em grupo para cada estudante, inclua outras perguntas, como, por exemplo:

- Como foi a interação do grupo durante as discussões?

- Você conseguiu expressar sua opinião?

- Conseguiu ouvir uma opinião diferente da sua?

- O que poderia ser feito para melhorar o trabalho em grupo?

Continuidade da sequência: caso você decida realizar os próximos planos de aula desta sequência, no seguinte plano será feito um compartilhamento das investigações sobre dos app até o momento.

Para você saber mais:

- Ética digital. Fonte: Canaltech. Disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/etica-digital-como-equilibrar-os-riscos-e-recompensas-da-inovacao-digital/ Acessado em: 29-2-2020.

- O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12617/o-que-e-essa-tal-de-cidadania-digital Acessado em 29-2-2020.

- Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15057/quais-sao-os-caminhos-para-ensinar-no-mundo-digital Acessado em: 29-2-2020.

- Cultura digital. O que é essa tal de cidadania digital? Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/9/competencia-5-cultura-digital Acessado em: 29-2-2020.

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