Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_14ALG06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento permite refletir sobre grandezas inversamente proporcionais. Você pode usá-lo nas orientações para realização da Atividade principal.
Atividade principal
Nas orientações que deve ser encaminhada aos alunos (através de áudio ou vídeo do WhatsApp) você pode dar a dica do uso do quadro (painel de discussões) para acompanhar o quanto uma grandeza aumenta enquanto a outra diminui. Use como ilustração, a atividade do Aquecimento, focando também na constante de proporcionalidade. Deixe os alunos livres para escolherem a melhor estratégia de solução. Mantenha um canal de comunicação aberto para que os alunos possam tirar possíveis dúvidas. A turma deve encaminhar as respostas da atividade para sua apreciação e posterior discussão. Indique a realização das atividades complementares e também do Raio X, determinando um tempo para realização das mesmas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de proporcionalidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-5-ano/algebra-5ano/pt-como-identificar-relaes-de-propores/v/analyzing-and-identifying-proportional-relationships-ex3
https://pt.khanacademy.org/math/algebra2/rational-expressions-equations-and-functions/direct-and-inverse-variation/v/recognizing-direct-and-inverse-variation
Discussão das soluções
Use no espaço de discussão, seja ele em tempo real ou não, as observações verificadas nas respostas dos alunos. Pontue, num áudio ou vídeo (se for usar WhatsApp), os elementos mais importantes como equívocos, dúvidas e dicas para realização de novas atividades como Raio X e atividades complementares. Use informações do Encerramento para fazer um ‘fechamento’ da aula.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxxx
Encerramento
Use no feedback
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessa atividade e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
A proporcionalidade é um tema que, mesmo pessoas não letradas, são capazes de discutir, opinar e contextuar com o cotidiano. Pode ser usada a questão do Raio X (parte principal) ou mesmo da Aquecimento para ser discutido com as famílias.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_14ALG06
(EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.
AULA 01
AULA 02
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes