Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula apresentando aos alunos a situação-problema. Pergunte sobre como podemos saber se o número de amigos e a quantidade de tampinhas que cada um recebe são grandezas inversamente proporcionais. Como na primeira divisão cada um dos 2 amigos recebe 24 tampinhas e na segunda divisão cada um dos 4 amigos recebe 12 tampinhas, os alunos, provavelmente, responderão que na segunda divisão, o número de amigos foi multiplicado por 2 e o número tampinhas foi dividido por 2. Assim, aumentando o valor de uma grandeza, o valor da outra diminui proporcionalmente e portanto, as grandezas são inversamente proporcionais.
Propósito: Possibilitar que os alunos lembrem que quando duas grandezas são inversamente proporcionais, o valor de uma aumenta e o valor correspondente da outra, diminui proporcionalmente.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a quantidade de tampinhas, por pessoa, quando o número de amigos aumenta?
- Se as tampinhas fossem divididas entre 3 amigos, quantas tampinhas cada um receberia? Há formas diferentes de fazer esse cálculo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Perceber que o número de jogadores e a quantidade de cartas que cada um deve receber são grandezas inversamente proporcionais e identificar a constante de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se o número de jogadores e a quantidade de cartas que cada um deve receber são grandezas inversamente proporcionais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Perceber que o número de jogadores e a quantidade de cartas que cada um deve receber são grandezas inversamente proporcionais e identificar a constante de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se o número de jogadores e a quantidade de cartas que cada um deve receber são grandezas inversamente proporcionais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e solicite que respondam também aos questionamentos do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e peça que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Perceber que o número de jogadores e a quantidade de cartas que cada um deve receber são grandezas inversamente proporcionais e identificar a constante de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber se o número de jogadores e a quantidade de cartas que cada um deve receber são grandezas inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias pessoais, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Observando os valores obtidos, calculando a razão entre os números de jogadores de duas jogadas e a razão inversa entre as quantidades de cartas que cada um deve receber nessas mesmas jogadas, o que podemos concluir?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias pessoais, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Observando os valores obtidos, calculando a razão entre os números de jogadores de duas jogadas e a razão inversa entre as quantidades de cartas que cada um deve receber nessas mesmas jogadas, o que podemos concluir?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias pessoais, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Observando os valores obtidos, calculando a razão entre os números de jogadores de duas jogadas e a razão inversa entre as quantidades de cartas que cada um deve receber nessas mesmas jogadas, o que podemos concluir?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque para os estudantes a igualdade entre a razão, entre os valores de uma grandeza e o inverso da razão entre os valores correspondentes da outra. Apresente também o significado da constante de proporcionalidade.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão resolvendo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da proporcionalidade inversa e da constante de proporcionalidade.
Discuta com a turma:
- Que cálculo devemos fazer para determinar o número de alunos entre os quais a professora conseguirá distribuir outras quantidades de lápis?
- Como podemos saber se as quantidades de lápis e de alunos são grandezas inversamente proporcionais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar