Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, peça para os alunos responderem às perguntas sobre o gênero carta e enviem as respostas para você. Se a turma não estiver familiarizada com o gênero, crie uma videoaula abordando os tópicos necessários.
Toda a sequência está pautada no trabalho colaborativo, por isso, as discussões e produções podem acontecer com os familiares ou com os colegas por meio de uma videochamada. Ressalte a importância da construção das cartas para impactar a vida das pessoas ou dos próprios estudantes e dialogar com as histórias de vida dos alunos, dos familiares e de pessoas da comunidade.
Envie o planejamento de produção e solicite que elaborem e devolvam para que você possa orientá-los. Após a devolutiva, os alunos escrevem as cartas. Publique-as nas redes sociais da escola para a leitura de toda a comunidade escolar.
Para realizar videochamadas, sugira alguns aplicativos, como WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram, Google Duo, Meet, Zoom, Skype, IMO ou Viber. Para a criação da videoaula, assista ao curso “como criar e usar vídeos na Educação”. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://cursos.novaescola.org.br/curso/4/como-criar-e-usar-videos-na-educacao/resumo. Acesso em: 22-abril-2020.
Sugestão Enviada Por: Ariane Previde
Código: EDE2_07UND03
(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.
(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.
(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes