Autoavaliação
Plano de Aula
Plano de aula: É hora de divulgar e avaliar!
Plano 4 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Essa sequência é composta de 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.
Sobre esse plano: no último plano, os alunos organizam o conteúdo produzido no meio de comunicação escolhido na primeira aula. Em seguida, avaliam o trabalho realizado e, por fim, autoavaliam-se. A avaliação é uma atividade constante na educação empreendedora. Além de fazer parte do processo de aprendizagem, ela guia o caminho em direção ao alcance dos objetivos definidos.
Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e finaliza a sequência.
Ação prévia: dependendo do meio de comunicação escolhido pelos alunos na primeira aula, será necessário realizar alguma ação prévia, como o agendamento para o uso da sala de informática.
Material necessário: autoavaliação impressa disponível nos materiais complementares.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.
Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.
Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-fev-2020.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: para iniciar o plano, explique aos alunos que eles vão construir o meio de comunicação para expor os conteúdos produzidos. Em seguida, farão a avaliação do trabalho realizado e a autoavaliação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: é o momento de organizar o conteúdo produzido no meio de comunicação escolhido pela turma na primeira aula. Se os alunos decidiram pelo jornal mural, por exemplo, aqui será o momento de confeccionar o mural. Se optaram pelo lambe-lambe, espalharão as produções pela escola. Se for uma rádio, ensaiam a apresentação. Se for um podcast, gravam os arquivos de áudio ou vídeo em formato digital.
A partir das particularidades do veículo escolhido na primeira aula, faça as adequações necessárias para promover a divulgação do trabalho realizado. Há também a possibilidade de o tempo não ser suficiente ou da divulgação não acontecer nesse momento, como um vídeo-minuto em que os alunos elaboram o conteúdo, ensaiam e, neste momento, fazem a gravação. Entretanto, a apresentação para a comunidade escolar acontecerá de acordo com o planejamento na primeira aula. Se eles decidiram que cada vídeo-minuto será apresentado no recreio, essa organização necessitará de um trabalho extraclasse e pode ter o apoio de outros profissionais da escola. Caso isso aconteça, faça adaptações de acordo com a proposta elaborada pela turma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: explique que a avaliação não é o momento de apontar erros e achar culpados, mas encontrar oportunidades de melhora. O olhar avaliativo entre os integrantes do grupo favorece o relacionamento entre pessoas, em que a fala é tão importante quanto a escuta. Aos poucos, os alunos ganham autoconfiança e começam a ousar mais, ampliam a capacidade investigativa, interdependência, iniciativa, autoria, gestão coletiva, tornando-se agentes de mudança da própria vida e da coletividade. Reunidos em grupos, peça para os alunos discutirem as perguntas abaixo:
1. O assunto propôs algo de bom para a coletividade?
2. O resultado do nosso trabalho foi além da nossa expectativa? Fomos criativos e ousados?
3. Aprofundamos o nosso conhecimento sobre o assunto trabalhado?
4. Colaboramos com os outros grupos? Se sim, como isso foi feito? Se não, por quê?
5. Trouxemos o material necessário para a realização do trabalho?
6. Finalizamos a atividade no prazo? Se não, por que não conseguimos concluir?
Encerrada a discussão, solicite que cada grupo compartilhe com a turma a resposta de, pelo menos, uma pergunta. No fim de cada apresentação da resposta, abra para o grupo fazer apontamentos, sugestões, apreciações e reclamações. Se achar necessário, complemente com observações que possam promover oportunidade de melhora.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: explique que a autoavaliação é o momento em que o aluno descobre o que sabe, o que ainda precisa saber e quais serão as ações necessárias para alcançar os objetivos definidos. Definir propósitos e decidir caminhos por si próprio fortalece o empoderamento do aluno, cidadão em formação, e prepara para o desconhecido. Garanta que eles compreendam que o risco é normal e que prever as dificuldades eleva a autoconfiança, a autoestima e o senso crítico. Entregue as perguntas abaixo impressas para cada aluno e peça para eles responderem. Em seguida, cada um trocará as respostas com um colega dentro do grupo para receber uma devolutiva. A autoavaliação está disponível nos materiais complementares.
1. Envolvi-me nas ações propostas com responsabilidade e compromisso?
2. Respeitei e motivei a participação dos integrantes do grupo?
3. Participei das decisões e das atividades propostas?
4. Descobri o que eu não sei e busquei essas informações?
5. Fui inovador?
6. Como foi a minha atuação diante dos problemas que surgiram?
7. Estou feliz com o resultado do trabalho realizado?
8. O que eu posso fazer de diferente caso a proposta aconteça novamente?
Sua devolutiva é uma influência positiva para que os alunos descubram o que já sabem e o que necessitam aprender ou aprofundar. Recolha a autoavaliação de todos, leia com atenção e faça um breve feedback sobre o trabalho colaborativo, a responsabilidade, a autogestão, gestão coletiva, a criatividade, a ousadia, a autoria, a iniciativa, as competências gerais e as habilidades específicas.
Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, peça aos alunos que discutam com os familiares em casa, ou com os colegas por meio de uma videochamada, o que eles gostariam de dizer a toda a comunidade e ainda não tiveram oportunidade. Oriente-os a discutir a partir das perguntas dos slides dois e três. Solicite que cada grupo (familiar ou estudantil) eleja um tema e envie ao professor.
Crie uma enquete com todos os temas e peça para os alunos votarem em três, para eleger o tema da turma. Após a escolha do tema, cada grupo ficará responsável por escolher um meio de comunicação para divulgar o conteúdo produzido em um ambiente virtual, como as redes sociais da escola. Ressalte que o trabalho será realizado com os recursos que eles têm em casa, por isso, o plano de ação (que deve ser encaminhado), auxiliará a organização de todo o trabalho. Encaminhe o plano de ação e peça que eles o devolvam preenchido, para que você possa orientá-los, se necessário. Finalizada a produção, divulgue-a em um ambiente virtual.
Para realizar videochamadas, sugira alguns aplicativos, tais como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Google Duo, Meet, Zoom, Skype, IMO ou Viber. Para criar uma enquete, é possível utilizar o Google Forms, Edmodo ou Thatquiz.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ariane Previde
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.
(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
(EF69LP39) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.
Objetivos específicos:
Organizar o conteúdo no meio de comunicação escolhido, avaliar o trabalho realizado e autoavaliar-se.
Componentes:
Língua Portuguesa.
Materiais Necessários:
Autoavaliação impressa disponível nos materiais complementares.
Alfabetização
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