19255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - É hora de divulgar e avaliar!

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Organizar o conteúdo no meio de comunicação escolhido, avaliar o trabalho realizado e autoavaliar-se.

Plano 04 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Essa sequência é composta de 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: no último plano, os alunos organizam o conteúdo produzido no meio de comunicação escolhido na primeira aula. Em seguida, avaliam o trabalho realizado e, por fim, autoavaliam-se. A avaliação é uma atividade constante na educação empreendedora. Além de fazer parte do processo de aprendizagem, ela guia o caminho em direção ao alcance dos objetivos definidos.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e finaliza a sequência.

Ação prévia: dependendo do meio de comunicação escolhido pelos alunos na primeira aula, será necessário realizar alguma ação prévia, como o agendamento para o uso da sala de informática.

Material necessário: autoavaliação impressa disponível nos materiais complementares.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-fev-2020.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: para iniciar o plano, explique aos alunos que eles vão construir o meio de comunicação para expor os conteúdos produzidos. Em seguida, farão a avaliação do trabalho realizado e a autoavaliação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: é o momento de organizar o conteúdo produzido no meio de comunicação escolhido pela turma na primeira aula. Se os alunos decidiram pelo jornal mural, por exemplo, aqui será o momento de confeccionar o mural. Se optaram pelo lambe-lambe, espalharão as produções pela escola. Se for uma rádio, ensaiam a apresentação. Se for um podcast, gravam os arquivos de áudio ou vídeo em formato digital.

A partir das particularidades do veículo escolhido na primeira aula, faça as adequações necessárias para promover a divulgação do trabalho realizado. Há também a possibilidade de o tempo não ser suficiente ou da divulgação não acontecer nesse momento, como um vídeo-minuto em que os alunos elaboram o conteúdo, ensaiam e, neste momento, fazem a gravação. Entretanto, a apresentação para a comunidade escolar acontecerá de acordo com o planejamento na primeira aula. Se eles decidiram que cada vídeo-minuto será apresentado no recreio, essa organização necessitará de um trabalho extraclasse e pode ter o apoio de outros profissionais da escola. Caso isso aconteça, faça adaptações de acordo com a proposta elaborada pela turma.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: explique que a avaliação não é o momento de apontar erros e achar culpados, mas encontrar oportunidades de melhora. O olhar avaliativo entre os integrantes do grupo favorece o relacionamento entre pessoas, em que a fala é tão importante quanto a escuta. Aos poucos, os alunos ganham autoconfiança e começam a ousar mais, ampliam a capacidade investigativa, interdependência, iniciativa, autoria, gestão coletiva, tornando-se agentes de mudança da própria vida e da coletividade. Reunidos em grupos, peça para os alunos discutirem as perguntas abaixo:

1. O assunto propôs algo de bom para a coletividade?

2. O resultado do nosso trabalho foi além da nossa expectativa? Fomos criativos e ousados?

3. Aprofundamos o nosso conhecimento sobre o assunto trabalhado?

4. Colaboramos com os outros grupos? Se sim, como isso foi feito? Se não, por quê?

5. Trouxemos o material necessário para a realização do trabalho?

6. Finalizamos a atividade no prazo? Se não, por que não conseguimos concluir?

Encerrada a discussão, solicite que cada grupo compartilhe com a turma a resposta de, pelo menos, uma pergunta. No fim de cada apresentação da resposta, abra para o grupo fazer apontamentos, sugestões, apreciações e reclamações. Se achar necessário, complemente com observações que possam promover oportunidade de melhora.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: explique que a autoavaliação é o momento em que o aluno descobre o que sabe, o que ainda precisa saber e quais serão as ações necessárias para alcançar os objetivos definidos. Definir propósitos e decidir caminhos por si próprio fortalece o empoderamento do aluno, cidadão em formação, e prepara para o desconhecido. Garanta que eles compreendam que o risco é normal e que prever as dificuldades eleva a autoconfiança, a autoestima e o senso crítico. Entregue as perguntas abaixo impressas para cada aluno e peça para eles responderem. Em seguida, cada um trocará as respostas com um colega dentro do grupo para receber uma devolutiva. A autoavaliação está disponível nos materiais complementares.

1. Envolvi-me nas ações propostas com responsabilidade e compromisso?

2. Respeitei e motivei a participação dos integrantes do grupo?

3. Participei das decisões e das atividades propostas?

4. Descobri o que eu não sei e busquei essas informações?

5. Fui inovador?

6. Como foi a minha atuação diante dos problemas que surgiram?

7. Estou feliz com o resultado do trabalho realizado?

8. O que eu posso fazer de diferente caso a proposta aconteça novamente?

Sua devolutiva é uma influência positiva para que os alunos descubram o que já sabem e o que necessitam aprender ou aprofundar. Recolha a autoavaliação de todos, leia com atenção e faça um breve feedback sobre o trabalho colaborativo, a responsabilidade, a autogestão, gestão coletiva, a criatividade, a ousadia, a autoria, a iniciativa, as competências gerais e as habilidades específicas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Essa sequência é composta de 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: no último plano, os alunos organizam o conteúdo produzido no meio de comunicação escolhido na primeira aula. Em seguida, avaliam o trabalho realizado e, por fim, autoavaliam-se. A avaliação é uma atividade constante na educação empreendedora. Além de fazer parte do processo de aprendizagem, ela guia o caminho em direção ao alcance dos objetivos definidos.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e finaliza a sequência.

Ação prévia: dependendo do meio de comunicação escolhido pelos alunos na primeira aula, será necessário realizar alguma ação prévia, como o agendamento para o uso da sala de informática.

Material necessário: autoavaliação impressa disponível nos materiais complementares.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-fev-2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: para iniciar o plano, explique aos alunos que eles vão construir o meio de comunicação para expor os conteúdos produzidos. Em seguida, farão a avaliação do trabalho realizado e a autoavaliação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: é o momento de organizar o conteúdo produzido no meio de comunicação escolhido pela turma na primeira aula. Se os alunos decidiram pelo jornal mural, por exemplo, aqui será o momento de confeccionar o mural. Se optaram pelo lambe-lambe, espalharão as produções pela escola. Se for uma rádio, ensaiam a apresentação. Se for um podcast, gravam os arquivos de áudio ou vídeo em formato digital.

A partir das particularidades do veículo escolhido na primeira aula, faça as adequações necessárias para promover a divulgação do trabalho realizado. Há também a possibilidade de o tempo não ser suficiente ou da divulgação não acontecer nesse momento, como um vídeo-minuto em que os alunos elaboram o conteúdo, ensaiam e, neste momento, fazem a gravação. Entretanto, a apresentação para a comunidade escolar acontecerá de acordo com o planejamento na primeira aula. Se eles decidiram que cada vídeo-minuto será apresentado no recreio, essa organização necessitará de um trabalho extraclasse e pode ter o apoio de outros profissionais da escola. Caso isso aconteça, faça adaptações de acordo com a proposta elaborada pela turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: explique que a avaliação não é o momento de apontar erros e achar culpados, mas encontrar oportunidades de melhora. O olhar avaliativo entre os integrantes do grupo favorece o relacionamento entre pessoas, em que a fala é tão importante quanto a escuta. Aos poucos, os alunos ganham autoconfiança e começam a ousar mais, ampliam a capacidade investigativa, interdependência, iniciativa, autoria, gestão coletiva, tornando-se agentes de mudança da própria vida e da coletividade. Reunidos em grupos, peça para os alunos discutirem as perguntas abaixo:

1. O assunto propôs algo de bom para a coletividade?

2. O resultado do nosso trabalho foi além da nossa expectativa? Fomos criativos e ousados?

3. Aprofundamos o nosso conhecimento sobre o assunto trabalhado?

4. Colaboramos com os outros grupos? Se sim, como isso foi feito? Se não, por quê?

5. Trouxemos o material necessário para a realização do trabalho?

6. Finalizamos a atividade no prazo? Se não, por que não conseguimos concluir?

Encerrada a discussão, solicite que cada grupo compartilhe com a turma a resposta de, pelo menos, uma pergunta. No fim de cada apresentação da resposta, abra para o grupo fazer apontamentos, sugestões, apreciações e reclamações. Se achar necessário, complemente com observações que possam promover oportunidade de melhora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: explique que a autoavaliação é o momento em que o aluno descobre o que sabe, o que ainda precisa saber e quais serão as ações necessárias para alcançar os objetivos definidos. Definir propósitos e decidir caminhos por si próprio fortalece o empoderamento do aluno, cidadão em formação, e prepara para o desconhecido. Garanta que eles compreendam que o risco é normal e que prever as dificuldades eleva a autoconfiança, a autoestima e o senso crítico. Entregue as perguntas abaixo impressas para cada aluno e peça para eles responderem. Em seguida, cada um trocará as respostas com um colega dentro do grupo para receber uma devolutiva. A autoavaliação está disponível nos materiais complementares.

1. Envolvi-me nas ações propostas com responsabilidade e compromisso?

2. Respeitei e motivei a participação dos integrantes do grupo?

3. Participei das decisões e das atividades propostas?

4. Descobri o que eu não sei e busquei essas informações?

5. Fui inovador?

6. Como foi a minha atuação diante dos problemas que surgiram?

7. Estou feliz com o resultado do trabalho realizado?

8. O que eu posso fazer de diferente caso a proposta aconteça novamente?

Sua devolutiva é uma influência positiva para que os alunos descubram o que já sabem e o que necessitam aprender ou aprofundar. Recolha a autoavaliação de todos, leia com atenção e faça um breve feedback sobre o trabalho colaborativo, a responsabilidade, a autogestão, gestão coletiva, a criatividade, a ousadia, a autoria, a iniciativa, as competências gerais e as habilidades específicas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP39 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano