Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta de 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.
Sobre esse plano: nesse plano, os alunos, após construírem um plano de ação e compartilharem com a turma para garantir uma proposta coesa, iniciam a produção do conteúdo temático. Por fim, avaliam se a produção iniciada está coerente com o plano de ação. A cada etapa, eles descobrem que o sucesso da proposta depende de muito trabalho e de oportunidades de melhoria.
Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e necessita de uma semana de intervalo com o próximo plano para que os alunos possam pesquisar, investigar e buscar os recursos necessários.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.
Material necessário: plano de ação impresso disponível nos materiais complementares.
Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia na compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.
Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles vão elaborar o plano de ação, compartilhá-lo com a turma para garantir a construção de um meio de comunicação coeso e começar a produção do conteúdo temático. De maneira breve, explique que o plano de ação está pautado nas perguntas:
1. Qual assunto iremos abordar?
2. Qual a relevância desse assunto para a comunidade escolar?
3. Como será organizado? (Tendo em vista as condições de produção, veículos, mídias de circulação, objetivo, os alunos podem escolher diferentes gêneros, como foto, entrevista, carta de leitor, comentários, artigo de opinião, jingles de campanhas sociais, canção, fanzine, e-zines, gameplay, detonado.)
4. Quais materiais serão necessários?
5. Quais serão as responsabilidades de cada integrante?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: planejar, além de ser uma habilidade necessária para a vida e facilitar a organização das ideias, é um meio de auxiliar na antecipação de problemas e oportunidades. Na Educação Empreendedora, construir um plano de ação é proporcionar ao aluno um papel ativo no processo de aprendizagem. Reúna os alunos em grupos e resgate o agrupamento de temas escolhidos pela turma para que cada grupo decida qual subtema será abordado para a construção do conteúdo. Alguns subtemas já foram levantados na aula anterior, porém, os alunos não precisam se prender a eles.
As perguntas, abaixo, são sugestões para a elaboração do plano de ação, que está disponível nos materiais complementares.
1. Qual assunto iremos abordar?
2. Qual a relevância desse assunto para a comunidade escolar?
3. Como será organizado? (Tendo em vista as condições de produção, veículos, mídias de circulação, objetivo, os alunos podem escolher diferentes gêneros, como foto, entrevista, carta de leitor, comentários, artigo de opinião, jingles de campanhas sociais, canção, fanzine, e-zines, gameplay, detonado.)
4. Quais materiais serão necessários?
5. Quais serão as responsabilidades de cada integrante?
Encerrada a construção do plano de ação, peça que, de maneira sucinta, compartilhem com a turma. Anote no quadro os temas escolhidos por cada grupo e discuta com a turma se algum ajuste será necessário fazer para que a proposta esteja coesa. Por exemplo, se os alunos se inspiraram no jornal mural e escolheram “Violência” como tema gerador, um trio pode planejar entrevistar uma mulher que já sofreu violência doméstica, por exemplo. Paralelamente, outro trio pode produzir um artigo de opinião abordando a violência religiosa.
Relembre que a proposta tem um compromisso social e, por isso, é necessário que o conteúdo respeite a diversidade e valorize as diferenças.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: a construção do conteúdo a partir das escolhas realizadas anteriormente é um ponto importante da sequência. Essa é a etapa em que cada aluno se municia de conhecimento, energia, competências, habilidades, desejos, e tem consciência das limitações, preferências, fraquezas e forças. Muitos problemas a serem resolvidos surgirão, e será responsabilidade para os alunos resolverem. Estimule-os a pensarem, devolvendo a pergunta. Deixe que escolham a melhor opção. Aos poucos, eles identificarão os próprios talentos, paixões, o que aprenderam e o que ainda falta aprender. É importante que a emoção direcione o trabalho, ou seja, que a produção, além de oferecer um valor positivo para a comunidade escolar, os deixe felizes.
Esclareça aos alunos que eles terão, nessa aula, 40 minutos para finalizar o trabalho. É essencial que haja um intervalo de, no mínimo, uma semana, para os alunos pesquisarem, investigarem e buscarem os recursos necessários. Destaque a importância de um grupo ajudar o outro trazendo e compartilhando diferentes informações. Diga que, além de nenhum conhecimento ser construído sozinho, o trabalho é colaborativo e não competitivo.
Circule entre os grupos e estimule-os a evitar conformismo. Ser igual aos outros não é favorável para desenvolver potenciais. Diga que eles precisam ser autores da própria história e abrir novos caminhos. Questionar deve ser uma prática constante; quanto mais perguntas, mais reflexão, diálogo e inovação. O ambiente livre de autoridade e de respostas “certas” impulsiona a ousadia e a criatividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: após iniciarem a produção dos conteúdos, ideias, problemas e necessidades, surge, com tudo isso, a oportunidade de avaliar se a produção iniciada está relacionada ao planejamento elaborado ou se estão se distanciando da proposta. Solicite que retomem o planejamento e façam essa breve avaliação.
Para encerrar a aula, oriente sobre a importância de buscar fontes confiáveis para não reproduzir conteúdos falsos e de trazer as referências pesquisadas. Além de as etapas serem realizadas em grupos, sugira que os alunos criem uma rede de apoio e solicitem orientação aos professores, funcionários ou uma pessoa de fora da escola. Oriente-os a buscarem informações dentro e fora da comunidade escolar. Lembre-se de que o conhecimento não precisa estar atrelado a um especialista, mas pode ser encontrado nas experiências e criatividade do ser humano.