19252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - O que os alunos querem comunicar à escola?

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Decidir, de maneira colaborativa, os temas e o meio de comunicação que promoverão a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista dos alunos.

Plano 01 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: incentivados a construir novos modos de interação entre os membros da escola, os alunos, de maneira colaborativa, discutem, propõem e elegem uma proposta de organizar um meio de comunicação que consolida a participação efetiva deles na escola.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em duas aulas (totalizando 100 minutos) e deve, preferencialmente, desenrolar-se em aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: faça um mapeamento da turma para apoiá-los na divisão em grupo. É importante que o agrupamento não aconteça por afinidades pessoais, mas que os integrantes tenham a possibilidade de trocar conhecimentos durante toda a proposta. Faça o levantamento do nível de conhecimento dos alunos e distribua diferentes cores a partir desse levantamento. No momento de organizar os grupos, peça que se organizem contemplando um de cada cor. Para saber mais sobre como reunir os alunos em grupo, veja: Como agrupar os meus alunos. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos. Acesso em: 5-abril-2020.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material necessário: folha de sulfite, caneta hidrográfica, cola ou fita adesiva e papel kraft.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Para repertoriar os alunos, caso não conheçam alguns meios de comunicação, recomendamos a visualização da midiateca abaixo. Caso seja necessário, outras práticas comunicativas podem ser apresentadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que há uma proposta para eles construírem um meio de comunicação que promova a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos dentro da escola. Explique que o trabalho, além de estar pautado na escolha de um tema e de um meio de comunicação audiovisual, impresso ou digital, que será definido de maneira colaborativa pela turma, é um meio de melhorar a vida das pessoas e de ter responsabilidade social. Fale para os alunos que a atividade será realizada e finalizada em cinco aulas e que, hoje, eles planejarão o conteúdo temático e o meio de comunicação que melhor atendem às necessidades da comunidade escolar.

Para promover o contato visual, favorecer as interações durante as discussões e permitir o acesso fácil ao quadro para possíveis registros, organize a turma em um semicírculo e pergunte:

1. Dentro da escola, há um espaço para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos?

2. Vocês se sentem ouvidos na escola? Por quê?

3. Já sentiram que gostariam de dizer algo a todos e não tinham como fazer isso?

Acolha as respostas e problematize se há, de verdade, um espaço que promova a participação dos alunos ou se é apenas uma exposição dos trabalhos realizados. Oriente-os a refletirem se eles participam das decisões das atividades da escola, se fazem sugestões e votam ou simplesmente sabem e cumprem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: é o momento de desafiar os alunos a pensarem nas temáticas que serão abordadas. Em um ambiente de liberdade, os alunos desenvolvem o potencial e a criatividade, nele o saber ultrapassa o domínio de conteúdos científicos e técnicos. Não direcione as escolhas, os objetivos e resultados dos alunos, para que os conhecimentos adquiridos e revelados produzam mudanças significativas para o avanço coletivo.

Reúna os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes, organizados no mapeamento descrito na ação prévia. Peça que discutam e decidam os possíveis assuntos que gostariam de comunicar à comunidade escolar por meio da pergunta:

- Sobre o que vocês gostariam de debater com a comunidade e ainda não tiveram oportunidade? Por quê?

Solicite que escrevam cada assunto em um papel que todos possam ler (uma folha de sulfite dividida ao meio é adequada) e expliquem o porquê dessa escolha. Encerrada a discussão, é hora de compartilhar com a turma. Solicite que os grupos agrupem os temas por proximidade do conteúdo temático. Para isso, sequencialmente, peça para que eles leiam os temas, justifiquem e colem os papéis no quadro ou em um painel de papel kraft.

Por exemplo, o primeiro grupo apresenta os seguintes temas: deficiência auditiva, poluição do rio da cidade onde vivem, pandemia etc. A cada apresentação de um novo grupo, os temas são agrupados, se possível, aos temas já colados, ou abrem novos agrupamentos. Caso os alunos tragam temas genéricos, como “meio ambiente”, peça que o especifiquem: “O que, dentro do tema ‘meio ambiente’, vocês gostariam de tratar?”

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: a escolha do tema que dará voz aos alunos dentro da escola precisa mobilizar a maioria do grupo e propor algo de bom para a coletividade. Defina com a turma um tema genérico para cada agrupamento. Por exemplo: racismo, imigração, machismo, que podem compor o grupo “preconceito”.

Ressalte que os temas precisam propor algo bom para a coletividade, assim, eles transformarão conhecimento em valores positivos para a comunidade escolar. Essa definição, além de possibilitar a elaboração de uma proposta coesa, ajudará a criar diferentes subtemas para a construção do conteúdo. Individualmente ou por grupos, explique que os alunos votarão em dois grupos temáticos que mais se identificaram. Decida com eles se a votação será aberta ou fechada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: para finalizar essa aula, faça uma breve devolutiva à turma, elencando alguns pontos importantes que são oportunidades de melhora. Por exemplo, caso perceba que a opinião do outro não está sendo respeitada ou se a tarefa não está sendo executada no tempo estabelecido, utilize esse momento para abordar esses aspectos que precisam ser aprimorados. Ressalte, também, os pontos positivos: parabenize as ideias, a importância de saber escutar, a cooperação, o comprometimento com o social etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: para iniciar a segunda aula, explique à turma que eles farão a escolha do meio de comunicação que melhor expressar o assunto escolhido. Esclareça que essa decisão é muito importante, pois toda a proposta gira em torno do que eles querem falar para a comunidade e como falarão. As escolhas feitas pelos alunos é uma maneira de impulsionar a criatividade, o protagonismo, a autoria e a responsabilidade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: é o momento de a turma decidir qual será ou quais serão os meios de comunicação para os temas que serão abordados. Para iniciar, descubra quais meios de comunicação impressos, digitais ou audiovisuais os alunos conhecem e podem ser utilizados na escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos.

Anote todas as sugestões dadas por eles no quadro. Caso o repertório seja insuficiente, acrescente algumas práticas, como o jornal mural, lambe-lambe, a rádio escolar, boletim informativo, jornal impresso, jornal comunitário, fanzine, fotografia, vídeo, TV escola, blog, redes sociais, podcast e vídeo-minuto, entre outros. Há a possibilidade de os alunos decidirem por um evento (show, sarau, slam etc.). Faça as adequações, tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos texto e/ou produções.

Após elencarem, divida todos os exemplos dados entre os grupos para que eles discutam e compartilhem o que já sabem sobre aquele meio de comunicação. Por exemplo, o grupo 1 falará, de forma sucinta, sobre o jornal mural e rádio escolar. Após compartilharem o que já sabem, lembrando que há a possibilidade de não conhecerem sobre o assunto, pergunte aos outros grupos o que mais eles acrescentariam. Se achar necessário, complemente as informações dadas.

Discuta com os alunos quais meios são possíveis de ser realizados a partir da realidade da escola, levando em consideração se há os recursos necessários e se o tempo destinado é suficiente. Apague e justifique todos que foram considerados impossíveis de ser realizados no momento.

Avalie a necessidade de os alunos apreciarem algumas práticas comunicativas. Para isso, recomende que visualizem a midiateca abaixo. Tenha em mente que não é necessário se limitar a ela. Como o tempo não é suficiente para repertoriá-los durante a aula, compartilhe essas referências com a turma para, em casa ou no laboratório de informática, começarem a aprimorar a ideia que será definida nessa aula. Peça para anotarem quais exemplos vistos acharam mais interessantes, quais podem se adaptar à realidade escolar e se gostariam de combinar elementos de um meio com elementos de outros.

Midiateca:

- Coletivo de fotografia ensina alunos de escola de SP a criar lambe-lambes. Fonte: Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/coletivo-de-fotografia-ensina-alunos-de-escola-de-sp-a-criar-lambe-lambes/. Acesso em: 31-março-2020.

- A turma produziu um jornal para a escola. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 31-março-2020.

- Alunos de escola municipal desenvolvem projeto de rádio na escola. Fonte: Jornal TCM. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OMgbjVvwyp4. Acesso em: 31-março-2020.

- Você sabe o que é fanzine? Fonte: tv Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nd8xsioAJBs. Acesso em: 31-março-2020.

- Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 31-março-2020.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: antes de iniciar a votação para decidir qual dos meios de comunicação conduzirá a construção do conteúdo, esclareça aos alunos que a escolha de um meio não anula a possibilidade de criarem novas formas de se comunicarem na escola. Acrescente que, após a votação, haverá um momento para discutirem e elaborarem adaptações e ajustes. Caso os alunos, por exemplo, desejem construir um jornal mural, eles podem acrescentar a fotografia. Ressalte que aqui é uma ótima oportunidade de romper com o tradicional e incentivar a criatividade e autoria dos alunos. Individualmente ou por grupos, fale para os alunos votarem em um meio de comunicação elencado no momento anterior. Decida com eles se a votação será aberta ou fechada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: nessa etapa, os alunos já estão, gradativamente, se apropriando da proposta. Eles já decidiram o que querem comunicar à comunidade escolar e como fazer. Um ambiente de liberdade fortalece a autoria, o protagonismo e a criatividade. Escreva no quadro o agrupamento temático e o meio de comunicação escolhidos pela turma. Pergunte se eles têm alguma sugestão para aprimorar a proposta, criar novos formatos ou fazer adaptações, ou ainda se querem mesclar algum meio de comunicação.

Exemplos:

1. Jornal mural é um meio de comunicação impresso que pode ter diferentes formatos, como um jornal literário, em que os alunos indicam livros que fazem a comunidade refletir sobre questões sociais. As indicações podem mesclar com as experiências de leitura dos alunos ou entrevistas com diferentes pessoas. Nesse mural, pode ser criado um espaço para fotografia, combinando arte e comunicação.

2. A rádio escolar, apesar de exigir investimento tecnológico, pode ser adaptada com apenas um microfone e caixa de som. Cada grupo apresenta o conteúdo na hora do intervalo/recreio para toda a comunidade. Estabeleça um cronograma para a participação de todos os grupos.

3. Criar uma página nas redes sociais é boa estratégia para divulgar o conteúdo produzido, porém, algumas chamadas podem estimular a comunidade escolar a acessá-la. Criar um canal de conexão com o público é uma maneira de receber um feedback rápido e ampliar a interação. Na página, podem ser produzidos diferentes formatos, como o vídeo-minuto, textos etc.

Anote no quadro o formato idealizado pelos alunos e esclareça que adaptações ainda podem acontecer na próxima aula, quando eles construírem o planejamento de ação e organizarem melhor os conteúdos que serão produzidos. Avalie a necessidade de buscar mais informações sobre o meio de comunicação escolhido, os recursos necessários, as condições de produção e a necessidade de acionar outras pessoas que enriqueçam a proposta.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: a avaliação é uma atividade constante na educação empreendedora. Além de potencializar a capacidade investigativa, ela estimula o olhar reflexivo para os pontos de melhora da atividade. De maneira breve, pergunte aos alunos se eles se sentem comprometidos com a proposta elaborada. Provavelmente, haverá tanto respostas positivas quanto negativas. Alguns alunos, cuja proposta não foi escolhida, podem ter dificuldades de aceitar a proposta eleita. Para isso, incentive que eles compartilhem ideias, angústias, sentimentos de fracasso ou de vitória, pois assim eles começam a ter consciência das próprias limitações, forças, fraquezas e preferências. Possivelmente, alguns alunos não se sentirão comprometidos, pois não se identificaram com a proposta. Caso isso aconteça, acolha os apontamentos, aproveite para ressaltar a importância do trabalho colaborativo e que o consenso oferece valores positivos para a coletividade e para a construção da proposta. Por isso, o empenho de todos é necessário para um bom resultado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: incentivados a construir novos modos de interação entre os membros da escola, os alunos, de maneira colaborativa, discutem, propõem e elegem uma proposta de organizar um meio de comunicação que consolida a participação efetiva deles na escola.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em duas aulas (totalizando 100 minutos) e deve, preferencialmente, desenrolar-se em aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: faça um mapeamento da turma para apoiá-los na divisão em grupo. É importante que o agrupamento não aconteça por afinidades pessoais, mas que os integrantes tenham a possibilidade de trocar conhecimentos durante toda a proposta. Faça o levantamento do nível de conhecimento dos alunos e distribua diferentes cores a partir desse levantamento. No momento de organizar os grupos, peça que se organizem contemplando um de cada cor. Para saber mais sobre como reunir os alunos em grupo, veja: Como agrupar os meus alunos. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos. Acesso em: 5-abril-2020.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material necessário: folha de sulfite, caneta hidrográfica, cola ou fita adesiva e papel kraft.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Para repertoriar os alunos, caso não conheçam alguns meios de comunicação, recomendamos a visualização da midiateca abaixo. Caso seja necessário, outras práticas comunicativas podem ser apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que há uma proposta para eles construírem um meio de comunicação que promova a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos dentro da escola. Explique que o trabalho, além de estar pautado na escolha de um tema e de um meio de comunicação audiovisual, impresso ou digital, que será definido de maneira colaborativa pela turma, é um meio de melhorar a vida das pessoas e de ter responsabilidade social. Fale para os alunos que a atividade será realizada e finalizada em cinco aulas e que, hoje, eles planejarão o conteúdo temático e o meio de comunicação que melhor atendem às necessidades da comunidade escolar.

Para promover o contato visual, favorecer as interações durante as discussões e permitir o acesso fácil ao quadro para possíveis registros, organize a turma em um semicírculo e pergunte:

1. Dentro da escola, há um espaço para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos?

2. Vocês se sentem ouvidos na escola? Por quê?

3. Já sentiram que gostariam de dizer algo a todos e não tinham como fazer isso?

Acolha as respostas e problematize se há, de verdade, um espaço que promova a participação dos alunos ou se é apenas uma exposição dos trabalhos realizados. Oriente-os a refletirem se eles participam das decisões das atividades da escola, se fazem sugestões e votam ou simplesmente sabem e cumprem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: é o momento de desafiar os alunos a pensarem nas temáticas que serão abordadas. Em um ambiente de liberdade, os alunos desenvolvem o potencial e a criatividade, nele o saber ultrapassa o domínio de conteúdos científicos e técnicos. Não direcione as escolhas, os objetivos e resultados dos alunos, para que os conhecimentos adquiridos e revelados produzam mudanças significativas para o avanço coletivo.

Reúna os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes, organizados no mapeamento descrito na ação prévia. Peça que discutam e decidam os possíveis assuntos que gostariam de comunicar à comunidade escolar por meio da pergunta:

- Sobre o que vocês gostariam de debater com a comunidade e ainda não tiveram oportunidade? Por quê?

Solicite que escrevam cada assunto em um papel que todos possam ler (uma folha de sulfite dividida ao meio é adequada) e expliquem o porquê dessa escolha. Encerrada a discussão, é hora de compartilhar com a turma. Solicite que os grupos agrupem os temas por proximidade do conteúdo temático. Para isso, sequencialmente, peça para que eles leiam os temas, justifiquem e colem os papéis no quadro ou em um painel de papel kraft.

Por exemplo, o primeiro grupo apresenta os seguintes temas: deficiência auditiva, poluição do rio da cidade onde vivem, pandemia etc. A cada apresentação de um novo grupo, os temas são agrupados, se possível, aos temas já colados, ou abrem novos agrupamentos. Caso os alunos tragam temas genéricos, como “meio ambiente”, peça que o especifiquem: “O que, dentro do tema ‘meio ambiente’, vocês gostariam de tratar?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: a escolha do tema que dará voz aos alunos dentro da escola precisa mobilizar a maioria do grupo e propor algo de bom para a coletividade. Defina com a turma um tema genérico para cada agrupamento. Por exemplo: racismo, imigração, machismo, que podem compor o grupo “preconceito”.

Ressalte que os temas precisam propor algo bom para a coletividade, assim, eles transformarão conhecimento em valores positivos para a comunidade escolar. Essa definição, além de possibilitar a elaboração de uma proposta coesa, ajudará a criar diferentes subtemas para a construção do conteúdo. Individualmente ou por grupos, explique que os alunos votarão em dois grupos temáticos que mais se identificaram. Decida com eles se a votação será aberta ou fechada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: para finalizar essa aula, faça uma breve devolutiva à turma, elencando alguns pontos importantes que são oportunidades de melhora. Por exemplo, caso perceba que a opinião do outro não está sendo respeitada ou se a tarefa não está sendo executada no tempo estabelecido, utilize esse momento para abordar esses aspectos que precisam ser aprimorados. Ressalte, também, os pontos positivos: parabenize as ideias, a importância de saber escutar, a cooperação, o comprometimento com o social etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: para iniciar a segunda aula, explique à turma que eles farão a escolha do meio de comunicação que melhor expressar o assunto escolhido. Esclareça que essa decisão é muito importante, pois toda a proposta gira em torno do que eles querem falar para a comunidade e como falarão. As escolhas feitas pelos alunos é uma maneira de impulsionar a criatividade, o protagonismo, a autoria e a responsabilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: é o momento de a turma decidir qual será ou quais serão os meios de comunicação para os temas que serão abordados. Para iniciar, descubra quais meios de comunicação impressos, digitais ou audiovisuais os alunos conhecem e podem ser utilizados na escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos.

Anote todas as sugestões dadas por eles no quadro. Caso o repertório seja insuficiente, acrescente algumas práticas, como o jornal mural, lambe-lambe, a rádio escolar, boletim informativo, jornal impresso, jornal comunitário, fanzine, fotografia, vídeo, TV escola, blog, redes sociais, podcast e vídeo-minuto, entre outros. Há a possibilidade de os alunos decidirem por um evento (show, sarau, slam etc.). Faça as adequações, tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos texto e/ou produções.

Após elencarem, divida todos os exemplos dados entre os grupos para que eles discutam e compartilhem o que já sabem sobre aquele meio de comunicação. Por exemplo, o grupo 1 falará, de forma sucinta, sobre o jornal mural e rádio escolar. Após compartilharem o que já sabem, lembrando que há a possibilidade de não conhecerem sobre o assunto, pergunte aos outros grupos o que mais eles acrescentariam. Se achar necessário, complemente as informações dadas.

Discuta com os alunos quais meios são possíveis de ser realizados a partir da realidade da escola, levando em consideração se há os recursos necessários e se o tempo destinado é suficiente. Apague e justifique todos que foram considerados impossíveis de ser realizados no momento.

Avalie a necessidade de os alunos apreciarem algumas práticas comunicativas. Para isso, recomende que visualizem a midiateca abaixo. Tenha em mente que não é necessário se limitar a ela. Como o tempo não é suficiente para repertoriá-los durante a aula, compartilhe essas referências com a turma para, em casa ou no laboratório de informática, começarem a aprimorar a ideia que será definida nessa aula. Peça para anotarem quais exemplos vistos acharam mais interessantes, quais podem se adaptar à realidade escolar e se gostariam de combinar elementos de um meio com elementos de outros.

Midiateca:

- Coletivo de fotografia ensina alunos de escola de SP a criar lambe-lambes. Fonte: Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/coletivo-de-fotografia-ensina-alunos-de-escola-de-sp-a-criar-lambe-lambes/. Acesso em: 31-março-2020.

- A turma produziu um jornal para a escola. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 31-março-2020.

- Alunos de escola municipal desenvolvem projeto de rádio na escola. Fonte: Jornal TCM. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OMgbjVvwyp4. Acesso em: 31-março-2020.

- Você sabe o que é fanzine? Fonte: tv Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nd8xsioAJBs. Acesso em: 31-março-2020.

- Chegou a hora de inserir o podcast na sua aula. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18378/chegou-a-hora-de-inserir-o-podcast-na-sua-aula. Acesso em: 31-março-2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: antes de iniciar a votação para decidir qual dos meios de comunicação conduzirá a construção do conteúdo, esclareça aos alunos que a escolha de um meio não anula a possibilidade de criarem novas formas de se comunicarem na escola. Acrescente que, após a votação, haverá um momento para discutirem e elaborarem adaptações e ajustes. Caso os alunos, por exemplo, desejem construir um jornal mural, eles podem acrescentar a fotografia. Ressalte que aqui é uma ótima oportunidade de romper com o tradicional e incentivar a criatividade e autoria dos alunos. Individualmente ou por grupos, fale para os alunos votarem em um meio de comunicação elencado no momento anterior. Decida com eles se a votação será aberta ou fechada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: nessa etapa, os alunos já estão, gradativamente, se apropriando da proposta. Eles já decidiram o que querem comunicar à comunidade escolar e como fazer. Um ambiente de liberdade fortalece a autoria, o protagonismo e a criatividade. Escreva no quadro o agrupamento temático e o meio de comunicação escolhidos pela turma. Pergunte se eles têm alguma sugestão para aprimorar a proposta, criar novos formatos ou fazer adaptações, ou ainda se querem mesclar algum meio de comunicação.

Exemplos:

1. Jornal mural é um meio de comunicação impresso que pode ter diferentes formatos, como um jornal literário, em que os alunos indicam livros que fazem a comunidade refletir sobre questões sociais. As indicações podem mesclar com as experiências de leitura dos alunos ou entrevistas com diferentes pessoas. Nesse mural, pode ser criado um espaço para fotografia, combinando arte e comunicação.

2. A rádio escolar, apesar de exigir investimento tecnológico, pode ser adaptada com apenas um microfone e caixa de som. Cada grupo apresenta o conteúdo na hora do intervalo/recreio para toda a comunidade. Estabeleça um cronograma para a participação de todos os grupos.

3. Criar uma página nas redes sociais é boa estratégia para divulgar o conteúdo produzido, porém, algumas chamadas podem estimular a comunidade escolar a acessá-la. Criar um canal de conexão com o público é uma maneira de receber um feedback rápido e ampliar a interação. Na página, podem ser produzidos diferentes formatos, como o vídeo-minuto, textos etc.

Anote no quadro o formato idealizado pelos alunos e esclareça que adaptações ainda podem acontecer na próxima aula, quando eles construírem o planejamento de ação e organizarem melhor os conteúdos que serão produzidos. Avalie a necessidade de buscar mais informações sobre o meio de comunicação escolhido, os recursos necessários, as condições de produção e a necessidade de acionar outras pessoas que enriqueçam a proposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: a avaliação é uma atividade constante na educação empreendedora. Além de potencializar a capacidade investigativa, ela estimula o olhar reflexivo para os pontos de melhora da atividade. De maneira breve, pergunte aos alunos se eles se sentem comprometidos com a proposta elaborada. Provavelmente, haverá tanto respostas positivas quanto negativas. Alguns alunos, cuja proposta não foi escolhida, podem ter dificuldades de aceitar a proposta eleita. Para isso, incentive que eles compartilhem ideias, angústias, sentimentos de fracasso ou de vitória, pois assim eles começam a ter consciência das próprias limitações, forças, fraquezas e preferências. Possivelmente, alguns alunos não se sentirão comprometidos, pois não se identificaram com a proposta. Caso isso aconteça, acolha os apontamentos, aproveite para ressaltar a importância do trabalho colaborativo e que o consenso oferece valores positivos para a coletividade e para a construção da proposta. Por isso, o empenho de todos é necessário para um bom resultado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP39 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano