Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: nos últimos planos, decidimos a temática, criamos as perguntas e coletamos os dados para depois tratá-los e chegar a um consenso. Na última aula, montamos um roteiro de apresentação para a gestão escolar a fim de mostrar os resultados. O objetivo desse plano é debater com os alunos o que foi apontado pela gestão escolar sobre os resultados e preparar o processo de divulgação dos resultados para a escola toda.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: organize a sala em semicírculo.
Peça para que os estudantes responsáveis, que foram conversar juntamente com você e com a equipe gestora, apresentem os pontos que foram discutidos para, em seguida, abrirem a discussão para debate.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: peça para que os estudantes representantes iniciem a atividade contando para os demais o que foi discutido com a equipe gestora, colocando todos os pontos debatidos e apontados, sejam eles pontos positivos ou a melhorar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: abra a discussão para os outros estudantes exporem pontos de vista. Use perguntas como:
- Vocês concordam com o que foi dito? Por quê?
- Há coisas para serem acrescentadas?
- Quais pontos seriam interessantes analisar a partir da fala da equipe gestora?
- Precisamos modificar alguma coisa?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: solicite que os estudantes pensem em como vão divulgar os dados e como farão. Oriente-os a pensarem em pontos como, por exemplo, se vão imprimir e colar em murais, se vão realizar um evento para divulgação etc. Para ficar dinâmico, peça para que os alunos se reúnam nos grupos e discutam essas formas de divulgação. Em seguida, realize uma rodada de socialização, escrevendo no quadro as ideias. Posteriormente, faça uma votação sobre qual será a melhor maneira de divulgar os dados.
fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: esse é o momento de concluir a sequência didática. Questione os alunos sobre quais foram os aprendizados ao longo do processo, tanto de conteúdos quanto com a pesquisa em si. Retome quais foram as principais diferenças e semelhanças observadas nas pesquisas. Por fim, questione:
- Conseguimos conhecer os alunos do colégio? De que maneira?
- Quais pontos vocês conseguiram ver claramente e quais não? Por quê?
- Houve informações que se destacaram mais do que as outras?
Por exemplo, se 90% dos alunos gostam de assistir tevê, chame atenção para dados que são alarmantes e peça para que tentem entender o porquê. Dessa forma, você tornará a discussão sobre a sequência didática aprofundada e verificará se o objetivo foi contemplado.
Finalize com uma autoavaliação, isto é, peça para que eles digam o que ficou de aprendizado do processo, quais pontos conseguiram realizar de forma fácil e quais tiveram um pouco mais de dificuldade. Solicite que contem as experiências com o processo vivido.