Sobre o plano
Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: o objetivo desse plano é socializar as atividades que foram orientadas para serem realizadas em casa e, em seguida, decidir um produto para divulgação.
Ação prévia: espera-se que os alunos tenham preparado os cartazes de divulgação para socializar com a turma.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: explique que o objetivo desse momento é deixar claro para os alunos que a aula é para socialização dos trabalhos realizados pelos grupos e, a partir disso, devem entrar em consenso e definir como apresentarão os dados para a gestão escolar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: reúna os alunos nos grupos e solicite que selecionem um representante para apresentar aos demais o que foi produzido com os dados e o texto conclusivo. Explique que essa apresentação é importante, pois cada grupo ficou responsável por 1 ou 2 classes e, assim, os dados poderão ser diferentes. Fale que essa é a ideia da socialização das apresentações, pois haverá uma pluralidade de informações. Peça para que os demais grupos observem a apresentação do colega e faça anotações de pontos positivos e pontos a melhorar, baseando-se nas perguntas:
- O gráfico está adequado para o tipo de informação que ele traz?
- Um gráfico só conseguiria dar conta de todos os dados?
- O título está ideal para cada gráfico?
- Ele possui título e legendas claros?
- Preciso acrescentar mais alguma informação?
- O texto está claro sobre as conclusões a partir dos gráficos?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: cole os cartazes no quadro ou em algum lugar visível. Deixe que os alunos discutam e decidam juntos qual a melhor forma de ajustar e formatar os dados. Eles podem, por exemplo, colocar tudo em um gráfico só. Lembre-se de que cada grupo ficou responsável por pesquisar uma ou duas salas diferentes. Se for esse o caso, peça para que cada grupo pegue duas ou três questões e observe os gráficos que estarão expostos sobre as questões escolhidas e realize um gráfico só com os dados.
Por exemplo: o grupo 1 ficou responsável por otimizar o gráfico sobre o gosto musical dos estudantes, então, deve observar todos os gráficos que contêm essa informação e, em seguida, montar um gráfico só.
Explique que há a possibilidade de mostrar separadamente e que, então, eles deverão explicar que os gráficos representam por partes os estudantes.
Oriente-os a unirem todas as informações e montarem uma apresentação contendo gráficos, informações e o texto conclusivo, que deverão ser apresentados à gestão escolar. Para suscitar argumentos sobre os dados, volte a olhar para as perguntas e questione, por exemplo:
- Observe que 50% das pessoas dizem que estudam mais de três horas por dia, o que isso pode significar?
- E 20% diz que recicla lixo. Esse dado é alarmante. Por quê?
Fique atento, pois os argumentos deverão ser baseados no que se pergunta. Desde o ínicio, as perguntas precisam ter um propósito. Sabemos que o objetivo da sequência é conhecer os alunos da escola, por isso, o que será perguntado e, nessa última fase, o que conseguimos como dados estarão atrelados.
fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: use esse momento para conversar com os alunos se há alguma dúvida, se está tudo OK e se eles entenderam a proposta de apresentação para gestão. Em seguida, peça que elejam alguns representantes que falarão com a equipe gestora e apresentarão o trabalho, de modo a concluir essa etapa e agendar um horário extraclasse. Uma sugestão é que seja um aluno por grupo para irem juntos falar com a gestão.
Elabore com os alunos um roteiro de apresentação seguindo os passos:
- O objetivo do trabalho, mostrando a importância de se conhecer os colegas da escola.
- Como foram decididas as temáticas, a dinâmica dos grupos, dando ênfase na educação empreendedora.
- Como foi o processo de realização da montagem do questionário
- Como foi feito o processo de coleta de dados. Lembre-se de detalhar como foi feita a apresentação aos alunos e como foi a recepção deles.
- Como foi realizado o processo de tratamento de dados até a chegada das conclusões.
Por fim, marque com eles a data da discussão com a equipe gestora.