19250
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Produzindo informações sobre a pesquisa

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Aprender a produzir informativos acerca da pesquisa feita com os estudantes da escola.

Plano 06 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cicero Inacio dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: o objetivo desse plano é socializar as atividades que foram orientadas para serem realizadas em casa e, em seguida, decidir um produto para divulgação.

Ação prévia: espera-se que os alunos tenham preparado os cartazes de divulgação para socializar com a turma.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: explique que o objetivo desse momento é deixar claro para os alunos que a aula é para socialização dos trabalhos realizados pelos grupos e, a partir disso, devem entrar em consenso e definir como apresentarão os dados para a gestão escolar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: reúna os alunos nos grupos e solicite que selecionem um representante para apresentar aos demais o que foi produzido com os dados e o texto conclusivo. Explique que essa apresentação é importante, pois cada grupo ficou responsável por 1 ou 2 classes e, assim, os dados poderão ser diferentes. Fale que essa é a ideia da socialização das apresentações, pois haverá uma pluralidade de informações. Peça para que os demais grupos observem a apresentação do colega e faça anotações de pontos positivos e pontos a melhorar, baseando-se nas perguntas:

- O gráfico está adequado para o tipo de informação que ele traz?

- Um gráfico só conseguiria dar conta de todos os dados?

- O título está ideal para cada gráfico?

- Ele possui título e legendas claros?

- Preciso acrescentar mais alguma informação?

- O texto está claro sobre as conclusões a partir dos gráficos?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: cole os cartazes no quadro ou em algum lugar visível. Deixe que os alunos discutam e decidam juntos qual a melhor forma de ajustar e formatar os dados. Eles podem, por exemplo, colocar tudo em um gráfico só. Lembre-se de que cada grupo ficou responsável por pesquisar uma ou duas salas diferentes. Se for esse o caso, peça para que cada grupo pegue duas ou três questões e observe os gráficos que estarão expostos sobre as questões escolhidas e realize um gráfico só com os dados.

Por exemplo: o grupo 1 ficou responsável por otimizar o gráfico sobre o gosto musical dos estudantes, então, deve observar todos os gráficos que contêm essa informação e, em seguida, montar um gráfico só.

Explique que há a possibilidade de mostrar separadamente e que, então, eles deverão explicar que os gráficos representam por partes os estudantes.

Oriente-os a unirem todas as informações e montarem uma apresentação contendo gráficos, informações e o texto conclusivo, que deverão ser apresentados à gestão escolar. Para suscitar argumentos sobre os dados, volte a olhar para as perguntas e questione, por exemplo:

- Observe que 50% das pessoas dizem que estudam mais de três horas por dia, o que isso pode significar?

- E 20% diz que recicla lixo. Esse dado é alarmante. Por quê?

Fique atento, pois os argumentos deverão ser baseados no que se pergunta. Desde o ínicio, as perguntas precisam ter um propósito. Sabemos que o objetivo da sequência é conhecer os alunos da escola, por isso, o que será perguntado e, nessa última fase, o que conseguimos como dados estarão atrelados.

fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: use esse momento para conversar com os alunos se há alguma dúvida, se está tudo OK e se eles entenderam a proposta de apresentação para gestão. Em seguida, peça que elejam alguns representantes que falarão com a equipe gestora e apresentarão o trabalho, de modo a concluir essa etapa e agendar um horário extraclasse. Uma sugestão é que seja um aluno por grupo para irem juntos falar com a gestão.

Elabore com os alunos um roteiro de apresentação seguindo os passos:

- O objetivo do trabalho, mostrando a importância de se conhecer os colegas da escola.

- Como foram decididas as temáticas, a dinâmica dos grupos, dando ênfase na educação empreendedora.

- Como foi o processo de realização da montagem do questionário

- Como foi feito o processo de coleta de dados. Lembre-se de detalhar como foi feita a apresentação aos alunos e como foi a recepção deles.

- Como foi realizado o processo de tratamento de dados até a chegada das conclusões.

Por fim, marque com eles a data da discussão com a equipe gestora.

Resumo da aula

download Baixar plano

Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: o objetivo desse plano é socializar as atividades que foram orientadas para serem realizadas em casa e, em seguida, decidir um produto para divulgação.

Ação prévia: espera-se que os alunos tenham preparado os cartazes de divulgação para socializar com a turma.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: explique que o objetivo desse momento é deixar claro para os alunos que a aula é para socialização dos trabalhos realizados pelos grupos e, a partir disso, devem entrar em consenso e definir como apresentarão os dados para a gestão escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: reúna os alunos nos grupos e solicite que selecionem um representante para apresentar aos demais o que foi produzido com os dados e o texto conclusivo. Explique que essa apresentação é importante, pois cada grupo ficou responsável por 1 ou 2 classes e, assim, os dados poderão ser diferentes. Fale que essa é a ideia da socialização das apresentações, pois haverá uma pluralidade de informações. Peça para que os demais grupos observem a apresentação do colega e faça anotações de pontos positivos e pontos a melhorar, baseando-se nas perguntas:

- O gráfico está adequado para o tipo de informação que ele traz?

- Um gráfico só conseguiria dar conta de todos os dados?

- O título está ideal para cada gráfico?

- Ele possui título e legendas claros?

- Preciso acrescentar mais alguma informação?

- O texto está claro sobre as conclusões a partir dos gráficos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: cole os cartazes no quadro ou em algum lugar visível. Deixe que os alunos discutam e decidam juntos qual a melhor forma de ajustar e formatar os dados. Eles podem, por exemplo, colocar tudo em um gráfico só. Lembre-se de que cada grupo ficou responsável por pesquisar uma ou duas salas diferentes. Se for esse o caso, peça para que cada grupo pegue duas ou três questões e observe os gráficos que estarão expostos sobre as questões escolhidas e realize um gráfico só com os dados.

Por exemplo: o grupo 1 ficou responsável por otimizar o gráfico sobre o gosto musical dos estudantes, então, deve observar todos os gráficos que contêm essa informação e, em seguida, montar um gráfico só.

Explique que há a possibilidade de mostrar separadamente e que, então, eles deverão explicar que os gráficos representam por partes os estudantes.

Oriente-os a unirem todas as informações e montarem uma apresentação contendo gráficos, informações e o texto conclusivo, que deverão ser apresentados à gestão escolar. Para suscitar argumentos sobre os dados, volte a olhar para as perguntas e questione, por exemplo:

- Observe que 50% das pessoas dizem que estudam mais de três horas por dia, o que isso pode significar?

- E 20% diz que recicla lixo. Esse dado é alarmante. Por quê?

Fique atento, pois os argumentos deverão ser baseados no que se pergunta. Desde o ínicio, as perguntas precisam ter um propósito. Sabemos que o objetivo da sequência é conhecer os alunos da escola, por isso, o que será perguntado e, nessa última fase, o que conseguimos como dados estarão atrelados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: use esse momento para conversar com os alunos se há alguma dúvida, se está tudo OK e se eles entenderam a proposta de apresentação para gestão. Em seguida, peça que elejam alguns representantes que falarão com a equipe gestora e apresentarão o trabalho, de modo a concluir essa etapa e agendar um horário extraclasse. Uma sugestão é que seja um aluno por grupo para irem juntos falar com a gestão.

Elabore com os alunos um roteiro de apresentação seguindo os passos:

- O objetivo do trabalho, mostrando a importância de se conhecer os colegas da escola.

- Como foram decididas as temáticas, a dinâmica dos grupos, dando ênfase na educação empreendedora.

- Como foi o processo de realização da montagem do questionário

- Como foi feito o processo de coleta de dados. Lembre-se de detalhar como foi feita a apresentação aos alunos e como foi a recepção deles.

- Como foi realizado o processo de tratamento de dados até a chegada das conclusões.

Por fim, marque com eles a data da discussão com a equipe gestora.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA31 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP33 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA36 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano