Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: esse plano é o 3º da sequência. O objetivo é discutir com os alunos quais serão as questões que darão origem à pesquisa que poderá ser realizada em impresso, ou seja, os alunos podem digitar as questões e a escola pode xerocar para realizar a entrega aos demais estudantes. Como adaptação, caso você e os alunos possuam acesso à internet e computador, é possível utilizar os formulários Google.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Português. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades, de modo que ele fique responsável pela produção dos textos, quando houver a produção dos dados, na etapa final da atividade.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Materiais necessários: para a construção dos formulários on-line, precisaremos de computadores ou do próprio celular do aluno com acesso à internet. Caso não seja possível, realize um questionário por meio de folhas. Nessa mesma perspectiva, a construção das tabelas e gráficos poderão ser feitas no excel ou em papel quadriculado. Para os cartazes de divulgação, os alunos poderão utilizar cartolinas, lápis de colorir, além de réguas para construção dos gráficos e tabelas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: divida a turma nos mesmos grupos das aulas anteriores e explique que o objetivo da aula será dar continuidade à aula anterior, quando foi solicitado que cada grupo pensasse quais perguntas seriam pertinentes para contemplar as temáticas que foram decididas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Solicite que cada grupo exponha as perguntas formuladas. Monte um quadro em que você pode escrever, em uma coluna, qual a temática (uma vez que já foram escolhidas) e quais perguntas competem a ela. Há sugestão do quadro disponível nos materiais complementares. O uso do quadro nos remete a uma visão ampla das perguntas e a quais temáticas estão se referindo, dando, assim, uma diversidades de perguntas.
Explique que, posteriormente, os grupos deverão avaliar e filtrar as perguntas, sugestões de rubricas para verificar se as questões estão de acordo:
1. A pergunta levará a uma resposta esperada sobre a temática.
2. A pergunta não está ambígua, isto é, um entendimento diverso.
3. A pergunta está escrita de forma coerente, dentro das normas gramaticais.
4. A pergunta não gera um constrangimento para quem for responder.
5. Essa pergunta já foi feita por outro grupo.
Apresente as sugestões de rubricas e pergunte se os estudantes gostariam de acrescentar mais algumas.
Filtre com os alunos a quantidade de perguntas que deverão ficar para cada temática.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: esse momento é o de fechar o que foi realizado pelos alunos, como questões e, em seguida, avisá-los de que vão testar, uns com os outros, o questionário, para que possam visualizar o efeito das respostas, uma vez que é necessária a testagem de uma pesquisa para validá-la.
Adaptação: caso a escola tenha acesso à internet, bem como os alunos, eles poderão utilizar o formulário Google. Para tal, indique que os estudantes assistam ao vídeo indicado a seguir, e que estudem como realizá-lo para, na próxima aula, poderem colocar em prática. Como dever de casa, solicite aos alunos que assistam o seguinte vídeo sobre a montagem de formulários Google, para que na próxima aula já estejam preparados, e explique que será necessário trazer um celular por grupo para a realização.
Para saber Mais: a sugestão a seguir é para se preparar como produzir os formulários Google.
Formulário Google. Fonte: Canal Pluga.Co. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C87YFYToHTA>. Acesso em: fev-2020.