Sobre o plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: esse é o segundo plano da sequência. Tem como objetivo possibilitar que os estudantes decidam em coletivo sobre quais temáticas estarão presentes no questionário, levando em consideração o objetivo de conhecer os colegas da escola. Novamente, a atividade terá a intenção de que a temática seja discutida em grupos para, em seguida, chegarem a um consenso a partir de uma plenária.
Organização das aulas: esse debate pode ocorrer tanto na aula de Matemática quanto na de Língua Portuguesa, uma vez que a intenção é utilizar a argumentação e o debate.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: inicie a aula relembrando com os estudantes o que foi realizado na aula passada, isto é, que fizeram uma breve entrevista com o colega a fim de conhecê-lo melhor, decidiram expandir essa pesquisa para os colegas da escola e que foi solicitado que pensassem em temáticas que gostariam de abordar na pesquisa.
Explique que essa aula é para decidirem, juntos, as temáticas que darão origem às questões que farão parte da pesquisa.
Oriente que, primeiramente, eles discutirão nos grupos, compartilhando o que haviam pensado previamente em casa. Posteriormente, será a vez de decidirem um tema que representará o grupo e depois socializarão com os demais grupos, para que juntos elejam um tema. Nos próximos slides estará mais detalhada cada parte.
Para iniciar a atividade, divida os alunos nos mesmos grupos da aula anterior.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: explique que esse momento objetiva discutir nos grupos as temáticas que darão origem às perguntas do questionário. Para tal, siga os passos:
Deixe que os alunos organizem os grupos, ficando atento(a) se não deixaram ninguém de fora.
Peça para que cada aluno compartilhe dentro do grupo as ideias pensadas previamente e que exponha os próprios argumentos.
Oriente os estudantes a discutirem entre si quais temáticas são mais relevantes, de modo que sejam transformadas em perguntas no questionário. Uma sugestão é pensar a partir das seguintes questões:
- Por que essa temática é relevante?
- O que eu consigo descobrir com ela?
- As pessoas se interessariam em responder uma pesquisa que contemple essa(s) temática(s)?
Por fim, peça para cada grupo elencar a(s) temática(s) decidida(s) pelo grupo, a fim de compartilhá-las no próximo momento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: explique que esse momento tem como objetivo a plenária a partir das discussões em cada grupo.
Peça para cada grupo apresentar aos demais as ideias e os porquês, tornando uma discussão geral, para que decidam juntos quais temáticas serão abordadas e darão origem às questões que deverão ser respondidas pelos colegas.
Uma sugestão de organização voltada para a educação empreendedora é pedir para que o líder, que foi selecionado na aula anterior, apresente os argumentos discutidos e selecionados no grupo, para expor aos outros.
Anote na lousa o tema que cada grupo escolheu e, em seguida, realize uma votação com eles, para ficarem decididas as temáticas que serão abordadas na pesquisa.
Não se esqueça de registrar as temáticas para utilizar na próxima aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:10 minutos
Orientações:
Esse momento é reservado para discutirem a melhor maneira de realizar a pesquisa com os alunos da escola. Levante uma discussão sobre a diferença entre pesquisas amostral e censitária, e deixe que os alunos escolham a melhor maneira de levantar os dados. Nesse caso, o interessante é fazer uma do tipo censitária. Justifique que o objetivo do plano é conhecer os alunos da escola, logo, o ideal é realizar a pesquisa com todos os estudantes. Há um link do tópico Para saber mais, que traz uma explicação sucinta da diferença entre os dois.
Explique que cada grupo deverá ficar responsável por uma ou duas salas em que deverá visitar e aplicar o questionário. Decida com eles qual a melhor maneira de realizar essa divisão. Uma sugestão é sorteio: numere os grupos de 1 a 5 e coloque na lousa; leve um saquinho com as salas onde serão realizadas as pesquisas, por exemplo: 6º A, 6º B; em seguida, peça para que cada grupo tire dois papeizinhos do saquinho e anote a sala sorteada. Dessa forma, ficará mais bem distribuído e quem vai fazer o quê.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: para o fechamento, realize algumas perguntas:
- Há algum apontamento que não ficou claro?
- Gostariam de acrescentar algo nas nossas discussões?
- Conseguimos atingir o objetivo da aula?
Oriente que, em casa, os grupos se reúnam e pensem em possíveis perguntas que poderiam contemplar as temáticas decididas na aula. Oriente que essas perguntas devem ser fechadas, isto é, com alternativas, pois facilitará a compilação de dados.