Sobre o plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de dois planos de aula com duração de 50 minutos cada. Os planos não são interdependentes, neles os estudantes são desafiados a discutir sobre dilemas do mundo atual e da realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre o que são dilemas a partir da análise de situações reais e a identificação e debate sobre possíveis questões complexas vivenciadas pelos estudantes.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, esse plano dá continuidade ao anterior, em que a turma foi apresentada a dilemas do mundo atual e refletiu sobre possíveis caminhos e consequências. Ele propõe reflexões sobre dilemas enfrentados pelos estudantes. Em grupos, eles discutirão sobre possibilidades para enfrentar os dilemas vivenciados na escola ou comunidade e elaborarão um painel sobre os possíveis caminhos e consequências para enfrentar um dilema. Para concluir a sequência, cada estudante fará um relatório individual descrevendo as próprias justificativas sobre o posicionamento.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP05, EF67LP23, EF69LP11 e EF09CI09 de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7, 8 e 9.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Ciências) ou combinar encontros de dois deles.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora configura-se nessa atividade a partir de aspectos como: a) a intensa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade, em que estão em "jogo" modos de compreender o mundo e o universo de valores; b) o trabalho colaborativo, na identificação de outras situações que se colocam como dilemas no contexto da escola; e c) a reflexão sobre aspectos éticos que permeiam a vida escolar, possibilitando a tomada de consciência e a construção de parâmetros de convivência nesse contexto.
Materiais necessários: materiais para confecção de painéis: cartolina, folha A3, ou o papel mais apropriado ao contexto, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola.
Para você saber mais:
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: motive os estudantes a relembrarem a atividade realizada na aula anterior Dilemas do mundo atual - Engenharia genética e busque acolher as falas da turma. Apresente a pergunta geradora e observe se nas respostas dos estudantes aparecem características como:
- Não possui um único caminho correto;
- As respostas para um dilema dependem do contexto e dos valores de cada indivíduo;
- Dilemas nos auxiliam a visualizar diferentes visões de mundo.
Dependendo das respostas apresentadas pela turma, auxilie-os retomando os dilemas discutidos na aula anterior e as conclusões apresentadas pelos grupos.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: o objetivo desse momento é contar com a colaboração da turma para compartilhar os dilemas que enfrentam na escola ou na comunidade. Registre no quadro, ou em um local visível a todos, os dilemas apresentados.
A partir do compartilhamento dos dilemas, organize-os em grupos de 3 a 5 estudantes que levantarem os mesmos dilemas ou com as mesmas temáticas.
Como adequar à sua realidade: na aula anterior você solicitou que os estudantes começassem a pensar em dilemas enfrentados por eles e trouxessem para essa aula. Apesar da orientação, pode acontecer de nenhum estudante trazer um dilema, de poucos trazerem ou todos apresentarem o mesmo dilema. Se esse for o caso, esteja preparado para apresentar dilemas que a escola ou a comunidade vivencie, por exemplo: um projeto de instalação de ar condicionado em que é preciso levar em conta o conforto térmico, o consumo de energia elétrica e a possibilidade de doenças respiratórias; a implementação de banheiros sem gênero na escola; o tratamento de água e esgoto da cidade; ou a aprovação da prefeitura para uma construção em local de preservação ambiental.
Proponha uma breve discussão sobre os dilemas apresentados e agrupe os estudantes de acordo com os interesses semelhantes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: apresente a questão à turma. Oriente-os a refletirem sobre ela e a elaborarem um painel que será exposto pela escola. Apresente os critérios de avaliação do painel, esses critérios auxiliarão os estudantes a se concentrarem no que de fato é importante para alcançar o objetivo da aula.
Os critérios podem ser:
- O painel apresenta o dilema escolhido pelo grupo;
- Mostra possibilidades de caminhos e suas consequências;
- Respeita a característica de um dilema de não ter uma resposta certa e sim escolhas de acordo com seus valores e contexto;
- É autoexplicativo, uma vez que ficará exposto sem apresentações.
Após a elaboração dos painéis, fixe-os pela escola em um ambiente em que todos possam visualizá-lo.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: oriente os grupos a discutirem sobre os dilemas que enfrentam. Proponha a questão do slide para os grupos e motive-os a discutirem sobre os caminhos possíveis que podem ser tomados. Lembre-os sempre da discussão sobre o que é um dilema, que tiveram no início da aula. A proposta desse momento é que os estudantes percebam que não há um único caminho correto a se tomar a partir do dilema e todos possuem consequências. Auxilie-os a pesarem essas consequências e se colocarem no lugar do outro.
Para você saber mais:
Ética na escola: como discutir dilemas morais com os alunos. Fonte: Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/cursos/wp-content/uploads/2018/03/NE-cursos_etica_etapa2.pdf Acessada em: 22 fev. 2020.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: faça um fechamento da sequência sistematizando o que foi feito. Motive uma reflexão com perguntas do tipo:
- O que é mais difícil e o que é mais fácil quando discutimos temas sérios e polêmicos? Conseguir se posicionar e dialogar de forma proveitosa?
- Como poderíamos conduzir esse tipo de discussões e tomadas de decisão?
Os dilemas são situações que permitem que os estudantes partilhem diferentes visões de mundo e valores. Por não ter uma "resposta certa", dão margem a uma variação de modos de serem compreendidos. Para isso, contribua para que os estudantes exercitem o respeito aos modos de pensar dos colegas, o que poderá compor um mosaico de percepções sobre as histórias apresentadas nos textos.
Para casa: oriente-os a elaborarem um relatório individual sobre o dilema escolhido pelo grupo, os caminhos apontados e as justificativas. O relatório individual permite que cada estudante se responsabilize pelas escolhas do grupo e expresse compreensões sobre o que foi decidido, além de ser uma importante ferramenta de avaliação.
Evidências de aprendizagem no relatório individual:
- Apresenta um dilema enfrentado pela comunidade escolar;
- Descreve diferentes possibilidades para enfrentar o dilema e as consequências de cada escolha;
- Indica que não há uma resposta certa para o enfrentamento do dilema, mas caminhos possíveis de acordo com diferentes valores e contextos.