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Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - Dilemas do mundo atual - Engenharia genética

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Posicionar-se a partir da avaliação de textos argumentativos e discussões coletivas sobre a aplicação da engenharia genética em vegetais e humanos.

Plano 01 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de dois planos de aula com duração de 50 minutos cada. Os planos não são interdependentes, neles os estudantes são desafiados a discutir sobre dilemas do mundo atual e da realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre o que são dilemas a partir da análise de situações reais e a identificação e debate sobre possíveis questões complexas vivenciadas pelos estudantes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe uma série de reflexões sobre dilemas do mundo atual. Em grupos, os estudantes receberão textos sobre a utilização da engenharia genética em vegetais e humanos. Espera-se que eles identifiquem os argumentos e visões expostas, discutam nos grupos respeitando os tempos de fala e a participação coletiva, identifiquem posicionamentos e se posicionem a partir da questão disparadora com argumentos construídos pelo grupo.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP05, EF67LP23, EF69LP11 e EF09CI09 de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7, 8 e 9.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Ciências) ou combinar encontros de dois deles.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora configura-se nessa atividade a partir de aspectos como: a) a intensa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade, em que estão em "jogo" modos de compreender o mundo e o universo de valores; b) o trabalho colaborativo, na identificação de outras situações que se colocam como dilemas no contexto da escola; e c) a reflexão sobre aspectos éticos que permeiam a vida escolar, possibilitando a tomada de consciência e a construção de parâmetros de convivência nesse contexto.

Materiais necessários: textos impressos ou digitais que serão lidos durante a aula.


Para você saber mais:

Conhecer um pouco mais sobre dilemas e engenharia genética auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, são indicadas algumas leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

 

Orientações: nessa aula, apresentaremos aos estudantes alguns dilemas que lhes permitam compartilhar e ouvir diferentes visões de mundo e valores. Para iniciar, motive-os a expressarem o que entendem por dilemas e como os resolvem. Faça questões como:

- Para vocês, o que é um dilema?

- Quais dilemas já viveram na escola e na família? Como os solucionaram?

Atenção: tome cuidado para não deixar os alunos expostos. Ao trazer dilemas enfrentados por eles, pode aparecer questões de foro íntimo que precisam ser tratadas com delicadeza. O objetivo aqui é compreender o que são dilemas e como lidar com eles.

Acolha as falas da turma. Se achar necessário, registre-as no quadro em uma nuvem de palavras. Essa é uma estratégia para destacar as palavras mais citadas por um grupo de pessoas, quanto mais a palavra é mencionada maior ela aparece para formar a nuvem. Para saber mais sobre como ela pode contribuir com a prática pedagógica, acesse:

NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Fonte: Nuances: estudos sobre educação. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acessado em: 23/3/2020.

Em seguida, realize a apresentação do percurso de aprendizagem proposto pelo plano de aula. Explique quais são os objetivos, as expectativas de aprendizagem e a trajetória que a turma vivenciará nessa e nas próximas aulas – saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: o objetivo desse momento é ter uma noção do que os alunos já sabem sobre o assunto, se já ouviram falar e o que ouviram falar. Leia a pergunta para a turma e deixe-os falarem o que vem à mente quando ouvem a expressão “engenharia genética”.

Como adequar à sua realidade: essa aula não necessita de um aprofundamento sobre características genéticas e hereditariedade, no entanto, pode ser uma excelente oportunidade para um trabalho transdisciplinar com o professor de Ciências da Natureza, além de oportunizar aos estudantes a construção de argumentos mais consistentes e conscientes. Nesse caso, pode ser realizado um aprofundamento sobre o tema antes, durante ou após a atividade.

Há ainda outras temáticas previstas na BNCC que podem motivar discussões sobre dilemas, alguns deles:

- Reflexões sobre o consumo de energia elétrica, possibilidades de redução do consumo, alternativas propostas como a eficácia de motores elétricos, por exemplo e origem e impactos das fontes energéticas.

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

- Sobre as causas e consequências do aquecimento global, ações individuais e coletivas.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

- Reflexões sobre as possibilidades de vida extraterrestre, expedições a Marte, desenvolvimento tecnológico e implicações.

(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

Se escolher por trabalhar alguma dessas outras temáticas, pesquise por materiais de referência e faça as devidas alterações no percurso proposto pelo plano de aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes. Proponha aos estudantes que se agrupem com colegas que costumam divergir de opinião, ou você mesmo pode atribuir os grupos da forma que proporcione maior debate e divergência de ideias.

Analise as reportagens sugeridas abaixo e selecione as que achar mais apropriadas para sua turma. Distribua duas reportagens impressas ou digitais aos grupos, como for melhor para o contexto de sua turma. Você pode disponibilizar textos diferentes para cada grupo. Oriente os alunos a lerem as reportagens selecionadas em casa, como tarefa para essa aula. Esse momento pode ser utilizado para os grupos discutirem sobre o que leram e tirarem suas dúvidas.

Oriente os grupos a lerem os textos e/ou (se já tiverem lido em casa) discutirem pautados na questão apresentada. Auxilie-os com outros questionamentos, como:

- De acordo com o que vocês leram, o que acham que é engenharia genética?

- O que ela faz?

- O que mudaria na vida de uma pessoa que sofresse uma modificação genética?

- isso é certo? Por quê?

- Quem decide quais são as características genéticas boas ou ruins?

Oriente-os a identificarem as concepções de cada integrante do grupo sobre as causas e os efeitos do uso da engenharia genética. Lembre-os de que um dilema não tem resposta certa ou errada. Questione-os sobre como estão lidando com as diferentes opiniões.

Observe a participação dos estudantes nas discussões. Se necessário, faça intervenções para que todos tenham a oportunidade de ser ouvidos. Por exemplo, caso o grupo esteja com dificuldade em ouvir a opinião de todos os integrantes, utilize estratégias, tais como definir um tempo de fala para cada integrante, como 30 segundos, ou cada estudante só pode falar quando todos já tiverem falado.

Essa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade pode auxiliá-los a compreender os diferentes valores e formas de pensar de cada pessoa.

Textos para disponibilizar aos grupos:

É provável que os grupos encontrem vocabulários científicos ainda desconhecidos. Sugira que o grupo discuta sobre o que acham que esses termos significam e, se possível, oriente-os a pesquisá-los na internet, em livros de ciências e dicionários.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: peça aos grupos que apresentem aos demais os próprios posicionamentos e argumentos. Estabeleça um tempo para apresentação, 2 minutos é suficiente. Após as apresentações, questione os grupos:

- Houve diferenças de pontos de vista no grupo? Quais?

- Como vocês lidaram com elas?

- A que acham que elas se devem?

Evidências de aprendizagem: para avaliar se os estudantes estão alcançando os objetivos dessa aula, faça uma observação direcionada durante as discussões nos grupos e durante as apresentações. Se achar pertinente, solicite um registro individual ou em grupo sobre o posicionamento do grupo e os argumentos utilizados.

Preste atenção às seguintes evidências:

- Os estudantes manifestam concordância ou discordância dos argumentos apresentados nos textos lidos;

- Respeitam os tempos de fala de todos os integrantes do grupo durante as discussões;

- Formulam perguntas coerentes com o tema discutido;

- Analisam os posicionamentos defendidos e tomam um posicionamento frente a eles;

- Auxiliam o grupo a chegar em um consenso e construir argumentos para defendê-lo;

- Apresentam à turma o posicionamento defendido pelo grupo;

Caso seja possível realizar um aprofundamento sobre características hereditárias antes ou durante a atividade, você pode ainda avaliar se:

- Os estudantes consideram e discutem sobre as ideias de Mendel sobre a hereditariedade para sustentar seus argumentos ou definir seu posicionamento.

Utilize essas evidências para identificar quais habilidades já estão desenvolvidas e quais ainda precisam ser melhoradas. Utilize essa informação para planejar a próxima atividade. Nela, você poderá incluir estratégias de acordo com as demandas apresentadas e organizar os grupos, colocando estudantes que já desenvolveram alguma habilidade para trabalhar com outros que ainda precisam desenvolvê-la.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: finalize a aula esclarecendo o que são dilemas e que não há um posicionamento mais correto que outro, tudo dependerá do contexto e dos valores de cada indivíduo. Explique que os dilemas são situações que permitem que os estudantes partilhem diferentes visões de mundo e valores. Por não ter uma "resposta certa", dão margem a uma variação de modos de serem compreendidos. Para isso, contribua para que os estudantes exercitem o respeito aos modos de pensar dos colegas, o que poderá compor um mosaico de percepções sobre as histórias apresentadas nos textos. A partir das falas dos grupos, pontue que o mais importante é buscar informações e analisar argumentos para definir o posicionamento. Leia a questão proposta e deixe-a para reflexão, na aula seguinte os estudantes poderão amadurecer e apresentar suas respostas.

Para casa: proponha perguntas para provocar a reflexão dos estudantes sobre o que foi feito durante essa aula e prepará-los para continuidade da sequência. Por exemplo:

- Você conhece outra situação que enfrentamos no mundo atual que deixam as pessoas divididas? Quais?

- Alguma situação na escola já deixou as pessoas com posicionamento dividido? Isso era um dilema? Explique o que aconteceu.

Continuidade da sequência: a continuidade dessa sequência propõe um levantamento e discussão sobre dilemas enfrentados na escola ou comunidade. Para prepará-los, solicite que a turma pense nos dilemas enfrentados por ela e apresente-os na aula seguinte.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de dois planos de aula com duração de 50 minutos cada. Os planos não são interdependentes, neles os estudantes são desafiados a discutir sobre dilemas do mundo atual e da realidade escolar. Propõe-se uma reflexão sobre o que são dilemas a partir da análise de situações reais e a identificação e debate sobre possíveis questões complexas vivenciadas pelos estudantes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe uma série de reflexões sobre dilemas do mundo atual. Em grupos, os estudantes receberão textos sobre a utilização da engenharia genética em vegetais e humanos. Espera-se que eles identifiquem os argumentos e visões expostas, discutam nos grupos respeitando os tempos de fala e a participação coletiva, identifiquem posicionamentos e se posicionem a partir da questão disparadora com argumentos construídos pelo grupo.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP05, EF67LP23, EF69LP11 e EF09CI09 de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7, 8 e 9.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Ciências) ou combinar encontros de dois deles.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a Educação Empreendedora configura-se nessa atividade a partir de aspectos como: a) a intensa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade, em que estão em "jogo" modos de compreender o mundo e o universo de valores; b) o trabalho colaborativo, na identificação de outras situações que se colocam como dilemas no contexto da escola; e c) a reflexão sobre aspectos éticos que permeiam a vida escolar, possibilitando a tomada de consciência e a construção de parâmetros de convivência nesse contexto.

Materiais necessários: textos impressos ou digitais que serão lidos durante a aula.


Para você saber mais:

Conhecer um pouco mais sobre dilemas e engenharia genética auxilia no diálogo com a turma sobre esses assuntos. A seguir, são indicadas algumas leituras que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

 

Orientações: nessa aula, apresentaremos aos estudantes alguns dilemas que lhes permitam compartilhar e ouvir diferentes visões de mundo e valores. Para iniciar, motive-os a expressarem o que entendem por dilemas e como os resolvem. Faça questões como:

- Para vocês, o que é um dilema?

- Quais dilemas já viveram na escola e na família? Como os solucionaram?

Atenção: tome cuidado para não deixar os alunos expostos. Ao trazer dilemas enfrentados por eles, pode aparecer questões de foro íntimo que precisam ser tratadas com delicadeza. O objetivo aqui é compreender o que são dilemas e como lidar com eles.

Acolha as falas da turma. Se achar necessário, registre-as no quadro em uma nuvem de palavras. Essa é uma estratégia para destacar as palavras mais citadas por um grupo de pessoas, quanto mais a palavra é mencionada maior ela aparece para formar a nuvem. Para saber mais sobre como ela pode contribuir com a prática pedagógica, acesse:

NUVEM DE PALAVRAS E MAPA CONCEITUAL: ESTRATÉGIAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Fonte: Nuances: estudos sobre educação. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acessado em: 23/3/2020.

Em seguida, realize a apresentação do percurso de aprendizagem proposto pelo plano de aula. Explique quais são os objetivos, as expectativas de aprendizagem e a trajetória que a turma vivenciará nessa e nas próximas aulas – saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: o objetivo desse momento é ter uma noção do que os alunos já sabem sobre o assunto, se já ouviram falar e o que ouviram falar. Leia a pergunta para a turma e deixe-os falarem o que vem à mente quando ouvem a expressão “engenharia genética”.

Como adequar à sua realidade: essa aula não necessita de um aprofundamento sobre características genéticas e hereditariedade, no entanto, pode ser uma excelente oportunidade para um trabalho transdisciplinar com o professor de Ciências da Natureza, além de oportunizar aos estudantes a construção de argumentos mais consistentes e conscientes. Nesse caso, pode ser realizado um aprofundamento sobre o tema antes, durante ou após a atividade.

Há ainda outras temáticas previstas na BNCC que podem motivar discussões sobre dilemas, alguns deles:

- Reflexões sobre o consumo de energia elétrica, possibilidades de redução do consumo, alternativas propostas como a eficácia de motores elétricos, por exemplo e origem e impactos das fontes energéticas.

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

- Sobre as causas e consequências do aquecimento global, ações individuais e coletivas.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

- Reflexões sobre as possibilidades de vida extraterrestre, expedições a Marte, desenvolvimento tecnológico e implicações.

(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

Se escolher por trabalhar alguma dessas outras temáticas, pesquise por materiais de referência e faça as devidas alterações no percurso proposto pelo plano de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes. Proponha aos estudantes que se agrupem com colegas que costumam divergir de opinião, ou você mesmo pode atribuir os grupos da forma que proporcione maior debate e divergência de ideias.

Analise as reportagens sugeridas abaixo e selecione as que achar mais apropriadas para sua turma. Distribua duas reportagens impressas ou digitais aos grupos, como for melhor para o contexto de sua turma. Você pode disponibilizar textos diferentes para cada grupo. Oriente os alunos a lerem as reportagens selecionadas em casa, como tarefa para essa aula. Esse momento pode ser utilizado para os grupos discutirem sobre o que leram e tirarem suas dúvidas.

Oriente os grupos a lerem os textos e/ou (se já tiverem lido em casa) discutirem pautados na questão apresentada. Auxilie-os com outros questionamentos, como:

- De acordo com o que vocês leram, o que acham que é engenharia genética?

- O que ela faz?

- O que mudaria na vida de uma pessoa que sofresse uma modificação genética?

- isso é certo? Por quê?

- Quem decide quais são as características genéticas boas ou ruins?

Oriente-os a identificarem as concepções de cada integrante do grupo sobre as causas e os efeitos do uso da engenharia genética. Lembre-os de que um dilema não tem resposta certa ou errada. Questione-os sobre como estão lidando com as diferentes opiniões.

Observe a participação dos estudantes nas discussões. Se necessário, faça intervenções para que todos tenham a oportunidade de ser ouvidos. Por exemplo, caso o grupo esteja com dificuldade em ouvir a opinião de todos os integrantes, utilize estratégias, tais como definir um tempo de fala para cada integrante, como 30 segundos, ou cada estudante só pode falar quando todos já tiverem falado.

Essa interação entre os estudantes para lidar com situações de maior complexidade pode auxiliá-los a compreender os diferentes valores e formas de pensar de cada pessoa.

Textos para disponibilizar aos grupos:

É provável que os grupos encontrem vocabulários científicos ainda desconhecidos. Sugira que o grupo discuta sobre o que acham que esses termos significam e, se possível, oriente-os a pesquisá-los na internet, em livros de ciências e dicionários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: peça aos grupos que apresentem aos demais os próprios posicionamentos e argumentos. Estabeleça um tempo para apresentação, 2 minutos é suficiente. Após as apresentações, questione os grupos:

- Houve diferenças de pontos de vista no grupo? Quais?

- Como vocês lidaram com elas?

- A que acham que elas se devem?

Evidências de aprendizagem: para avaliar se os estudantes estão alcançando os objetivos dessa aula, faça uma observação direcionada durante as discussões nos grupos e durante as apresentações. Se achar pertinente, solicite um registro individual ou em grupo sobre o posicionamento do grupo e os argumentos utilizados.

Preste atenção às seguintes evidências:

- Os estudantes manifestam concordância ou discordância dos argumentos apresentados nos textos lidos;

- Respeitam os tempos de fala de todos os integrantes do grupo durante as discussões;

- Formulam perguntas coerentes com o tema discutido;

- Analisam os posicionamentos defendidos e tomam um posicionamento frente a eles;

- Auxiliam o grupo a chegar em um consenso e construir argumentos para defendê-lo;

- Apresentam à turma o posicionamento defendido pelo grupo;

Caso seja possível realizar um aprofundamento sobre características hereditárias antes ou durante a atividade, você pode ainda avaliar se:

- Os estudantes consideram e discutem sobre as ideias de Mendel sobre a hereditariedade para sustentar seus argumentos ou definir seu posicionamento.

Utilize essas evidências para identificar quais habilidades já estão desenvolvidas e quais ainda precisam ser melhoradas. Utilize essa informação para planejar a próxima atividade. Nela, você poderá incluir estratégias de acordo com as demandas apresentadas e organizar os grupos, colocando estudantes que já desenvolveram alguma habilidade para trabalhar com outros que ainda precisam desenvolvê-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: finalize a aula esclarecendo o que são dilemas e que não há um posicionamento mais correto que outro, tudo dependerá do contexto e dos valores de cada indivíduo. Explique que os dilemas são situações que permitem que os estudantes partilhem diferentes visões de mundo e valores. Por não ter uma "resposta certa", dão margem a uma variação de modos de serem compreendidos. Para isso, contribua para que os estudantes exercitem o respeito aos modos de pensar dos colegas, o que poderá compor um mosaico de percepções sobre as histórias apresentadas nos textos. A partir das falas dos grupos, pontue que o mais importante é buscar informações e analisar argumentos para definir o posicionamento. Leia a questão proposta e deixe-a para reflexão, na aula seguinte os estudantes poderão amadurecer e apresentar suas respostas.

Para casa: proponha perguntas para provocar a reflexão dos estudantes sobre o que foi feito durante essa aula e prepará-los para continuidade da sequência. Por exemplo:

- Você conhece outra situação que enfrentamos no mundo atual que deixam as pessoas divididas? Quais?

- Alguma situação na escola já deixou as pessoas com posicionamento dividido? Isso era um dilema? Explique o que aconteceu.

Continuidade da sequência: a continuidade dessa sequência propõe um levantamento e discussão sobre dilemas enfrentados na escola ou comunidade. Para prepará-los, solicite que a turma pense nos dilemas enfrentados por ela e apresente-os na aula seguinte.

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