19239
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Práticas Escolares

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Desenvolver ações práticas para a resolução de problemas; Relacionar as ações planejadas com o cotidiano da escola; Executar uma ação de melhoria para problemas diagnosticados pelos g

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane de Siqueira

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Siqueira

Mentor: Renata Monaco

Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade

Habilidade da BNCC:

(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

 

Objetivos específicos:

- Desenvolver ações práticas para a resolução de problemas;
- Relacionar as ações planejadas com o cotidiano da escola;
- Executar uma ação de melhoria para problemas diagnosticados pelos grupos;
- Construir coletivamente uma proposta institucional.

 

Componentes:

Língua Portuguesa, História e Geografia.

 

Materiais Necessários:

Três murais para anotações (pode ser um espaço fixo que a escola já possua ou várias folhas de flip chart/cartolinas/outro tipo de material que tenha espaço suficiente para as contribuições). O tamanho desse espaço deve considerar a quantidade de turmas da escola. Caso tenham muitas turmas, divida as informações de maneira coletiva, isso requer um planejamento prévio com as professoras que organizam as ideias nos pequenos grupos e levarão para o mural a decisão de cada turma e não de cada aluno.


Código: EDE1_10UND03

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas