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Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Projeto: Ecoponto e a sustentabilidade nos espaços escolares

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Planejar ações de melhoria ambiental com a participação das famílias; Organizar estratégias para implantação de um ecoponto para coleta de óleo nos espaços escolares; Refletir sobre

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane de Siqueira

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: a sequência “Ciências da escola para casa” tem como proposta possibilitar que os estudantes vivenciem experimentos científicos na escola que possam ser reproduzidos em casa com os familiares. A escolha desses experimentos será feita com o objetivo de possibilitar reflexões sobre problemáticas reais e que, posteriormente, tenham como resultado o desenvolvimento de um projeto permanente que inclui a participação das famílias. Há inúmeros impactos ambientais causados pela atividade humana. Nesse cenário, aspectos comuns que acontecem no dia a dia das crianças dentro de casa podem ter impacto no meio ambiente. Algumas atividades domésticas, em grande parte culturalmente consolidadas, podem agredir o meio ambiente, como o descarte inadequado de resíduos até o desperdício de matéria-prima e recursos naturais. Tudo acontece em um ciclo constante e funciona em cadeia. Sendo assim, possibilitar que crianças e familiares percebam essas interações e repensem atitudes simples que podem contribuir com a mitigação dos danos é muito importante. Essa sequência é composta de 3 planos que têm como objetivo central sensibilizar para questões ambientais relacionadas aos nossos hábitos do dia a dia. Atuando como multiplicadoras, as crianças conseguem aprofundar essas reflexões com os familiares e provocar outras aprendizagens nas famílias. Os planos são independentes e trazem experiências reais com o uso de materiais simples. Desenvolvidos de maneira sequencial, favorecem a articulação de outras habilidades importantes para o desenvolvimento da educação empreendedora, incluindo a capacidade de planejar e intervir no meio a partir de problemas reais.

Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 3 planos que têm como ideia central a vivência de experiências no espaço escolar, que possam ser reproduzidas em casa com a participação das famílias e buscam estimular a percepção sobre situações presentes no nosso dia a dia que causam desequilíbrio e comprometendo a qualidade de vida de todos os seres vivos, inclusive da espécie humana.

Sugestão: esse plano pode ser ainda mais potencializado se for desenvolvido juntamente com o plano intitulado “Impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha” e “Importância da água para a vida das plantas”, desta sequência.

A sequência inclui as habilidades EF02LP23, EF02LP25, EF01CI01, EF02CI05, EF02CI06 e EF02CI02 presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.

Nessa sequência, serão trabalhadas com maior ênfase as seguintes competências gerais da BNCC:

2 - Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4 - Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

10 - Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Organização das aulas: essa aula está prevista para acontecer em 100 minutos. Como dito anteriormente, ela faz parte de uma sequência de 3 planos em que o diagnóstico do primeiro plano possibilitou saber onde o óleo usado nas casas das crianças era descartado, a experimentação sobre como o óleo se comporta quando entra em contato com a água e algumas consequências iniciais sobre esse processo. Em seguida, a percepção da interação que os seres vivos desenvolvem com o meio ambiente foi motivada com a vivência sobre a cadeia alimentar sendo usada como ação disparadora, e fechando a aula debatendo sobre a interação entre água e plantas. Nem sempre percebemos a importância de alguns recursos naturais em nossa vida. Essa sensibilização permite que a construção dessa percepção aconteça, sistematizada, agora, com uma ação coletiva que objetiva amenizar os danos causados pelo descarte inadequado do óleo no meio ambiente.

Ação prévia: antes dessa aula, socialize as ideias principais sobre a proposta com as outras turmas da escola. Considere fazer isso através de uma conversa com todos os profissionais da escola, em momentos específicos. Além disso, solicite que os demais alunos façam uma ilustração para concorrer a mascote do projeto. Todos desenham e cada turma deverá escolher um, que será enviado para a votação geral, organizada com a participação de toda a escola ou da turma que realizou a sequência. É importante que, antes de chegarmos na execução dessa aula, contatos com cooperativas de sua região precisam ser efetivados. Existem muitos locais que coletam esse óleo descartado para fins diversos, sendo o mais comum a fabricação de sabão. Certifique-se qual a situação mais segura para destinar o material coletado na escola e estabeleça a parceria.

Prepare o momento da entrevista sugerido no slide 4. Combine com a equipe gestora da escola que os alunos circularão pelos espaços realizando essa atividade e prepare filipetas com as perguntas:

- O que podemos fazer com o óleo de cozinha para que não seja jogado na pia?

- Como podemos transformar o óleo de cozinha usado em outro produto?

Essas informações fazem parte do roteiro de entrevistas que será realizado na escola. Não se esqueça de avisar as pessoas da escola sobre esse momento.

Observação: como a ideia da sequência é finalizada com a implantação de um Ecoponto na escola, seria interessante, e muito válido, que todas as turmas desenvolvam a mesma proposta. Pense na possibilidade de realizar um trabalho interdisciplinar e que contemple toda escola desde o plano 1. Para que o trabalho ganhe essa dimensão de projeto institucional, é importante dialogar com a equipe gestora da escola sobre a proposta, para que a articulação sobre a realização do projeto seja feita por ela.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência possibilita o desenvolvimento de iniciativa e autonomia dos estudantes, já que a ação central será protagonizada por eles, em casa, sem o apoio do professor ou dos colegas. Para tanto, o momento na escola será o de aprender conhecimentos, construir planejamento, organizar recursos e se valer da competência da autogestão para realizar o experimento em casa. Essas são características pilares da Educação Empreendedora. Planejar, avaliar e ressignificar ações construídas coletivamente estarão evidenciadas, além do acompanhamento dos resultados para que novas ações possam ser pensadas, caso seja necessário.

Materiais necessários:

- Caderno de registro;

- Dados da pesquisa feita com as famílias no plano 1;

- Filipetas com as perguntas para entrevista;

- Mascotes pré-selecionados para votação.

Possibilidade de adaptação: caso não seja possível envolver toda a escola, faça os procedimentos envolvendo apenas a sua turma e, após implantação e conclusão da parceria, organize uma rodada para comunicar as outras salas sobre o ocorrido, tendo em vista que todos poderão levar seus materiais para coleta.

Para saber mais: sugerimos a leitura da reportagem “Escolas viram ponto de coleta de óleo”. Inspire-se em outros exemplos para que as ações sejam ainda mais potencializadas.

REVISTA ISTOÉ. Escolas viram ponto de coleta de óleo”. Disponível em: https://istoe.com.br/escolas-viram-ponto-de-coleta-de-oleo/ Acessado em: 4 de março de 2020.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: dialogue com a turma sobre as ideias discutidas até o momento e que indicam ações desenvolvidas em todos os espaços que afetam o meio ambiente e a sobrevivência dos seres vivos. Caso tenha optado por realizar os outros planos associados a este, o objetivo é a retomada de ideias já discutidas. Se os planos não foram aplicados, elabore perguntas que possibilitem a construção da ideia de que tudo funciona a partir de relações constantes entre os seres e que ações, como o descarte do óleo de cozinha na pia, pode causar danos à água e aos seres vivos.

A ideia é que, nesse momento, realize uma tempestade de ideias com a turma, cujo objetivo é refletir sobre o percurso que fizeram até o momento. Mostre as ideias discutidas no primeiro plano (impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha) a partir da pesquisa com as famílias, a experiência com o óleo, o que observaram, o que lembram que aconteceu, os motivos que fazem com que esse descarte, sendo feito de qualquer jeito, se torna um problema ambiental.

Em seguida, resgate as ideias principais desenvolvidas no plano 2 - A importância da água para a vida das plantas - quando a questão da relação entre os seres vivos para a alimentação ficou evidenciada.

Retome questões como:

- O que aconteceu com a experiência onde misturamos água e óleo?

- Será que isso também ocorre no meio ambiente?

- Isso prejudica os seres vivos? De que forma?

- Pode prejudicar também as plantas? Por quê?

Mostre a imagem do slide ou desenhe algo parecido no quadro, para representar a caminhada realizada em função dessa sequência. Em cada degrau coloque uma etapa que já foi vivenciada conforme exemplificado.

Conduza a discussão para que percebam que o problema causado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado prejudica os seres vivos. Explique que, como tudo funciona em cadeia, a espécie humana também pode ser prejudicada.

Diante disso, proponha a retomada da tabela de pesquisa utilizada no plano 1 (contribui, prejudica e onde o descarte é feito) e os questionamentos que foram usados para a entrevista com as famílias:

- Existe alguma ação na nossa casa que contribui para a degradação do meio ambiente?

- O que fazemos em nossa casa que ajuda na preservação do meio ambiente?

- Onde o óleo que usamos para cozinhar em casa é descartado?

Possibilidade de adaptação: caso você tenha realizado os planos em outra ordem, atente-se para inverter a ordem na escada, o que não compromete a compreensão proposta para essa tempestade de ideias.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: retome as informações coletadas no plano 1 “Impactos Ambientais causados pelo óleo de cozinha”, chamando a atenção para o número de famílias que descartam o óleo em lugares diversos, como na pia ou diretamente no solo. Pergunte a eles: “Isso causa problema?”

Nesse momento, espera-se que estabeleçam relação com os planos anteriores e mencionem o fato das plantas precisarem da água e do solo para sobreviverem, e que, se esses locais estiverem contaminados, prejudica todo o ciclo natural.

Permita que construam hipóteses diversas sobre os problemas que isso pode causar e registrem no caderno.

Pergunte se já ouviram falar em sustentabilidade, reutilização e reciclagem. Fale sobre a importância de usarmos de maneira adequada tudo que temos para que, no futuro, o planeta seja preservado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: com as hipóteses previamente discutidas, convide a turma para que se organizem em grupos de 5 alunos (você pode modificar de acordo com a quantidade de crianças da turma e outras especificidades que julgar serem importantes). Entregue para cada grupo as perguntas previamente preparadas por você e informe que terão 15 minutos para entrevistar algumas pessoas da escola. Antes de saírem, peça que escolham quem vai fazer a pergunta, quem controla o tempo e quem anotará as respostas. Reforce a importância de gestar corretamente o tempo.

Acompanhe os grupos para fazer as mediações e auxiliá-los, caso precisem de algo.

Decorridos os 15 minutos, retorne para sala para sistematizar as informações.

No quadro, separe duas colunas, uma para a pergunta 1 e outra para a pergunta 2, e escute atentamente as respostas que os grupos trouxeram.

Discuta com as crianças qual das opções acreditam ser possível desenvolver na escola ou aquela que a escola pode colaborar.

Nessa lista, a resposta mais imediata das pessoas é o uso do óleo para fabricação de sabão. A ideia é que percebam que a escola não pode produzir o sabão, tendo em vista os procedimentos químicos e os produtos que se utiliza, mas que pode, coletivamente, instituir uma coleta de óleo, para que esse material não seja jogado na pia ou em outro local indevidamente.

Possibilidade de adaptação: caso tenha mais tempo e sua turma já esteja alfabetizada, sugira que as questões para a entrevista sejam produzidas por eles, tomando o cuidado de mediar para que a intencionalidade da entrevista e as informações necessárias para o projeto sejam contempladas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: 40 minutos

Orientações: apresente o banner aos alunos e pergunte se sabem o que é um “Ecoponto”. Explique que esse é um local para coleta de diversos materiais que podem causar impactos ao meio ambiente e que, nesses locais, a coleta e a destinação são feitas corretamente e colaboram com a melhoria de diversas situações.

Diga que a escola, a partir das experiências que eles fizeram, achou importante colocar um ponto de coleta para o óleo usado e pergunte se elas aceitam fazer parte dessa ideia.

Use como exemplo o óleo e o que vimos nas aulas anteriores. Pergunte de acham ser possível coletar o óleo usado na escola e deixe que pensem a respeito.

Pergunte se elas se lembram do mascote que você pediu para desenharem e apresente, também, os desenhos feitos pelas outras turmas. Faça uma votação para escolher o que mais se adequa à criação de um ecoponto para coleta de óleo na escola.

Feita a votação e com a proposta já socializada com as outras turmas (o que deve ser combinado previamente com as demais professoras), organize como as ações do projeto devem acontecer.

Suas mediações devem conduzi-los a pensar no planejamento que farão para colocar tudo em prática e incluir:

- Como faremos a coleta?

- Quem ficará responsável por verificar o tambor?

- De que forma as famílias podem ser envolvidas?

A intencionalidade docente faz toda a diferença nesse momento. Caso as crianças não levantem essas possibilidades, proponha:

- Um cronograma de acompanhamento para o grupo responsável verificar a quantidade de óleo já coletado;

- Que em casa cada família tenha uma garrafa pet onde o óleo usado será colocado e trazido para a escola;

- Com o coletor cheio, que a cooperativa venha retirar e que possa ser negociado com ela algum benefício para a escola (por exemplo a doação de sabão para a limpeza o que economizaria outras fontes de renda da escola e isso ser revertido para as crianças).

Nessas mediações, considere as ideias das crianças para que as decisões sejam significativas para elas.

Peça para que, coletivamente, elaborem um informativo para compartilhar com as famílias o início da coleta e como podem participar.

Possibilidade de adaptação: faça o banner com as informações da escola e o mascote escolhido. Dessa forma, a votação deve anteceder a aula para que, neste momento, os alunos sejam surpreendidos pelo material pronto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: com o informativo pronto, oriente as crianças a conversarem em casa sobre o projeto. Peça para separarem um recipiente (sugestão de uma garrafa pet de 2 litros) para coleta do óleo de cozinha usado.

Reforce mais uma vez com elas o problema desse descarte ser feito na pia ou no solo e o quanto isso prejudica a água e demais seres vivos. Peça que relembrem também as experiências que fizeram com as famílias nos outros planos e oriente-as para conversarem sobre isso em casa e instituir a coleta com os familiares também.

Observação: defina com a turma se a quantificação da coleta será feita semanalmente ou mensalmente. Isso pode variar de acordo com a participação das famílias e dos demais alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a proposta é de que esse projeto seja avaliado de maneira processual. Desenvolva com eles um diário onde as informações sobre a coleta possam ser anotadas e, dessa forma, eles fomentem novas discussões na escola. Você pode usar o próprio caderno de registro solicitado, dividindo-o em duas partes.

Peça que usem a primeira folha do diário para ilustrar duas situações:

1. O que foi mais marcante no desenvolvimento do plano?

2. Eu aprendi que...

A partir dos desenhos, as crianças externalizam vários sentimentos, percepções e livremente evidenciam aprendizagens.

Sugestão: com os dados coletados, propostas interdisciplinares podem ser desenvolvidas como construção de gráficos, questões de saúde, aspectos éticos, coletividade, planejamento, sustentabilidade e educação ambiental, entre outras. Pense na possibilidade de usar os dados dessa sequência como disparadora para outras atividades.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: a sequência “Ciências da escola para casa” tem como proposta possibilitar que os estudantes vivenciem experimentos científicos na escola que possam ser reproduzidos em casa com os familiares. A escolha desses experimentos será feita com o objetivo de possibilitar reflexões sobre problemáticas reais e que, posteriormente, tenham como resultado o desenvolvimento de um projeto permanente que inclui a participação das famílias. Há inúmeros impactos ambientais causados pela atividade humana. Nesse cenário, aspectos comuns que acontecem no dia a dia das crianças dentro de casa podem ter impacto no meio ambiente. Algumas atividades domésticas, em grande parte culturalmente consolidadas, podem agredir o meio ambiente, como o descarte inadequado de resíduos até o desperdício de matéria-prima e recursos naturais. Tudo acontece em um ciclo constante e funciona em cadeia. Sendo assim, possibilitar que crianças e familiares percebam essas interações e repensem atitudes simples que podem contribuir com a mitigação dos danos é muito importante. Essa sequência é composta de 3 planos que têm como objetivo central sensibilizar para questões ambientais relacionadas aos nossos hábitos do dia a dia. Atuando como multiplicadoras, as crianças conseguem aprofundar essas reflexões com os familiares e provocar outras aprendizagens nas famílias. Os planos são independentes e trazem experiências reais com o uso de materiais simples. Desenvolvidos de maneira sequencial, favorecem a articulação de outras habilidades importantes para o desenvolvimento da educação empreendedora, incluindo a capacidade de planejar e intervir no meio a partir de problemas reais.

Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 3 planos que têm como ideia central a vivência de experiências no espaço escolar, que possam ser reproduzidas em casa com a participação das famílias e buscam estimular a percepção sobre situações presentes no nosso dia a dia que causam desequilíbrio e comprometendo a qualidade de vida de todos os seres vivos, inclusive da espécie humana.

Sugestão: esse plano pode ser ainda mais potencializado se for desenvolvido juntamente com o plano intitulado “Impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha” e “Importância da água para a vida das plantas”, desta sequência.

A sequência inclui as habilidades EF02LP23, EF02LP25, EF01CI01, EF02CI05, EF02CI06 e EF02CI02 presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.

Nessa sequência, serão trabalhadas com maior ênfase as seguintes competências gerais da BNCC:

2 - Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4 - Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

10 - Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Organização das aulas: essa aula está prevista para acontecer em 100 minutos. Como dito anteriormente, ela faz parte de uma sequência de 3 planos em que o diagnóstico do primeiro plano possibilitou saber onde o óleo usado nas casas das crianças era descartado, a experimentação sobre como o óleo se comporta quando entra em contato com a água e algumas consequências iniciais sobre esse processo. Em seguida, a percepção da interação que os seres vivos desenvolvem com o meio ambiente foi motivada com a vivência sobre a cadeia alimentar sendo usada como ação disparadora, e fechando a aula debatendo sobre a interação entre água e plantas. Nem sempre percebemos a importância de alguns recursos naturais em nossa vida. Essa sensibilização permite que a construção dessa percepção aconteça, sistematizada, agora, com uma ação coletiva que objetiva amenizar os danos causados pelo descarte inadequado do óleo no meio ambiente.

Ação prévia: antes dessa aula, socialize as ideias principais sobre a proposta com as outras turmas da escola. Considere fazer isso através de uma conversa com todos os profissionais da escola, em momentos específicos. Além disso, solicite que os demais alunos façam uma ilustração para concorrer a mascote do projeto. Todos desenham e cada turma deverá escolher um, que será enviado para a votação geral, organizada com a participação de toda a escola ou da turma que realizou a sequência. É importante que, antes de chegarmos na execução dessa aula, contatos com cooperativas de sua região precisam ser efetivados. Existem muitos locais que coletam esse óleo descartado para fins diversos, sendo o mais comum a fabricação de sabão. Certifique-se qual a situação mais segura para destinar o material coletado na escola e estabeleça a parceria.

Prepare o momento da entrevista sugerido no slide 4. Combine com a equipe gestora da escola que os alunos circularão pelos espaços realizando essa atividade e prepare filipetas com as perguntas:

- O que podemos fazer com o óleo de cozinha para que não seja jogado na pia?

- Como podemos transformar o óleo de cozinha usado em outro produto?

Essas informações fazem parte do roteiro de entrevistas que será realizado na escola. Não se esqueça de avisar as pessoas da escola sobre esse momento.

Observação: como a ideia da sequência é finalizada com a implantação de um Ecoponto na escola, seria interessante, e muito válido, que todas as turmas desenvolvam a mesma proposta. Pense na possibilidade de realizar um trabalho interdisciplinar e que contemple toda escola desde o plano 1. Para que o trabalho ganhe essa dimensão de projeto institucional, é importante dialogar com a equipe gestora da escola sobre a proposta, para que a articulação sobre a realização do projeto seja feita por ela.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência possibilita o desenvolvimento de iniciativa e autonomia dos estudantes, já que a ação central será protagonizada por eles, em casa, sem o apoio do professor ou dos colegas. Para tanto, o momento na escola será o de aprender conhecimentos, construir planejamento, organizar recursos e se valer da competência da autogestão para realizar o experimento em casa. Essas são características pilares da Educação Empreendedora. Planejar, avaliar e ressignificar ações construídas coletivamente estarão evidenciadas, além do acompanhamento dos resultados para que novas ações possam ser pensadas, caso seja necessário.

Materiais necessários:

- Caderno de registro;

- Dados da pesquisa feita com as famílias no plano 1;

- Filipetas com as perguntas para entrevista;

- Mascotes pré-selecionados para votação.

Possibilidade de adaptação: caso não seja possível envolver toda a escola, faça os procedimentos envolvendo apenas a sua turma e, após implantação e conclusão da parceria, organize uma rodada para comunicar as outras salas sobre o ocorrido, tendo em vista que todos poderão levar seus materiais para coleta.

Para saber mais: sugerimos a leitura da reportagem “Escolas viram ponto de coleta de óleo”. Inspire-se em outros exemplos para que as ações sejam ainda mais potencializadas.

REVISTA ISTOÉ. Escolas viram ponto de coleta de óleo”. Disponível em: https://istoe.com.br/escolas-viram-ponto-de-coleta-de-oleo/ Acessado em: 4 de março de 2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: dialogue com a turma sobre as ideias discutidas até o momento e que indicam ações desenvolvidas em todos os espaços que afetam o meio ambiente e a sobrevivência dos seres vivos. Caso tenha optado por realizar os outros planos associados a este, o objetivo é a retomada de ideias já discutidas. Se os planos não foram aplicados, elabore perguntas que possibilitem a construção da ideia de que tudo funciona a partir de relações constantes entre os seres e que ações, como o descarte do óleo de cozinha na pia, pode causar danos à água e aos seres vivos.

A ideia é que, nesse momento, realize uma tempestade de ideias com a turma, cujo objetivo é refletir sobre o percurso que fizeram até o momento. Mostre as ideias discutidas no primeiro plano (impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha) a partir da pesquisa com as famílias, a experiência com o óleo, o que observaram, o que lembram que aconteceu, os motivos que fazem com que esse descarte, sendo feito de qualquer jeito, se torna um problema ambiental.

Em seguida, resgate as ideias principais desenvolvidas no plano 2 - A importância da água para a vida das plantas - quando a questão da relação entre os seres vivos para a alimentação ficou evidenciada.

Retome questões como:

- O que aconteceu com a experiência onde misturamos água e óleo?

- Será que isso também ocorre no meio ambiente?

- Isso prejudica os seres vivos? De que forma?

- Pode prejudicar também as plantas? Por quê?

Mostre a imagem do slide ou desenhe algo parecido no quadro, para representar a caminhada realizada em função dessa sequência. Em cada degrau coloque uma etapa que já foi vivenciada conforme exemplificado.

Conduza a discussão para que percebam que o problema causado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado prejudica os seres vivos. Explique que, como tudo funciona em cadeia, a espécie humana também pode ser prejudicada.

Diante disso, proponha a retomada da tabela de pesquisa utilizada no plano 1 (contribui, prejudica e onde o descarte é feito) e os questionamentos que foram usados para a entrevista com as famílias:

- Existe alguma ação na nossa casa que contribui para a degradação do meio ambiente?

- O que fazemos em nossa casa que ajuda na preservação do meio ambiente?

- Onde o óleo que usamos para cozinhar em casa é descartado?

Possibilidade de adaptação: caso você tenha realizado os planos em outra ordem, atente-se para inverter a ordem na escada, o que não compromete a compreensão proposta para essa tempestade de ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: retome as informações coletadas no plano 1 “Impactos Ambientais causados pelo óleo de cozinha”, chamando a atenção para o número de famílias que descartam o óleo em lugares diversos, como na pia ou diretamente no solo. Pergunte a eles: “Isso causa problema?”

Nesse momento, espera-se que estabeleçam relação com os planos anteriores e mencionem o fato das plantas precisarem da água e do solo para sobreviverem, e que, se esses locais estiverem contaminados, prejudica todo o ciclo natural.

Permita que construam hipóteses diversas sobre os problemas que isso pode causar e registrem no caderno.

Pergunte se já ouviram falar em sustentabilidade, reutilização e reciclagem. Fale sobre a importância de usarmos de maneira adequada tudo que temos para que, no futuro, o planeta seja preservado.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: com as hipóteses previamente discutidas, convide a turma para que se organizem em grupos de 5 alunos (você pode modificar de acordo com a quantidade de crianças da turma e outras especificidades que julgar serem importantes). Entregue para cada grupo as perguntas previamente preparadas por você e informe que terão 15 minutos para entrevistar algumas pessoas da escola. Antes de saírem, peça que escolham quem vai fazer a pergunta, quem controla o tempo e quem anotará as respostas. Reforce a importância de gestar corretamente o tempo.

Acompanhe os grupos para fazer as mediações e auxiliá-los, caso precisem de algo.

Decorridos os 15 minutos, retorne para sala para sistematizar as informações.

No quadro, separe duas colunas, uma para a pergunta 1 e outra para a pergunta 2, e escute atentamente as respostas que os grupos trouxeram.

Discuta com as crianças qual das opções acreditam ser possível desenvolver na escola ou aquela que a escola pode colaborar.

Nessa lista, a resposta mais imediata das pessoas é o uso do óleo para fabricação de sabão. A ideia é que percebam que a escola não pode produzir o sabão, tendo em vista os procedimentos químicos e os produtos que se utiliza, mas que pode, coletivamente, instituir uma coleta de óleo, para que esse material não seja jogado na pia ou em outro local indevidamente.

Possibilidade de adaptação: caso tenha mais tempo e sua turma já esteja alfabetizada, sugira que as questões para a entrevista sejam produzidas por eles, tomando o cuidado de mediar para que a intencionalidade da entrevista e as informações necessárias para o projeto sejam contempladas.

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Tempo sugerido:

Orientações: 40 minutos

Orientações: apresente o banner aos alunos e pergunte se sabem o que é um “Ecoponto”. Explique que esse é um local para coleta de diversos materiais que podem causar impactos ao meio ambiente e que, nesses locais, a coleta e a destinação são feitas corretamente e colaboram com a melhoria de diversas situações.

Diga que a escola, a partir das experiências que eles fizeram, achou importante colocar um ponto de coleta para o óleo usado e pergunte se elas aceitam fazer parte dessa ideia.

Use como exemplo o óleo e o que vimos nas aulas anteriores. Pergunte de acham ser possível coletar o óleo usado na escola e deixe que pensem a respeito.

Pergunte se elas se lembram do mascote que você pediu para desenharem e apresente, também, os desenhos feitos pelas outras turmas. Faça uma votação para escolher o que mais se adequa à criação de um ecoponto para coleta de óleo na escola.

Feita a votação e com a proposta já socializada com as outras turmas (o que deve ser combinado previamente com as demais professoras), organize como as ações do projeto devem acontecer.

Suas mediações devem conduzi-los a pensar no planejamento que farão para colocar tudo em prática e incluir:

- Como faremos a coleta?

- Quem ficará responsável por verificar o tambor?

- De que forma as famílias podem ser envolvidas?

A intencionalidade docente faz toda a diferença nesse momento. Caso as crianças não levantem essas possibilidades, proponha:

- Um cronograma de acompanhamento para o grupo responsável verificar a quantidade de óleo já coletado;

- Que em casa cada família tenha uma garrafa pet onde o óleo usado será colocado e trazido para a escola;

- Com o coletor cheio, que a cooperativa venha retirar e que possa ser negociado com ela algum benefício para a escola (por exemplo a doação de sabão para a limpeza o que economizaria outras fontes de renda da escola e isso ser revertido para as crianças).

Nessas mediações, considere as ideias das crianças para que as decisões sejam significativas para elas.

Peça para que, coletivamente, elaborem um informativo para compartilhar com as famílias o início da coleta e como podem participar.

Possibilidade de adaptação: faça o banner com as informações da escola e o mascote escolhido. Dessa forma, a votação deve anteceder a aula para que, neste momento, os alunos sejam surpreendidos pelo material pronto.

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Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: com o informativo pronto, oriente as crianças a conversarem em casa sobre o projeto. Peça para separarem um recipiente (sugestão de uma garrafa pet de 2 litros) para coleta do óleo de cozinha usado.

Reforce mais uma vez com elas o problema desse descarte ser feito na pia ou no solo e o quanto isso prejudica a água e demais seres vivos. Peça que relembrem também as experiências que fizeram com as famílias nos outros planos e oriente-as para conversarem sobre isso em casa e instituir a coleta com os familiares também.

Observação: defina com a turma se a quantificação da coleta será feita semanalmente ou mensalmente. Isso pode variar de acordo com a participação das famílias e dos demais alunos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: a proposta é de que esse projeto seja avaliado de maneira processual. Desenvolva com eles um diário onde as informações sobre a coleta possam ser anotadas e, dessa forma, eles fomentem novas discussões na escola. Você pode usar o próprio caderno de registro solicitado, dividindo-o em duas partes.

Peça que usem a primeira folha do diário para ilustrar duas situações:

1. O que foi mais marcante no desenvolvimento do plano?

2. Eu aprendi que...

A partir dos desenhos, as crianças externalizam vários sentimentos, percepções e livremente evidenciam aprendizagens.

Sugestão: com os dados coletados, propostas interdisciplinares podem ser desenvolvidas como construção de gráficos, questões de saúde, aspectos éticos, coletividade, planejamento, sustentabilidade e educação ambiental, entre outras. Pense na possibilidade de usar os dados dessa sequência como disparadora para outras atividades.

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Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

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