Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Siqueira
Mentor: Renata Monaco
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF02LP23) Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.
(EF02LP25) Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Objetivos específicos:
- Identificar a importância da água para a vida das plantas;
- Experimentar uma situação de aprendizagem que ilustre o transporte que as plantas realizam para sua nutrição;
- Relacionar as observações com impactos ambientais, identificando situações que comprometem esse transporte.
Componentes:
Ciências e Língua Portuguesa.
Materiais Necessários:
- 1 recipiente transparente cilíndrico conforme ilustrado no roteiro de experimentação (materiais complementares);
- 1 recipiente com água e outro com óleo previamente separados com estas substâncias;
- Corante alimentício (cores fortes como verde, vermelho e azul);
- Antiácido em pastilha;
- 2 ímãs;
- Clipes (cerca de 2 são suficientes);
- Caderno de percurso
- Roteiro de experimentação disponível nos materiais complementares.
Código: EDE1_05UND02
(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF02LP23) Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.
(EF02LP25) Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes