19231
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Sacola de histórias

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Compartilhar histórias reais e divertidas vivenciadas em família. Produzir histórias que misturam a vida real com ficção, adaptando-as em diversos formatos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

Para que esta sequência seja realizada fora de escola, oriente que algum adulto converse com o estudante sobre histórias reais e divertidas, vividas em família. É interessante que sejam utilizados recursos como fotografias e objetos que remetam a esses momentos. O aluno deve selecionar uma das histórias para realizar uma adaptação, utilizando um formato que não seja narrativo e incluindo elementos ficcionais à história original. Oriente o adulto a levantar os seguintes questionamentos:

- Qual história você vai adaptar?
- Em qual formato você vai adaptar a história? Por que escolheu esse formato?
- Está sentindo alguma dificuldade na produção da adaptação da história?
- Lembre-se de que você precisa incluir elementos ficcionais na adaptação da história. Você já pensou em quais elementos introduzirá?
- Quais elementos reais você acha que devem permanecer na história? Por quê?
- Como fará a apresentação?
- Precisará de algum recurso?

Após essa discussão, oriente o adulto a colaborar no planejamento da apresentação. Para isso, pode utilizar meios digitais, como vídeos em redes sociais, caso disponham de recursos tecnológicos, ou ser uma apresentação para os membros da família que convivem na mesma casa.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: EDE1_11UND01

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas