10400
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Explorando o conceito de função inversa

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre função inversa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_08ALG06)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Atividade principal
- Pela rede social escolhida, determine aos alunos e alunas que pesquisem sobre a função que traz as relações entre as unidades de medida de temperatura mais usadas no mundo que são as escalas Celsius e Fahrenheit (se for necessário, mande um áudio mostrando como se falam os nomes dessas escalas). E dê um tempo combinado com eles e elas para o retorno.
- Ao retornarem com a função que relaciona as temperaturas, determine que calculem:
a) Qual é a temperatura de 35º C em graus Fahrenheit?
b) Qual é a temperatura de 120º F em graus Celsius?

Painel de soluções

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, reforce que uma situação é o inverso da outra, pois, uma usamos para descobrir a temperatura em Celsius e a outra para descobrir a temperatura em Fahrenheit.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que, nas FUNÇÕES, ao conseguirmos inverter as situações obtemos um modelo de função inversa na qual o que era domínio passa a ser a imagem e a imagem passa a ser o domínio.

Raio X
- Tomando como base a função simplificada F=9.C5+32 e sua inversa F=9.C5+32, determine que calculem a temperatura de 77ºF em graus Celsius.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas pesquisas sobre funções aplicadas em temperaturas.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_08ALG06

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas