19224
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Criança e adolescente têm direitos!

Plano de aula de Educação Empreendedora com atividades para 1º ano do EF sobre Criança e adolescente têm direitos!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

Para que essa sequência seja realizada fora da escola, oriente que um adulto proponha uma reflexão sobre o que é ser criança/adolescente, a partir de experiências vivenciadas pelos alunos. Peça que solicitem que os estudantes escolham um objeto em casa que tenha algum significado para a própria infância/adolescência, explicando o porquê. Oriente o adulto a perguntar:

- O que esse objeto representa para você?
- Por que ele remete à sua infância/adolescência?
- Com quantos anos você ganhou esse objeto?
- Quem lhe deu?
- Esse objeto significa hoje a mesma coisa que significava quando você o ganhou?
- Você é, hoje, a mesma criança que era quando entrou no Ensino Fundamental? Por quê?
- Ser criança/adolescente é uma experiência igual para todas as pessoas? Por quê?
- Quais as principais alterações no corpo que você percebeu ao longo dos anos?
- Você gosta das mesmas coisas de que gostava quando entrou no Ensino Fundamental? Cite algumas que você gostava e não gosta mais e aquelas que permanece gostando até hoje.
- Você possui sentimentos diferentes de quando era mais novo? Quais sentimentos são esses? Como lida com eles?

Após discussão sobre a ideia de infância/adolescência, peça para o adulto colaborar no planejamento de uma apresentação que expresse o que é ser criança/adolescente. Para essa apresentação, oriente-o a utilizar meios digitais, como vídeos em redes sociais, caso disponham de recursos tecnológicos, ou realizar uma apresentação para os membros da família que convivem na mesma casa.

Sugestão Enviada Por: Cintia Diógenes


Código: EDE1_08UND02

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas