9504
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Divisão Equitativa

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de divisão (repartir em partes iguais).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_09NUM03

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Copinhos, feijão ou milho.
Jogo online: Aprenda a dividir
Jogo online: Tabuada do Dino
Jogo físico: Tabuada de divisão com dominó

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

 

Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolução de problemas de divisão equitativa. Os alunos precisam ter acesso aos enunciados da atividade principal que está dividida em três partes. Os desenhos são ilustrativos e seria interessante que os alunos pudessem utilizar o material concreto como copinhos representando as cestas, e feijão ou milho representando as maçãs. No terceiro ano, os alunos ainda precisam do suporte do material concreto. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam as situações problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, as três situações podem ser enviadas por escrito ou por um áudio. Eles também devem copiar a situação no caderno. Nesse momento é importante o material concreto. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos, fotografias dos copinhos ou por escrito. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções com os colegas. O importante é que eles saibam ir além da solução da situação, eles devem saber explicar as estratégias que foram utilizadas. Se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível. A impressão e entrega da atividade para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.

Painel de soluções
É importante expor o painel de soluções, pois mostra de diversas formas (através de desenhos ou de cálculos) como resolver o problema. Você pode tirar um print dos slides e enviá-lo pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.

Sistematização
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é utilizando a divisão nas situações do dia a dia com biscoitos, doces, brinquedos… Podem também incentivar os alunos a jogarem os jogos que foram indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_09NUM03

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas